Um dia repleto de coisas boas e importantes

Hoje é um dia especial. Especial por 3 motivos.

Em primeiro lugar faço anos. E esta data faz-me sempre bem. Não sinto o peso da idade sempre que renovo um ciclo, sinto mais a força e felicidade que tenho sentido ao longo dos meus 32 anos de vida.
Sinto-me verdadeiramente abençoada. Tenho tudo o que poderia querer para ser feliz. E não digo isto só para ficar bonito, para tornar a minha vida mais cor-de-rosa (até porque nem sou muito de cor-de-rosa… eheheh), mas sim porque o sinto verdadeiramente.
Claro que todos nós temos os nossos momentos, as nossas perdas, as nossas tristezas, as nossas doenças, as nossas mortes, as nossas “cruzes”… enfim. Todos os momentos menos bons, alguns bem maus. Tenho alguns desses momentos, se calhar alguns bem pesados, mas nestas datas é quando olho para isso de uma forma orgulhosa. Pois tudo o que faço, todas as opções que tomo são de consciência tranquila, da sensação de liberdade de que fiz e faço tudo o que está ao meu alcance para poder ser feliz. E sou! E que bom que é.
Este assunto dava pano para mangas, pois é algo que tenho reflectido muito, mas hoje o dia não é só meu e por isso é tão especial. 🙂

Hoje comemora-se, também, o dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. Não acham um máximo? Eu que adoro crianças e que até escrevi um conto infantil, ser o meu dia de aniversário a data em que se comemora. Claro que tenho de marcar esta data. E por isso, amanhã sairá, aqui no blogue, o meu conto infantil e ofereço a quem quiser o livrinho que foi entregue no workshop, com o nome de “Histórias à mesa com Clavel’s Cook”*. Para isso, basta enviarem-me um email para [email protected], que o .pdf do livrinho ser-vos-á enviado. Contém o conto e 4 receitas preparadas para serem feitas pelos vossos filhotes.

Mas, ainda neste dia, marca-se algo muito, muito importante. É o dia Mundial de Consciencialização do Autismo. Neste dia decretado pela ONU pede-se uma maior consciencialização desta doença que se pensa atingir cerca de 70 milhões de pessoas. E para marcar esta data pede-se que as pessoas se vistam de azul. E por isso tentei que o meu bolo estivesse num ambiente azul. 🙂

Vamos falar deste bolo. Numa palavra: Divinal.
Adoro café e faz-me sentir ainda mais forte, com mais energia. Adoro a intensidade do sabor que ele confere às sobremesas. Não é por acaso que adoro tiramissú. Então ao pensar que bolo faria para mim hoje, ainda pensei em fazer um tiramissú, mas depois encontrei uma receita fabulosa da Nigella (que adaptei ligeiramente) e foi o escolhido. Espero que gostem. Eu adorei.

Bolo de noz pecan e café

Para o bolo:


50g de noz pecan
225g de açúcar refinado
200g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
6g de café em pó instantâneo
5g de fermento em pó
2g de bicabornato de sódio
4 ovos grandes
1 a 2 colheres de sopa de leite

Para o buttercream (creme de manteiga):

350g de açúcar em pó
175g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
2 a 3g  pó de café instantâneo (dissolvido em 1 colher de sopa de água fervente)
1c de sobremesa de licor frangélico
10 (aprox.) metades de nozes pecan (para decorar)

Preparação do bolo:

Pré-aqueça o forno a 180 °C.
Unte duas formas de 16cm (pode optar por 2 formas de 20cm – ficam mais baixos) com manteiga e farinha.
Coloque as nozes e o açúcar num robot de cozinha e pulse o turbo até tornar tudo numa farinha.
Adicione a manteiga, a farinha, o café em pó, o fermento, o bicarbonato e os ovos e bata tudo até formar uma massa lisa.
Adicione o leite com o robot de cozinha em funcionamento. A consistência da massa terá de ser uma massa macia, terá de cair da colher, por isso se necessitar adicione um pouco mais de leite.
Divida a mistura entre as 2 formas alinhadas e coza no forno por 25 minutos ou até que a massa tem aumentado (faça o teste do palito).
Refrigere os bolos em sobre uma grade. Deixe-os arrefecer completamente.
Durante o arrefecimento poderá fazer o buttercream.

Preparação do buttercream:

Num robot de cozinha coloque o açúcar em pó e a manteiga e bata até ficar um creme esbranquiçado. Junte o café em pó dissolvido na água ainda quente no creme e o licor frangelico. Bata tudo muito bem. Coloque no frigorífico durante 10 minutos.

Montagem do bolo:

Com os bolos bem arrefecidos coloque um num prato de bolo e cubra-o com uma camada generosa de buttercream. Coloque por cima o outro bolo. Cubra-os completamente com o buttercream e decore a seu gosto. Eu usei o saco de pasteleiro para fazer uns desenhos.

*O livrinho está registado e protegido pelo IGAC, todos os direitos de autor pertencem a Clavel’s Cook.

