Bolachinhas de parmesão e sementes

Hoje trago-vos um petisco. Umas bolachinhas salgadas óptimas para serem acompanhadas por um excelente vinho branco ou até mesmo um espumante. Uns salgadinhos que funcionam muito bem como entrada, ou num brunch, ou até num lanche em casa com amigos que adorem petiscar.
Aqui em casa somos muito dados aos salgados, adoramos um bom petisco. Estas bolachinhas mal as vi no livro da Popina marquei logo a receita para as fazer. E aqui estão, com uma ligeira adaptação, mas super saborosas.

Se gostam deste tipo de petiscos não deixem de fazer esta receita.

Bolachinhas de parmesão e sementes

Ingredientes:

220g de farinha sem fermento
80g de queijo parmesão ralado
1 c. de chá de sal
1/2 cubo de caldo de legumes
1 pequena pitada de pimenta caiena moída
80g de manteiga sem sal
50ml de água

3 c. de sopa de sementes de sésamo brancas
3 c. de sopa de sementes de nigella *
1 c. de sopa de sementes de papoila
1 ovo batido

Preparação:

Coloque a farinha, o queijo, o caldo de legumes, a pimenta e a manteiga num robot de cozinha e reduza tudo numa mistura em migalhas. (Na bimby pressionei o turbo umas 4 vezes durante 5 segundos de cada vez). Adicione a água e pressione até a mistura ganhar consistência de uma massa (na bimby programei 1minuto, velocidade espiga).

Transfira a massa para uma superfície ligeiramente enfarinhada. Enrole a massa em forma cilíndrica com cerca de 4 cm de diâmetro. Envolva-a em película aderente e leve ao frigorífico durante 10 minutos.

Retire a massa do frigorífico e desembrulhe-a. Para cobrir as bolachas, espalhe todas as sementes num tabuleiro limpo. Pincele a massa com o ovo batido e enrole por cima das sementes até estar uniformemente coberta. Volte a embrulhar a massa em película aderente e leve durante mais 30 minutos ao frigorífico.

Pré- aqueça o forno a 150ºC

Retire a massa do frigorífico e desembrulhe-a. Corte em fatias com cerca de 4mm de espessura. Disponha as fatias num tabuleiro que possa ir ao forno previamente coberto com papel vegetal. Espace as bolachas entre si, pois as mesmas irão crescer um pouco.

Cozinhe em forno pré-aquecido durante cerca de 25 minutos ou até ficarem levemente douradas.
Retire do forno e deixe-as arrefecer em rede própria para bolachas e guarde num recipiente hermético durante 2 semanas.

*Nota: as sementes de nigella (kalonji) comprei-as na loja Tiger, no Norte Shopping. Também são conhecidas como sementes de cebola por se assemelharem às mesmas. São semelhantes às sementes de sésamo pretas, a nível de tamanho e feitio.

Bolachinhas de parmesão e sementes Comentários
  1. Esta receita tenho-a marcada no livro da Popina, é mesmo adorável o livro, pequenino, mas bem recheadinho, apetece fazer tudo! E claro, como adoro petiscar, tenho a certeza que são deliciosas com o parmesão e as sementes!! Lindas as fotos.
    Um beijinho.

  2. Que lindas ficaram as tuas bolachinhas.
    Também as fiz para servir como canapé no Natal. Fiz essas e as de Stilton com sal de aipo. Uma delícia esse livro e uma delícia as tuas bolachas e a apresentação das mesmas!
    Beijinhos,
    Lia.

  3. Ohh, adorei estas bolachinhas Mª João! Ficaram com um aspecto divinal e devem ser tão boas. Também já as tinha visto no livrinho da Popina e ficaram-me debaixo de olho. Mas queres saber uma coisa?! As tuas ficaram mais bonitas, a Popina ficou-se pelas sementes de sésamo e papoila e tu adicionaste aqui essas sementes de nigella que eu desconhecia, mas que tornaram mais lindas as bolachas. Adorei. 😉
    Beijinho.

  4. Olá Maria João, como já disse no Instagram, também tenho estas bolachinhas marcadas no livro da popina!
    As tuas ficaram mesmo lindas! Dá vontade de ter uma à mão para trincar! Aqui em casa também somos muito dados a petiscos. 🙂
    Bjinhos

  5. hehe já fiz estas bolachinhas várias vezes, uma das primeiras vezes foi para levar para um jantar de amigos e toda a gente adorou 🙂
    eu adoro as fotos 🙂 e agora apetecia-me umas quantas 🙂 beijinho**

  6. Também tenho esta receita marcada no livro há séculos 😉
    Ficaram lindas (as bolachas e as fotos)!
    Obrigada pela dica das sementes de nigella, já tinha visto em algumas receitas, mas não sabia que se encontravam cá! Beijinhos
    Teresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *