Hoje é um dia especial. Nem toda a gente pode dizer que experimentou receitas típicas de algum lado, feitas por um nativo do local, na sua própria casa. Eu sou uma felizarda! Tive o prazer de ter em minha casa uma peruana a cozinhar ceviche para mim e para vocês, claro.
Apresento-vos a minha cunhada, Cynthia Herencia. Nascida e criada no Perú, 29 anos. Ela e o meu irmão conheceram-se nos navios onde ambos trabalham (o meu irmão é fotógrafo profissional e também cozinha divinalmente). A Cynthia é bar steward nos navios da Princess (faz uns cocktail’s maravilhosos. Quem sabe não aproveito que ela cá está de férias e apresento-vos algum cocktail daqueles mesmo brutais!?)
Pedi à Cynthia para nos explicar qual a história do ceviche.
“O ceviche é uma tradição peruana, tal como cá em Portugal há o bacalhau. É uma grande honra podermos dizer que o ceviche é nosso. Iniciou-se como uma tradição de pescadores, que no final da pesca preparavam o peixe ainda cru, misturavam um pouco de picante, sumo de lima, pimenta, alho sal e coentros. Ingredientes muito simples, mas irresistíveis, que ninguém resiste a prová-los. É um prato que vai de geração em geração.”
Achei que a melhor forma de vos apresentar o ceviche seria em vídeo. Vê-lo a ser preparado por quem sabe de verdade. Para além disso a Cynthia trouxe imensos ingredientes do Perú. Hum… que delícia.
Este ceviche é uma perdição, toda a gente aqui em casa adorou. Obrigada Cynthia.
Ceviche Peruano com Linguado
(proposta de entrada)
Ingredientes (para 2 pessoas):
1 filete de linguado
1 chili vermelha
Coentros q.b.
1/2 cebola roxa partida às rodelas finamente
1 dente de alho
Sumo de 3 limas
Sal q.b.
Milho peruano salgado (opcional – pode substituir pelo nosso milho salgado)
Preparação:
Parta às rodelas muito fininhas a cebola e coloque em água a marinar. Entretanto corte aos cubos o linguado. Coloque numa taça e regue com o sumo das limas. Corte as extremidades à chili vermelha e esmague contra o sumo das limas, na taça. Retire um pedaço da chili e pique finamente e adicione ao preparado. Pique o alho e os coentros e junte tudo. Mexa muito bem ate que o sumo da lima deixe o peixe bem branquinho, é sinal que o peixe cozeu no sumo.
Emprate e sirva acompanhado de milho peruano salgado (poderá substituir pelo nosso, à falta de melhor, ehehe).
Um dos truques da Cynthia é misturar no sumo da lima um pouco da água que demolhou a cebola. (cerca de 2 colheres de sopa)
Se nunca experimentou aconselho vivamente. Servido com uma cerveja ou vinho verde branco alvarinho é um petisco delicioso.
Quero muito experimentar, deve ser delicioso! Gostei do registo diferente! beijinho
MMMM! Quero comer!
Adorei!
Eu tenho a certeza absoluta que iria adorar isto! Adoro este tipo de comidas mais acres e cruas 🙂
Ahhh e gostei imensoooo do vídeo 😉
Beijinhos
Bem, parece-me que saiste a ganhar. Cunhada gira, sabe cozinhar coisinhas maravilhosas, e ainda por cima profissional a fazer cocktails?? Trio vencedor!
O video está espectacular! Deve ser um prato extremamente fresco e delicioso! 🙂
gosto tanto do video Maria João, parabéns :))
e adoro ceviche!
Gostei do video! 😉 Ceviche é um belo petisco! 😉
Como te disse à pouco já provei e gosto mas com lima nunca provei! Gostei de ver a tua cunhada aposto que ficou orgulhosa do teu video. beijos e até sexta
Olá Clavel,
Eu adoro ceviche e adorei este vídeo e conhecer a bela e simpática Cynthia e vê-la a fazer este ceviche com dedicação e esmero.
Beijinhos ás duas e sim, convence a Cynthia a fazer uns cocktails diferentes para nos apresentares.
Beijinhos e continuação de um dia feliz,
Lia.
Que giro! Adoro a ideia, adoraria provar, adoro a musica a combinar com a comida e com o estilo.
Lindo! Um beijinho.
amei este post. O vídeo, a receita, a cunhada linda, simpática e talentosa, tudo! Agora fico à espera do mega cocktail 😀