Um dia repleto de coisas boas e importantes Comentários
  1. Eu sou completamente fanática por nozes pecans… adoro de paixão e devoro-as como se não houvesse amanhã e por isso este bolo entra diretamente para o meu TOP +
    Em relação a este dia, claramente a universo por vezes parece mesmo estar em sintonia, não é?!
    Já te desejei, mas fica aqui de novo, MUITOS PARABÉNS, mamã, blogger, mulher e pessoa LINDA 🙂
    E claro… o mail já foi!
    Beijinhos

  2. Parabéns minha querida!! O texto ficou LINDO !! O bolo maravilhoso !! E os motivos para sorrir e seguir em frente são excelentes !!! Sucesso por onde quer que vá!! e SIM !! RAFA e eu queremos o seu livro !!! Vou mandar-te o mail !! Beijos e felicidades!! Comemore docemente e pela vida a fora como você merece !! e….estou de azul!! RAFA tomou banho e o pijaminha é…AZUL !! e…AZUL é minha cor favorita!!! Felicidades em seu dia e por todos os dias de sua vida!! Você tem dignidade e honra para chamar de VIDA o seu caminho por aqui !! Força!! beijos, ANA E RAFA

  3. Este é o teu dia, e que sejas sempre muito feliz, linda menina!
    De olhos azuis, sorriso nos lábios e pronta para tudo, para viver.
    E fazer um bolo lindo que partilhas connosco neste teu dia, ficou perfeito e grande, lindo!!
    E inspirado na Nigella, mais que aprovado. O buttercream está lindo.
    Um beijinho.

  4. Muitos Parabéns Mra. João!
    Que o dia seja assim, de acordo com esse estado de espirito, muito feliz. 🙂
    Excelente post e este bolinho magnifico nem precisa de elogios, está qualquer coisa!
    Vou aproveitar o carinho e enviar mail, pois o meu bebé é obcecado por livros e certamente vai adorar 🙂

    Bjinhos
    Susana

  5. Muitos parabéns pelo aniversário, desejo que em todos os aniversários da tua vida continues a considerar-te tão feliz e abençoada como hoje!
    Este bolinho que escolheste para comemorar o teu aniversário, o teu conto infantil e o Dia mundial de consciencialização do autismo, é uma maravilha!
    Bjs

  6. Mais uma vez parabéns querida Maria João, que lindo o teu bolinho, imagino-o delicioso assim como são as fotos. Quanta coisa boa para comemorarmos de facto este dia e que o torna mesmo especial

    um grande beijinho com carinho e muita amizade!

  7. Parabéns Clavel ficou lindo o teu bolo essas nozes são tão boas mas tb tão caras 🙁 é uma pena! Espero que tenhas passado um dia muito feliz no fim de semana dou-te um beijo grande. kiss

  8. Olá Maria João!
    Parabéns por mais um aniversário e pelo bolinho delicioso que nos apresentas! Adoro livros e na minha profissão (prof. 1ºciclo) estou rodeada de livros infantis (mas, agora encontro-me desempregada e sem colocação)! Por isso vou aproveitar o miminho e pedir-te que me envies um dos exemplares.
    Um beijinho e desejo-te apenas que a vida te traga tudo de bom
    Paula

  9. Este foi mesmo um dia 3 em 1 muito especial! Muitos parabéns, espero tenha sido um dia maravilhoso e cheio de amor, que é sempre o melhor presente!
    Adorei a escolha do bolo, o sabor deve ser tão divinal quanto o aspecto final…é um bolo lindo!
    Beijinhos

  10. Muitos parabéns, que a vida te sorria sempre e que os momentos de felicidade sejam constantes:)
    Um bolo lindo e com essas pecans ainda ficou mais perfeito, delicioso.

    beijinhos

  11. Como o outro meu comentario ficou em modo desconhecido aqui a deixo de novo hehehe.
    Mais uma vez parabéns querida Maria João, que lindo o teu bolinho, imagino-o delicioso assim como são as fotos. Quanta coisa boa para comemorarmos de facto este dia e que o torna mesmo especial

    um grande beijinho com carinho e muita amizade!

  12. Parabéns Maxi-Chef, espero que tenha um dia muito, muito feliz, junto da tua Mini, restante família e amigos. E pensar que só tens 32 aninhos, ainda é uma criança à minha beira (digo eu, do alto dos meus 37, lol!!!!)
    Vou querer um pdf desses livrinho sim senhor, para oferecer a todos os meus sobrinhos agora na Páscoa. Acho que vão gostar!

  13. Maria João,

    Os meus parabéns atradados.Temos a mesma idade e acho que não trocava a minha vida agora, pela juventude dos 20's…Sinto-me muito melhor com o passar dos anos, mesmo que isso implique todas as coisas menos boas que referiste.
    Beijinhos e feliz dia!

  14. Um bolo lindíssimo Clavel e que imagino super delicioso.
    Tantas comemorações mereciam um bolo assim, grande e lindo e gostei do teu texto e do teu post, pois é positivo e sentido e gosto de saber que és feliz e que o sintas e o digas. É bonito!!
    Olha, estive a ler o teu livrinho para poder traduzir a história à Lily e tenho de te dar os parabéns, pois está um trabalho espectacular no todo. A capa linda, a história fantástica e muito actual, os desenhos para os miúdos pintarem o grafismo e personagens, fabulosamente bem ilustrados e as receitinhas, um mimo e que irei recriar com a minha english rose aqui em casa. Parabéns mesmo. Adorei!! Obrigada!
    Beijinhos,
    Lia.

  15. E eu que li "Bolo de pecaR e café" LOOOL Não ficava muito melhor?
    Parabéns querida, mais uma vez, por encontrares sempre a felicidade mesmo quando a vida parece querer fazer das suas!! bj gande
    Pat

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *