Mousse de chocolate super cremosa

Gosto muito de receber pessoas em minha casa. Desde sempre que gostei. Lembro-me de uma época que tive de reduzir despesas, mas não consegui deixar de continuar a convidar pessoas para minha casa. É, praticamente, um vício. Então amigos e família estão sempre aqui por casa, adoro. E, num destes dias, não sabia o que oferecer de sobremesa. Lembrei-me que a Rachel Khoo faz uns doces com um aspecto divinal. Então nas minhas pesquisas encontrei esta mousse cremosa maravilhosa.

Mousse de chocolate
(receita adaptada de Rachel Khoo)

Ingredientes para o pastry cream:

250ml de leite gordo
1 c. de sopa de cacau em pó puro
3 gemas de ovos
50g de açúcar
20g de amido de milho (maizena)

Para o merengue:

3 claras de ovos
50g de açúcar em pó
4/6 gotas de limão
Pitada de sal
150g de chocolate preto partido aos pedaços
200ml de chantilli (200ml de natas + 50g de açúcar)
2 c. de sopa de manteiga à temperatura ambiente
Côco ralado q.b.
Pepitas de chocolate q.b.

Preparação:

Comece por fazer o pastry cream. Leve ao lume o leite com o cacau em pó e deixe levantar fervura. Retire do lume e numa taça coloque as gemas, com o açúcar e o amido. Bata tudo muito bem. Junte o leite, sempre mexendo bem para que os ovos não cozam com o leite. Leve tudo ao lume e vá mexendo sempre para que não ganhe grumos até formar uma pasta bem cremosa. Quando estiver bem cremoso e fizer bolhas que rebentam, retire do lume e coloque numa taça, envolva com película aderente, de forma a não estar em contacto com o ar e coloque no congelador.
Entretanto faça o merengue. Coloque as claras, o limão, o açúcar em pó e o sal e bata bem até que as claras fiquem em castelo, faça o teste de virar a taça e se as claras não caírem está pronto. Entretanto faça, também, o chantilli. Derreta o chocolate em banho-maria e envolva no merengue e coloque o chantilli, envolvendo tudo muito bem (sem bater, só envolver). Retire do congelador a pasta e bata bem para não ficarem grumos, coloque o preparado do merengue por cima e vá envolvendo bem.
À parte unte os copos (usei flutes) com a manteiga e com o côco ralado. no fundo dos copos coloque umas pepitas de chocolate. Encha os copos com a mousse e leve ao frigorífico. Deverá ficar 4 horas no frio, mas pode retirar após uma hora. Mas acreditem, 4 horas é o ideal.

São alguns passos, mas valem muito, muito a pena. É divinal esta mousse.

Mousse de chocolate super cremosa Comentários
  1. Eu vi a Rachel Khoo a fazer esta mousse, um destes dias no 24 Kitchen e adorei, porque era uma mousse diferente. Mas a tua, Mª João, deixou-me com os olhos em bico, adorei a apresentação e a textura da dita. Divinal. 😉
    Beijinho.

  2. Isto já é uma senhora mousse de chocolate! A minha receita (que me foi passada pela minha mãe) é bem mais simples mas muito boa. E já foi adoptada por vários amigos meus. Um dia hei-de experimentar esta, para ver as reacções dos convivas.

  3. Olá Ma João,
    Eu também adoro receber pessoas em casa e estou sempre a inventar desculpas para ter motivos para as convidar, eheheh!!
    Adoro mousse de chocolate e adoro a Rachel Koo e o seu visual kitsch e adoro estas tuas fotos e essa mãozinha fofa que nos tenta com essa mousse cremosa e convidativa!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *