Natal Positivo {Polvo Assado com Maionese de Lima}

Todos os anos penso: é neste Natal que vou apresentar à família uma ceia diferente. Pois bem, chego sempre à mesma conclusão. O Natal cá em casa sabe a bacalhau, a sonhos, a rabanadas, a alho e a molho fervido... * Faz parte da tradição. Já passei por fases mais complicadas, principalmente na minha adolescência, em que insistia que as tradições não faziam sentido, que devíamos quebrar com todas elas. Confesso que gostava que a minha família fosse um pouco mais aberta a novas sensações, emoções e novos sabores. Mas também há muito que aprendi a aceitá-los como são e amá-los cada vez mais por isso.

Também sei que há muita gente que está farta do bacalhau, que precisa de novos sabores e principalmente novas ideias. E foi ao pensar nisso que a minha querida Magda me pediu uma ideia de uma ceia de Natal diferente, mas não irreverente. No fundo, e talvez não tenha sido propositado da parte dela, mas foi muito ao encontro de toda a filosofia dela. A Magda é uma pessoa que eu muito admiro. Coach e directora da Escola de Parentalidade Positiva (com um curso fabuloso online). A maior referência a nível nacional nessa área. Conheci-a há 3 anos e desde então somos amigas próximas.

A Magda é uma pessoa muito positiva e por onde passa é isso que nos transmite. Gosta de ser diferente, sem ser irreverente. Gosta de regras, mas gosta de as compreender. E ao conseguirmos compreender perfeitamente este pensamento, conseguimos criar o elo de ligação com as nossas crianças. Com a Magda os bichos de sete cabeças passam a ser simples, tão simples como aprender a calçar meias.

Este prato de Natal é assim. Não quebra as regras, mas é diferente e apresentado desta maneira irá surpreender qualquer um, mais ou menos convencional. Foi com estas premissas que desenvolvi este prato para a nova revista da Magda. Uma revista impecável, fabulosa e super interessante. Com entrevistas imperdíveis e, claro, com esta minha receita.

Polvo assado com batata, legumes e maionese de lima

4 pessoas

Ingredientes

1/2 polvo
4 batatas
1 haste de aipo
4 cebolinhas frescas
4 dentes de alho
Azeite q.b.
2 limas em gomos
Folhinhas de tomilho fresco
Alho em pó q.b. para polvilhar
Paprika fumada em pó q.b. para polvilhar

[Para a maionese]

1 ovo
1/2 c. de café de alho em pó
Sal a gosto
200 ml de azeite
Sumo de 1/2 lima

[Para o azeite aromatizado]

20 g de coentros
100 ml de azeite
20 ml de vinagre de vinho branco
Sal e pimenta a gosto

Preparação

Coza o povo em água até ficar bem tenro (cerca de 1 hora).

Pré-aqueça o forno a 220ºC.
Corte as batatas e o aipo em fatias grossas e as cebolinhas (só a parte branca) ao meio, no sentido longitudinal.
Coloque todos os legumes num tabuleiro (sem os sobrepor) e regue com azeite. Junte dois dentes de alho esmagados e folhinhas de tomilho. Tempere com sal e pimenta e leve ao forno durante cerca de 20 minutos, virando a meio para que cozinhe uniformemente.

Para a maionese, coloque o ovo num copo alto, junte o alho em pó e o sal e coloque a varinha mágica. Junte o azeite e comece a triturar, sem mexer a varinha. Assim que começar a emulsionar, levante suavemente a varinha por 2 a 3 vezes. Junte o sumo de lima, envolva e reserve no frigorífico.

Para o azeite aromatizado, coloque numa picadora todos os ingredientes e triture muito bem. Reserve.

Assim que o polvo estiver cozido, corte as perninhas e coloque num tabuleiro. Regue com azeite, junte dois dentes de alho esmagados e folhinhas de tomilho. Leve ao forno para tostar durante cerca de 20 minutos. Retire e corte as pernas em pequenos pedaços.

Coloque as batatas, o aipo, as cebolinhas e os gomos de lima num prato. Disponha os pedaços de polvo por cima das batatas, junte a maionese e o azeite aromatizado e polvilhe com o alho e a paprika fumada em pó.

* Podem ver a minha entrevista no Porto Canal onde conto um pouco como é o meu Natal. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

OS NOSSOS PARCEIROS

______________

TRABALHAMOS COM OS MELHORES

Siga-nos nas redes sociais