Trufas de tâmaras e caju para festejar 2 anos de Clavel’s Cook

De repente, sem dar muito conta disso, lembrei-me que foi por esta altura que criei o blogue. Fui aos tesourinhos deprimentes e lá estava, o primeiro post datado de 17 de Dezembro de 2011. Fiz uns deliciosos bombons de limão. Pensei em repetir a receita, mas lembrei-me de fazer umas trufas saudáveis e saborosas. Mas antes de falar na receita, vou-vos falar um pouco destes dois últimos anos.

Quando criei o blogue, criei-o para partilhar com a família e amigos as minhas receitas. Um dos maiores problemas que tinha na época era que quando me pediam a receita de determinada comida que tinham cá provado eu nunca a sabia. E, não sabia, porque sempre inventei/criei na cozinha. Mas como não apontava, depois não sabia repetir. Foi algo que nunca me incomodou, até que o meu próprio marido, me disse “da outra vez estava melhor!”. E aí foi o que verdadeiramente me incomodou, ser comparada comigo mesma e sem poder defender-me não foi muito agradável. Eheheheh Então resolvi criar no facebook um álbum com as receitas. Não era a melhor forma, quando queria pesquisar determinada receita, lá tinha de andar a ver todas as fotografias. Foi aí que me decidi a criar um blog. O nome surgiu por brincadeira, uma brincadeira com o meu próprio apelido. Sabem um segredo, nunca imaginei ter milhares de pessoas a lerem-me, por isso tudo o que fazia, fazia-o descontraidamente, sem pensar muito se estava bem ou mal.

De repente, e foi mesmo assim que o senti, de repente, começo a notar que todos os meus amigos me liam e seguiam, mas o mais esquisito foi quando me apercebi que pessoas que eu não fazia ideia de quem eram, na rua, comentavam que tinham lido o meu post. Aí comecei a perceber que “isto” estava a ter uma dimensão incrível. Houve um dia, no aniversário do meu irmão, que lhe fiz um bolo e fotografei e publiquei. No mesmo dia à noite quando levo o bolo para casa dele, toda a gente que lá estava já o tinha visto no facebook e no blogue. Incrível!

Depois começou a crescer mais e mais. Hoje costumo dizer que o meu hobbie é já uma segunda profissão. Dou atenção e carinho a este blogue como dou aos meus alunos e à escola. Adoro manter as duas profissões. Adoro este meu cantinho. A paixão pela fotografia tem aumentado a cada dia, os meus mentores: Luisa Fragoso e Fernando Bagnola, foram os que tornaram isto real e possível, obrigada!

Claro, que também não posso deixar de referir o meu marido e a minha filha, que me aguentam diariamente a tirar fotografias antes comermos e muitas vezes são os meus ajudantes. Amo-vos tanto!

Para além disto tudo, o blogue trouxe-me gente nova, amigos! Conheci imensa gente e fiz amizades mesmo fortes. Obrigada, obrigada, obrigada por estarem desse lado.

Obrigada, também a vocês, meus leitores, muitos deles anónimos, mas que sei que me lêem. Sem vocês o Clavel’s Cook não era o que é hoje. Obrigada de coração! Não imaginam como me deixam feliz quando sei que desse lado o meu trabalho é apreciado.

E, aproveitando a deixa das amizades, uma das minhas grandes influências nesta receita foi a minha querida Inês do Ananás e Hortelã. Eu não fiz a receita dela, mas a influência é nitidamente dela. Até os arandos, foi ela quem mos apresentou. Eu costumo dizer que a Inês é a mestre da culinária! eheh Ela sabe tanto de culinária e de ingredientes… a sério, incrível. Aprendo imenso com ela. Obrigada Inês por fazeres parte da minha vida!

Trufas de tâmaras e caju

Ingredientes:

20 tâmaras sem caroço
10 cajus (sem serem torrados) previamente demolhados (6 horas)
1 c. de sopa de óleo de côco
20 arandos secos
1 c. de sopa de cacau em pó
1c. de sobremesa de canela moída na hora

cacau em pó para polvilhar
côco ralado para polvilhar

Preparação:

Coloque todos os ingredientes num processador de alimentos ou robot de cozinha e pulse até ficar numa pasta. Molhe as mãos com água e molde bolinhas pequenas. Passe algumas pelo cacau e outras pelo côco.

