O regresso com uns folhadinhos e um convite

Finalmente um post com uma receita. Quase que parecia que este blogue tinha deixado de ter receitas e passado a ser somente um blogue de desabafos. Peço-vos desculpa por isso, mas realmente o tempo não me ajuda nem um bocadinho. O ano lectivo está a terminar e com isso as provas dos meus alunos também, o que implica uma atenção redobrada.

Para além disso estive 15 dias sem o meu mais que tudo. Não é que o homem foi para S. Paulo ter com as brasileiras?! Ups… os brasileiros, cof cof, as empresas. Eheheh Não me levem a peito, eu gosto mesmo é de o provocar. Foram 15 dias de muitas saudades. A pequena estava super sensível e eu, confesso, não lido bem com a distância. Para além disso, aqui em casa temos as coisas bem arquitectadas, bem divididas entre os dois. Falta um de nós para que se sinta um grande desequilíbrio e o dia-a-dia custa muito mais. Mas também serve para reavivar as saudades e a paixão. Há sempre o lado positivo 😉

Hoje trago-vos um convite. Na sexta-feira, dia 13 de Junho, estarei em Proença-a-Nova, a dar um showcooking pelas 18:30, em que os produtos regionais como o queijo de cabra, o leite de cabra e as cerejas serão os grandes protagonistas do dia.

Esta é uma das receitas que lá vou apresentar. A ideia surgiu de alguma pesquisa e da mistura do salgado com o doce, que sempre adorei. E garanto-vos, imaginei que seriam muito bons estes folhadinhos, mas o o resultado excedeu completamente as minhas expectativas. Esta é daquelas receitas que me fazem sentir orgulhosa, pois correu mesmo muito bem. Todos os aromas e sabores coadunam na perfeição.

O meu showcooking será de petiscos e docinhos. Quem me faz companhia até Proença-a-Nova?

Folhadinhos de queijo de cabra e coulis de cereja e laranja

Ingredientes:

1 base de massa folhada rectangular
40g de queijo de cabra curado
100g de cerejas maduras
2 c. de sopa de açúcar
1 pau de canela
Raspa de 1 laranja
Tomilho-limão q.b.

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal.
Corte aos quadrados a base de massa folhada. Em cada quadrado distribua um pedaço de qiejo de cabra curado.
leve ao forno até a massa folhar e ficar dourada.
Entretanto num tachinho coloque as cerejas descaroçadas e o açúcar. Vá pressionando com uma colher de pau as cerejas para as ajudar a libertar o seu sumo. Coloque o pau de canela e as raspas de laranja (reserve algumas para a decoração).
Quando as cerejas tiverem libertado bastante sumo, retire o pau de canela e com a ajuda de uma varinha mágica reduza tudo a um puré. Volte a adicionar o pau de canela, reduza o lume para o mínimo e deixe engrossar.

Retire os folhadinhos do forno e coloque uma colher de café de coulis de cereja por cima de cada folhadinho. decore com raspa de laranja e tomilho-limão.

Podem-se comer frios ou quentes.

O regresso com uns folhadinhos e um convite Comentários
  1. Esta agradou-me soberanamente! Não que as outras não agradem, nada disso, mas esta… Morri de amores! Linda, simples e imagino, super saborosa! Adorei!
    Não me vejo muito tempo sem a minha ajuda e minha "almofada" 🙂 Imagino bem a tua desorientação, mas como dizes, serve para reavivar e também perceber que a vida precisa de S air da rotina, para dar ainda mais valor ao que temos..
    Beijinhos e ADOREI a receita
    Cláudia

  2. Estão bonitos e a combinação de ingredientes soa maravilhosamente.
    Ainda bem que as receitas voltaram 🙂
    Que corra tudo bem lá por Proença-a-Nova (mas ainda falamos antes!)
    Beijinho
    Teresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *