De repente, sem dar muito conta disso, lembrei-me que foi por esta altura que criei o blogue. Fui aos tesourinhos deprimentes e lá estava, o primeiro post datado de 17 de Dezembro de 2011. Fiz uns deliciosos bombons de limão. Pensei em repetir a receita, mas lembrei-me de fazer umas trufas saudáveis e saborosas. Mas antes de falar na receita, vou-vos falar um pouco destes dois últimos anos.
Quando criei o blogue, criei-o para partilhar com a família e amigos as minhas receitas. Um dos maiores problemas que tinha na época era que quando me pediam a receita de determinada comida que tinham cá provado eu nunca a sabia. E, não sabia, porque sempre inventei/criei na cozinha. Mas como não apontava, depois não sabia repetir. Foi algo que nunca me incomodou, até que o meu próprio marido, me disse “da outra vez estava melhor!”. E aí foi o que verdadeiramente me incomodou, ser comparada comigo mesma e sem poder defender-me não foi muito agradável. Eheheheh Então resolvi criar no facebook um álbum com as receitas. Não era a melhor forma, quando queria pesquisar determinada receita, lá tinha de andar a ver todas as fotografias. Foi aí que me decidi a criar um blog. O nome surgiu por brincadeira, uma brincadeira com o meu próprio apelido. Sabem um segredo, nunca imaginei ter milhares de pessoas a lerem-me, por isso tudo o que fazia, fazia-o descontraidamente, sem pensar muito se estava bem ou mal.
De repente, e foi mesmo assim que o senti, de repente, começo a notar que todos os meus amigos me liam e seguiam, mas o mais esquisito foi quando me apercebi que pessoas que eu não fazia ideia de quem eram, na rua, comentavam que tinham lido o meu post. Aí comecei a perceber que “isto” estava a ter uma dimensão incrível. Houve um dia, no aniversário do meu irmão, que lhe fiz um bolo e fotografei e publiquei. No mesmo dia à noite quando levo o bolo para casa dele, toda a gente que lá estava já o tinha visto no facebook e no blogue. Incrível!
Depois começou a crescer mais e mais. Hoje costumo dizer que o meu hobbie é já uma segunda profissão. Dou atenção e carinho a este blogue como dou aos meus alunos e à escola. Adoro manter as duas profissões. Adoro este meu cantinho. A paixão pela fotografia tem aumentado a cada dia, os meus mentores: Luisa Fragoso e Fernando Bagnola, foram os que tornaram isto real e possível, obrigada!
Claro, que também não posso deixar de referir o meu marido e a minha filha, que me aguentam diariamente a tirar fotografias antes comermos e muitas vezes são os meus ajudantes. Amo-vos tanto!
Para além disto tudo, o blogue trouxe-me gente nova, amigos! Conheci imensa gente e fiz amizades mesmo fortes. Obrigada, obrigada, obrigada por estarem desse lado.
Obrigada, também a vocês, meus leitores, muitos deles anónimos, mas que sei que me lêem. Sem vocês o Clavel’s Cook não era o que é hoje. Obrigada de coração! Não imaginam como me deixam feliz quando sei que desse lado o meu trabalho é apreciado.
E, aproveitando a deixa das amizades, uma das minhas grandes influências nesta receita foi a minha querida Inês do Ananás e Hortelã. Eu não fiz a receita dela, mas a influência é nitidamente dela. Até os arandos, foi ela quem mos apresentou. Eu costumo dizer que a Inês é a mestre da culinária! eheh Ela sabe tanto de culinária e de ingredientes… a sério, incrível. Aprendo imenso com ela. Obrigada Inês por fazeres parte da minha vida!
Trufas de tâmaras e caju
Ingredientes:
20 tâmaras sem caroço
10 cajus (sem serem torrados) previamente demolhados (6 horas)
1 c. de sopa de óleo de côco
20 arandos secos
1 c. de sopa de cacau em pó
1c. de sobremesa de canela moída na hora
cacau em pó para polvilhar
côco ralado para polvilhar
Preparação:
Coloque todos os ingredientes num processador de alimentos ou robot de cozinha e pulse até ficar numa pasta. Molhe as mãos com água e molde bolinhas pequenas. Passe algumas pelo cacau e outras pelo côco.
Ola Maria João!
Leio o seu blog desde inicio e devo dizer que me inspirou, para além de uma colega, a criar o meu. Pois, sou daquelas pessoas que vai cozinhando por intuição sem pesos e medidas, o que faz com que eu não lembre facilmente da receita.
Adoro ler os seus posts e ver as suas fotos magnificas, que são uma fonte de inspiração. Parabéns e continue a partilhar estas delicias!
Adorei as trufas saudáveis!
beijinhos e uma boa semana
Uau que bom! Fico tão feliz por saber que a inspirei… nem imagina. Muito obrigada por estas palavras tão carinhosas.
Que delicia poder estar aqui deste lado do ecrã a deliciar-me com as tuas receitas e com as tuas palavras sempre tão meigas – sim, até quando escreves "100gr de farinha" soa a meiguice.
Obrigada, Maria João por teres decidido escrever este blog.
<3
Ai Margarida… assim deixas-me sem palavras.. até corei. 100g de farinha não é meiguice, lool! ahaha Obrigada minha doce!
Um beijo enorme
Parabéns minha querida, por este 2º aniversário. Um blog lindo de visitar, aconchegante, inspirador, cheio de talento e amor em cada palavra e em cada receita…
Beijinhos e venham de lá muitos mais anos de Clavel´s Cook!
Muito obrigada doce Mariana. Um beijo enorme!!!
Parabéns! Não cheguei cá à muito tempo, mas gosto muito de cá vir. Gostei de saber a história do blog, acho que é sempre interessante sabermos como começou. Identifico-me na parte de nunca saber bem a receita disto ou daquilo, acho que talvez me sirva de inspiração para começar … 🙂
Muitos parabéns! Que venham muitos mais!! Adoro ler-te e estás cada vez melhor!
Bom dia Ma João e muitos parabéns pelos 2 anos de blogue.
Embora tenha descoberto o teu blogue à pouquíssimo tempo, já faz parte do meu dia a dia, pois adoro tudo o que aqui vejo: as receitas, a escrita, as fotos e a pessoa doce que, por detrás do écran, consegue passar para este lado.
Quanto às trufas, não podias festejar estes 2 anos de melhor maneira, porque estão divinas e a nossa Ginjinha é mesmo uma linda e criativa fonte de inspiração!
Beijinhos grandes,
Lia.
P.S. – Vou ver esses docinhos de limão que mencionas, pois quando ouço a palavra limão, já fico em pulgas…
parabéns pelos 2 anos de blog e venham mais 2…no mínimo!!!
Adoro trufas com frutos secos, acho que podia comer todos os dias. São pequenas bolinhas de energia perfeitas para trazer na marmita 🙂
Parabéns pelos 2 anos e pela jornada incrível que tem sido até aqui. Da minha só posso dizer que adoro visitar este pedacinho de ti e que gostei imenso de te conhecer pessoalmente. E daqui para a frente é sempre a somar bons e deliciosos momentos!
Das trufas gostei muito. Adoro arandos, sou fã de doces mais saudáveis e fica sem dúvida na lista das receitas a provar. Mas o importante mesmo é a celebração do 2º aniversário… Parabéns, é um marco muito bonito. Eu ando nestas andanças há tão pouco tempo e adoro este pequeno-grande mundo de "foodlovers", sobretudo pessoas muito boas, interessantes, que arranjam tempo na sua vida atribulada para cozinhar, fotografar e PARTILHAR… Imagino como serão 2 anos de blog! Muitas coisas boas! 🙂
Estão maravilhosas 🙂
Parabéns pelos 2 anos do Clavel´s Cook! Só conheci recentemente o teu blog, mas estou a adorar o teu projecto, os textos, as fotografias… Que o Clavel's Cook continue assim, com muito sucesso 🙂
A receita parece deliciosa! Sou fã de trufas de tâmaras, e adoro ter mais uma receita com combinações diferentes para experimentar!
Beijinho
Querida Maria João,
parabéns pelos 2 anos do teu Clavel´s Cook!
Para mim nem sabes como é importante conhecer-te pessoalmente e sermos amigas.
Gosto do caminho que o teu blog tem levado, está lindo, e estas trufas são um encanto.
Adoro trufas com tâmaras, ficam deliciosas. Roubava já uma 🙂
E nem sabes como fiquei emocionada ao ler-te, saber que de alguma forma faço parte da tua vida e tu da minha. Ainda bem que os nossos caminhos se cruzaram!
Um beijinho.
Muitos parabéns por estes 2 saborosos anos 🙂
desejo te muito muito sucesso 🙂 mereces muito, trabalhas muito 🙂
vou roubar uma (ou 2) trufas hehe e deixar te um beijo enorme**
que post mais lindo!! muitos parabéns por estes 2 anos recheados de coisas boas! espero que venham muitos mais! ♥ beijinhos*
Muitos parabéns Clavel… espero que fiques por cá muitos e muitos anos 🙂 um beijo
Gosto cada vez mais do teu blog e das tuas fotos, por isso é um prazer enorme passar regularmente por aqui!! Não te acompanho desde o início mas acho que ainda cheguei a tempo de te seguir por muitos mais anos no futuro! Beijinho!