Trufas de tâmaras e caju para festejar 2 anos de Clavel’s Cook Comentários
  1. Ola Maria João!
    Leio o seu blog desde inicio e devo dizer que me inspirou, para além de uma colega, a criar o meu. Pois, sou daquelas pessoas que vai cozinhando por intuição sem pesos e medidas, o que faz com que eu não lembre facilmente da receita.
    Adoro ler os seus posts e ver as suas fotos magnificas, que são uma fonte de inspiração. Parabéns e continue a partilhar estas delicias!
    Adorei as trufas saudáveis!
    beijinhos e uma boa semana

  2. Que delicia poder estar aqui deste lado do ecrã a deliciar-me com as tuas receitas e com as tuas palavras sempre tão meigas – sim, até quando escreves "100gr de farinha" soa a meiguice.
    Obrigada, Maria João por teres decidido escrever este blog.
    <3

  3. Parabéns minha querida, por este 2º aniversário. Um blog lindo de visitar, aconchegante, inspirador, cheio de talento e amor em cada palavra e em cada receita…
    Beijinhos e venham de lá muitos mais anos de Clavel´s Cook!

  4. Parabéns! Não cheguei cá à muito tempo, mas gosto muito de cá vir. Gostei de saber a história do blog, acho que é sempre interessante sabermos como começou. Identifico-me na parte de nunca saber bem a receita disto ou daquilo, acho que talvez me sirva de inspiração para começar … 🙂

  5. Bom dia Ma João e muitos parabéns pelos 2 anos de blogue.
    Embora tenha descoberto o teu blogue à pouquíssimo tempo, já faz parte do meu dia a dia, pois adoro tudo o que aqui vejo: as receitas, a escrita, as fotos e a pessoa doce que, por detrás do écran, consegue passar para este lado.
    Quanto às trufas, não podias festejar estes 2 anos de melhor maneira, porque estão divinas e a nossa Ginjinha é mesmo uma linda e criativa fonte de inspiração!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    P.S. – Vou ver esses docinhos de limão que mencionas, pois quando ouço a palavra limão, já fico em pulgas…

  6. Adoro trufas com frutos secos, acho que podia comer todos os dias. São pequenas bolinhas de energia perfeitas para trazer na marmita 🙂

    Parabéns pelos 2 anos e pela jornada incrível que tem sido até aqui. Da minha só posso dizer que adoro visitar este pedacinho de ti e que gostei imenso de te conhecer pessoalmente. E daqui para a frente é sempre a somar bons e deliciosos momentos!

  7. Das trufas gostei muito. Adoro arandos, sou fã de doces mais saudáveis e fica sem dúvida na lista das receitas a provar. Mas o importante mesmo é a celebração do 2º aniversário… Parabéns, é um marco muito bonito. Eu ando nestas andanças há tão pouco tempo e adoro este pequeno-grande mundo de "foodlovers", sobretudo pessoas muito boas, interessantes, que arranjam tempo na sua vida atribulada para cozinhar, fotografar e PARTILHAR… Imagino como serão 2 anos de blog! Muitas coisas boas! 🙂

  8. Parabéns pelos 2 anos do Clavel´s Cook! Só conheci recentemente o teu blog, mas estou a adorar o teu projecto, os textos, as fotografias… Que o Clavel's Cook continue assim, com muito sucesso 🙂
    A receita parece deliciosa! Sou fã de trufas de tâmaras, e adoro ter mais uma receita com combinações diferentes para experimentar!
    Beijinho

  9. Querida Maria João,
    parabéns pelos 2 anos do teu Clavel´s Cook!
    Para mim nem sabes como é importante conhecer-te pessoalmente e sermos amigas.
    Gosto do caminho que o teu blog tem levado, está lindo, e estas trufas são um encanto.
    Adoro trufas com tâmaras, ficam deliciosas. Roubava já uma 🙂
    E nem sabes como fiquei emocionada ao ler-te, saber que de alguma forma faço parte da tua vida e tu da minha. Ainda bem que os nossos caminhos se cruzaram!
    Um beijinho.

  10. Gosto cada vez mais do teu blog e das tuas fotos, por isso é um prazer enorme passar regularmente por aqui!! Não te acompanho desde o início mas acho que ainda cheguei a tempo de te seguir por muitos mais anos no futuro! Beijinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *