Fabulosos pickles com caril e mostarda

Esta receita é uma receita muito especial, de alguém para mim extremamente especial. Para além de ter uma mãe de sangue, que amo profundamente, tenho a sorte de ter uma segunda mãe, madrinha de baptismo. Tenho um padrinho e uma madrinha fabulosos, acho que fui verdadeiramente abençoada no meu baptismo. Adoro-os aos dois e cada um deles me ajuda e me apoia sempre que preciso.

Mas hoje este post é somente dedicado à minha madrinha, minha segunda mãe, minha grande amiga e a minha grande confidente. É sempre a ela que recorro quando algo me dói verdadeiramente… É a única que consegue acalmar-me com uma simples palavra. Ela sabe que tenho razão. E mesmo silenciosa, sei que está sempre a olhar para mim, a ver-me de longe.

A minha madrinha não é tia de sangue, mas é irmã de coração da minha mãe. Para mim vale tanto ou mais que o elo do sangue. É amor puro, verdadeiro. E para mim será sempre a Tia Zizi.

A Tia Zizi, mulher forte, decidida, recatada, amiga, confidente, mãe, madrinha, amorosa, linda… é uma excelente cozinheira. Sempre foi! Era ela quem nos fazia os bolos de aniversário, na época em que não haviam lojas com pastas de açúcar, nem formas todas XPTO. Ela fazia-nos bolos que eram autênticas obras de arte. Para além desses bolos fantásticos, sempre fez doces maravilhosos, de chorar e babar por mais. Podia ficar aqui o dia inteiro a tentar-vos descrever os doces dela…

Apesar de ela ser uma extraordinária doceira, faz uma série de outras receitas que ficaram históricas. Estes pickles são uma delas. Para mim não há pickles melhores que eles. São uma verdadeira explosão de sabores. São estrondosos. E sinto-me uma privilegiada em poder partilhar convosco esta receita verdadeiramente incrível.

Pickles com caril e mostarda da Tia Zizi

Ingredientes:

1L de vinagre branco 
2 gemas de ovos
2 c. de sopa de azeite
30g de mostarda em grão branca
30g de mostarda em grão preta
5 ou 6 cravinhos

1c. de chá de sal grosso
Preparação:
Numa frigideira coloque as sementes de mostarda. Deixe-as torrar um pouco (com muito cuidado para não as queimar). Coloque-as num almofariz, deixe que arrefeçam e moe-as no almofariz.
Bata muito bem as gemas e o azeite, misture a mostarda, o caril e o cravinho e leve a ferver com o vinagre. Coloque o sal grosso.
Deixe ferver um quarto de hora.
Prepare os legumes à sua escolha (Feijão-verde cortado aos cubos, couve-flor, cenora, pepino, cebolinhas, rabanetes…). Eu usei rabanetes e chalotas.
Dê uma escaldadela aos legumes, escoe a água e deixe arrefecer.
Misture com o molho e deite nos frascos, de forma a que os legumes fiquem totalmente cobertos com o molho.

Têm todos os ingredientes para serem mesmo como os descrevo, não?

Fabulosos pickles com caril e mostarda Comentários
  1. Ficaram muito bonitos. Acho que nunca fiz pickles. Passo a vida a fazer conservas (compotas, chutneys, licores, queijos aromatizados, azeites e vinagres) e nunca me deu para os pickles. E olha que até gosto bastante. Tenho que remediar isso 😀

  2. Já tenho feito mas ainda não saiu aquela receita que ache perfeita mas vou tentar esta Maria João ahh e já agora emprestas-me a tua madrinha? hehehe (que inveja e como se vê o carinho com que falas dela)

    beijokas e uma excelente semana!

  3. Nota-se paixão naquilo que escreves e muito amor e dedicação no que fazes, Mª João! É por isso que é sempre um prazer vir visitar-te e descobrir mais uma das tuas maravilhosas receitas.
    Tenho uma receita de pickles de rabanete no meu blog, mas nada que se compare a esta que deve tornar qualquer legume num pickle divinal. Adorei o pormenor do caril da marmita… eheh.
    Beijinho. 😉

  4. Que linda homenagem à tua madrinha. É bom ter por perto alguém assim, em quem se possa confiar e que nos apoie incondicionalmente.
    Nunca fiz pickles, mas sim, esta receita tem tudo de bom!
    Beijinhos,
    Lia.

    P.S. – Espero que a tua fofinha esteja melhor…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *