Cheesecake fingido de limão e gengibre

Há momentos da nossa vida que ficarão guardados na nossa memória para sempre. Este sábado será um deles. Dei o meu primeiro workshop dedicado exclusivamente a homens. Seleccionei receitas que fossem de fácil execução, mas extremamente deliciosas. O feedback deles foi fantástico e tive o workshop cheio! Nunca imaginei, confesso-vos. Encher um workshop com o público-alvo completamente diferente do comum, foi para mim um enorme feito. O ambiente foi muito descontraído e muito divertido. Devo-o, não só à minha capacidade de comunicação (lol), mas essencialmente à Aveleda que gentilmente patrocinou o evento oferecendo vinho Aveleda Alvarinho para degustação e, no final, um miminho a cada participante, uma garrafa de Casal Garcia Rosé.

Foi uma tarde muito bem passada. Conheci pessoas fantásticas. Será, sem dúvida, a repetir.

Participantes do workshop para homens. 
Fotografia gentilmente cedida pelo meu amigo Fernando Bagnola.

Sem corações, sem estrelinhas, sem frutos vermelhos e sem chocolate, apresento-vos uma sugestão que será maravilhosa para degustar no dia dos namorados. Esta sobremesa é verdadeiramente deliciosa. De fácil execução, muito simples, mas muito sublime. Para além disso, tem o gengibre, que é um ingrediente famoso pelas suas propriedades afrodisíacas.

Essas propriedades advém da tradição oriental, em que o aroma do gengibre aumenta a confiança e a determinação. O óleo de gengibre era utilizado para massajar o abdómen, provocando calor ao corpo e, consequentemente, provoca excitação. Óptima sugestão para depois do jantar… ✓
Claro que, para mim, qualquer ingrediente poderá ter efeitos afrodisíacos, porque tudo depende do amor e entrega que temos ao oferecer uma refeição ao nosso parceiro/a. E nesta receita, usarmos o gengibre em nada ajudará se não estivermos entregues ao momento, relaxarmos e deixarmos a noite correr ao som de uma bela música e se colocarmos umas velas acesas, ajuda ainda mais. ❤
Cheesecake fingido de limão

Base

Ingredientes (para 6 copinhos pequenos):

8 bolachas Maria
70g manteiga à temperatura ambiente

Preparação da base:

Triture a bolacha com a ajuda de um liquidificador, se não tiver esmigalhe as bolachas dentro de um pano com um martelo de cozinha. Junte a manteiga e amasse bem.
Forre o fundo dos copos amassando com um pouco de água. Vai ao frigorífico enquanto se prepara o recheio.

Recheio

Ingredientes:

2 iogurtes tipo grego
50 ml de sumo de limão
1 ovo L
75 g de açúcar
1 colher de sobremesa de raspas de limão
30 g de manteiga à temperatura ambiente
1 c. de café de gengibre em pó ou raspa de gengibre

Preparação:

Comece por fazer o lemon curd.
Leve ao lume o ovo bem misturado com o açúcar e o sumo de limão.
Com um batedor de varas, mexa sempre para não ganhar grumos, até engrossar.
Deve demorar cerca de 10 minutos. Retire do lume e incorpore a manteiga em pedaços e a raspa de limão e o gengibre. Mexa até a manteiga estar bem derretida e dissolvida no creme.
Reserve e deixe arrefecer.

Distribua o iogurte pelos copinhos anteriormente preparados. Quando o lemon curd estiver totalmente arrefecido coloque por cima do iogurte.

Nota: a brutal receita do lemon curd é da autoria da minha querida amiga Teresa do Lume Brando. Pedi-lhe autorização para a usar e levar para o workshop e ela, como querida que é, cedeu-ma. 🙂 Vejam aqui a receita dela.







Esta receita é dedicada a ti, meu amor.
Que estes contrastes, entre o doce e o amargo, o cremoso e o crocante simbolizem o que somos um com outro. O quanto diferentes somos e o quanto nos damos bem e como combinamos tão bem. É numa harmonia como neste copinho que nos vejo aos dois, abraçando a nossa Maria. Obrigada por estares sempre desse lado, obrigada por seres o companheiro, amante, marido, amigo que és comigo todos os dias. Amo-te muito, Miguel.
Cheesecake fingido de limão e gengibre Comentários
  1. Ficaram fantásticos este mini cheesecakes, adorei! E também me ri com a rua explicação sobre o gengibre e da dica para depois do jantar hehehehehe quanto ao ws só poderia ser um sucesso 😛 😛 pena tnho eu de ainda não ter tido a oportunidade geográfica de participar em nenhum :/

    Beijocas
    Joana

  2. Lindos copinhos! Assim em ponto pequeno dá a desculpa de podermos comer dois, pois o tamanho permite a ausência de culpa (acho eu)…..
    E muitos parabéns pelo teu worshop masculino, por certo que ganharam muitas receitas para fazer muitas caras metade felizes….
    Bjoka
    Rita

  3. Olécas… na mouche 🙂 Sem corações nem chocolates mas com toque "caliente". Gostei muito… sabes o que o Marmito me disse depois de lhe dizer que o Miguel tinha ido ao teu Workshop?! Queres tu ver que ele ia deixar a Clavel sozinha no meio de tanto homem.. tá bem tá, fez ele se não bem! (isto tudo com voz de macho). beijos adorei a receita e acreditas que nunca provei lemon curd na vida!

  4. Ai tanto homem… :))))!!!!
    Que bom que o teu workshop foi um sucesso Clavel. Parabéns e há que continuar!!
    Quanto ao teu cheesecake, está magnífico e a cor desse lemon curd é uma tentação e com o gengibre…
    Uma sugestão a reter, sem dúvida!
    Beijinhos,
    Lia.

  5. Gosto 🙂 doce, não demasiado e com o toque atrevido do gengibre!
    Adoro lemon curd, comia uma destas tacinhas em três tempos.
    Muitos homens!! Boa, parabéns pelo ws cheio, cheiinho. Dominas Clavel 🙂
    Um beijinho.

  6. Gostei mt da sua página do Facebook,vou dar um like 🙂
    Minha querida o Lemon Curd é uma receita inglesa do tempo das nossas avós,não foi concerteza inventada por nenhuma amiga portuguesa!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *