Leite de aveia aromatizado

De manhã o que gostamos é de saborear um pequeno-almoço cuidado. É o que me apetece, sem dúvida. Mas o tempo, a pressa de chegar ao trabalho e a meia hora a mais na cama vencem sempre a esta vontade. Mas há truques que podemos fazer, podemos tornar os nossos pequenos almoços cuidados, interessantes e rápidos. Basta um pouco de organização prévia, ter tudo preparado antecipadamente e mesmo na correria do dia-a-dia conseguimos ter opções variadas e muito saborosas. Para além de tudo, conseguimos, se quisermos, ter opções saudáveis.

E hoje trago-vos um leite diferente e muito saboroso. Feito 100% em casa, saudável e uma excelente opção para quem não é tolerante à lactose. E, garanto-vos, é mesmo muito fácil de fazer. Para além disso, trago-vos 3 opções de aromatizar, tudo com produtos naturais e saudáveis, que trazem ao leite valor acrescentado.

Leite de aveia

Ingredientes:

200g de aveia
1L de água

4 morangos
1 vagem de baunilha (ou 1c. de café de aroma de baunilha)
1 c. de sobremesa de cacau em pó
açúcar amarelo q.b. (opcional, eu não pus)

Preparação:

Num robot de cozinha coloque a aveia e 400ml de água. Pressione no turbo 4 a 6 vezes até ficar numa pasta leitosa. (Na bimby programe 20seg/vel 9)
Coe para um frasco ou um jarro com a ajuda de um saco fino (pode usar uma t-shirt velha, ou umas meias de vidro – lavadas! eheheh). Coe muito bem, espremendo para sair todo o leite da aveia.

Acrescente a restante água e mexa bem com a ajuda de uma colher.
Leite de aveia aromatizado
Morango:
Num copo coloque 200ml de leite. À parte moa os morangos com a ajuda de uma varinha mágica, até ficar em puré. Coloque os morangos no copo de leite e mexa bem. Se quiser adicione o açúcar amarelo. 
Baunilha:
Num copo coloque 200ml de leite. Adicione a baunilha noleite e mexa bem. Se quiser adicione o açúcar amarelo. 
Cacau em pó:
Num copo coloque 200ml de leite. Adicione o cacau num pedaço de leite à parte e aqueça no microondas durante 10 segundos. Mexa bem e coloque no leite e volte a mexer. Se quiser adicione o açúcar amarelo. 


Nota nutricional do leite de aveia:

O leite de aveia é rico em fibra, isento de colesterol e lactose.

Contém vitamina E, ferro, entre outras vitaminas e minerais. 
A aveia é também rica em fitoquímicos.
Óptima sugestão para quem é intolerante à lactose e/ou proteína do leite e também uma excelente opção para substituir o leite de soja.

Aguenta 3 dias no frigorífico hermeticamente fechado.

Leite de aveia aromatizado Comentários
  1. Só pelas cores e pelas fotografias dá vontade de experimentar. Experimentei uma vez com baunilha e não gostei nada mas com cacau ou morango parece me uma boa opção!
    Bjokas
    Rita

  2. Nós bebemos muito "leite" de aveia cá em casa, e ando com vontade de fazer caseiro já há algum tempo, mas ainda não experimentei 🙂
    Gostei muito das opções de aromatizar, acho que canela também deve ficar bem.
    Os resíduos que ficaram foram re-aproveitados em outra receita?
    Beijinhos

    1. Humm canela deve ficar óptimo, não me lembrei dessa hipótese! 🙂 O que é preciso é ter imaginação! eheheh
      Há muitas sugestões com a polpa da aveia que sobra, podemos fazer umas bolachinhas, uns bolos, ou até usar para hidratar a pele. Prometo que em breve colocarei uma receita do aproveitamento da polpa da aveia.
      Beijinhos

  3. As fotos estão lindas…
    Deixei recentemente de beber leite de vaca e passei para a soja, que adoro.
    Este também deve ser uma delicia.
    Sem duvida que vou experimentar.
    😀

  4. Olá Maria João, cá em casa só quem bebe leite é o mais pequeno, os grandes não gostam de leite de vaca, se calhar, este pode ser uma opção! E com estes aromas, ainda melhor!
    As fotos estão tão lindas que apetece agarrar uma garrafinha!!!!

  5. Querida Maria João esta a tornar-se impossível vir aqui. Sempre quero fazer e experimentar tudo e a lista já vai longa, acredita.
    Que lindas fotos e vou ter de experimentar esse leite de aveia.

    Beijinho e bom fim de semana!

  6. Eu acho óptimo. Por cá tenho andado a fazer experiências com leites de frutos secos e em breve também tenho algumas coisas giras para partilhar. E claro, vou experimentar este de aveia 🙂

  7. Gosto muito, também costumo fazer. Porém nunca experimentei aromatizado. Sabes o que podes fazer com o leite de aveia? Podes aquecer o leite, com o calor ele engrossa, fica tipo papa. É óptimo no inverno com um pouco de canela e limão! 🙂

  8. Eu até fazia o leite.. mas fogo tem de ser meias lavadas! É pá assim já não dá vontade..
    Gostei muito da apresentação nos jarrinhos de leite e as palhinhas são um amor! beijos

  9. Ola é a primeira vez que faço umcomentário no seu blog,mas gosto mto do que faz e estas fotos deixaram-me com uma vontade enorme de experimentar este "leite".Ultimamente o meu filho em evitado o leite de vaca pq diz q se sente mal,por isso seria uma boa opção,mas tenho uma dúvida. Se aquecer o leite engrossa?Fica papa? Um bjinho e continue com as suas experiencias

    1. Muito obrigada pelo seu comentário e por tão simpáticas palavras.
      Sim, o leite de aveia aquecido engrossa, e faz papa de aveia. Acima tem o comentário do Chilli com todos que refere exactamente isso. Ele até sugere acrescentar limão e canela 🙂
      Beijinhos e obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *