Gelado de Inverno

Quem disse que gelados é uma sobremesa [só] para o verão? Não se deixem levar por cantigas!!! Gelados comem-se durante todo o ano. Hoje trago-vos uma versão de um quente e frio que ficou deliciosa. E, ainda por cima, é um gelado muito bom para quem não é tolerante à lactose, pois não leva pingo de leite ou derivados.

Nestes dias feios, chuvosos, é das sobremesas que melhor me sabem. Gosto de ver a chuva cair através da janela e saborear este gelado de contrastes, de quente e frio, de doce e amargo, de suave e crocante. Acreditem em mim, é delicioso e é uma excelente opção para servirem a convidados.

Gelado de nata de coco com baunilha e coulis de frutos vermelhos

Ingredientes para o gelado:

400g de creme de coco (eu comprei estas latinhas)
1/2 chávena de açúcar amarelo
4 claras
1 vagem de baunilha
2 gotas de limão
1 pitada de sal

Ingredientes para o Coulis de frutos vermelhos:

1 chávena de frutos vermelhos (usei dos congelados, tinha morango, amora, framboesa, groselha, mirtilo e arandos)
1/4 chávena de açúcar amarelo
2 c. de sopa de água

Ingredientes para a amêndoa crocante:

1/4 de chávena de amêndoa aos cubinhos
2 c. de sopa de açúcar amarelo
1 c. de sopa de água

Preparação do gelado:

Bata o creme de coco até formar picos (como o chantilli) [é provável que às vezes não se consiga montar muito bem, poderá ficar um creme, mas não deite fora, o gelado fica igualmente saboroso e cremoso). Junte o açúcar amarelo e as sementes da vagem de baunilha e bata mais um pouco, até o açúcar se dissolver. Bata as claras em castelo com a pitada de sal e as gotas de limão. Quando as claras estiverem bem batidas envolva-as com o “chantilli” de coco e coloque todo o preparado num recipente que possa ir ao congelador. Leve ao congelador no mínimo por 4 horas.

Preparação do coulis:

Coloque num tachinho todos os ingredientes. Deixe o molho ir engrossando. Passe tudo pela varinha mágica.

Preparação da amêndoa crocante:

Numa frigideira coloque o açúcar e a água, deixe dissolver e junte a amêndoa. Vá mexendo sempre até caramelizar. Retire do lume, coloque a amêndoa disposta por cima de um tabuleiro coberto com papel vegetal.

Montagem do gelado:

Quando o gelado estiver pronto, faça 2 bolas, coloque numa taça ou copo. Coloque algumas amêndoas por cima e verta bastante coulis bem quente por cima. E saboreie cada colherzinha… hummmm

Gelado de Inverno Comentários
  1. Estou aqui a salivar Clavel 🙂 Que lindo!!
    São horas do lanche e a mim apetece-me sempre gelados, quer seja verão quer seja Inverno.
    Há coisas boas, e esta é uma delas de certeza. Adorei com o creme de coco e com o crocante e o coulis. Já metia a colher!!
    Um beijinho.

  2. Que delícia Clavel!!
    Para mim o gelado é como o Natal, é quando um Homem quiser e este teu, agora, com o côco e o coulis, sabores que adoro, comia já essa lindo púcaro dele!
    Beijinhos,
    Lia.

  3. Ai que bom este geladinho! Adoro gelados e algum tempo que não como um, por isso se quiseres mandar um destes por correio 🙂 Porque eu sei que há malta aí que manda especiarias e cenas estranhas! Adorei a versão em coco, ando numa fase em que adoro tudo de coco! Beijos e parabéns pelo resultado final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *