Tarte de groselha e maçã

Ontem estive a tarde na cozinha a fazer uma tarte elaborada. Não é comum nas minhas receitas demorar a fazer uma só, mas ontem deu-me para isso. O que eu queria mesmo era fazer uma tarte de ruibarbo, mas enfim, não encontrei à venda e foi com maçã e groselha. Ficou bonita e ficou igualmente saborosa. Acho que devia ter ainda mais groselha para ficar o contraste mais acentuado do doce com o ácido. Não é uma tarte light. Mas é uma tarte que dá nas vistas e é mesmo muito docinha e saborosa.

Preparem-se para uma tarde inteira à volta da tarte. Tem muitos passos, todos eles importantes de serem seguidos com calma. Eu, por exemplo, tirei do forno um pouco antes do tempo, tudo pela ansiedade de a poder fotografar ainda com luz natural. E só tenho a imagem da tarte inteira porque tirei antes do tempo, mas  massa devia ter ficado um pouco mais crocante. A verdade é que as visitas adoraram a tarte e ela ficou linda! E eu… fiquei super orgulhosa de todo o meu esforço. 🙂
• Tarte de groselha e maçã •

Massa
Ingredientes para a massa:

200g de farinha
140g de açúcar em pó
160g de manteiga à temperatura ambiente
40g de amêndoas pulverizadas
2 gemas de ovo
1 vagem de baunilha
1 pitada de sal

Preparação da massa:
Num robot de cozinha transforme as amêndoas em farinha. Eu utilizei a bimby e pulverizei na vel.9/20seg. Numa taça (ou no copo da bimby) misturamos todos os secos, ou seja, a farinha, o açúcar em pó, o sal e a farinha de amêndoas. Misturar tudo (eu programei na bimby 20seg/vel. 3,5). Reservar.
Cortar a vagem da baunilha pela metade longitudinalmente  e raspar com a ajuda de uma faca para extrair as sementes. Reservar a baunilha.
Adicionar à mistura das farinhas (se for feita à mão colocar a mistura das farinhas numa mesa de trabalho e fazer um buraco no meio) a manteiga cortada aos cubos junto com a baunilha. Misturar todos os ingredientes até os integrar ligeriramente (eu programei na bimby 15seg/ vel. 5). De seguida juntar as gemas dos ovos misturando até ter uma massa uniforme e lisa (não deveremos trabalhar a massa em excesso, só mantendo os ingredientes bem misturados), eu programei na bimby mais 20seg/vel 3.5.
Deixar a massa a repousar no frigorífico durante 30 minutos, para que adquira maior consistência, envolvida em filme transparente.
Depois dos 30 minutos de repouso, retirar a massa do frigorífico e com a palma da mão esmagar a massa um pouco antes de a estender com o rolo da massa. Enfarinhar a superfície de trabalho e esticar bem a massa com o rolo da massa, formando um círculo.
Untar a forma da tarteira com manteiga e farinha.
Colocar a massa na forma e moldar de forma a que as extremidades fique com a massa. Retira o excesso da massa. Tapar com filme transparente e levar durante mais 30 minutos no frigorífico.
Passado esse tempo colocar a massa no forno, sem recheio, pré-aquecido a 180ºC durante 20 minutos.
Maçãs e Groselhas

Ingredientes:

6 maçãs pequenas
4 pés de bagas de groselhas

sumo de limão

Preparação:
Corte as maças às fatias finas, retire dos pés as bagas das groselhas e reserve.
Regue as fatias das maçãs com sumo de limão para que não oxidem.

Recheio
Ingredientes para o recheio:
3 ovos
375 ml de leite
75g de açúcar
30g de amido de milho
1 vagem de baunilha
Preparação do recheio:
Colocar todos os ingredientes num tachinho e misturar tudo com uma vara de arames até obter uma massa uniforme e lisa.
De seguida colocar o tachinho em lume médio, sem deixar de mexer com a vara de arames, até que a mistura engrosse. Não será mais do que 5 minutos. (eu não fiz na bimby, mas o processo é muito semelhante ao molho bechamél, mas não tenho a certeza de quantos minutos poderia programar, pode ser que alguém com mais conhecimento da máquina me consiga ajudar e dizer quantos minutos, pois a temperatura seriam os 90ºC)
Retirar do lume e colocar numa taça para que esfrie. Tapar com filme transparente para que não crie uma crosta.
Xarope
Ingredientes para o xarope:
250ml de água
150g de açúcar
Gotas de limão
Preparação do xarope:
Colocar todos os ingredientes num tachinho e levar ao lume até que o açúcar se dissolva e a consistência se torne mais densa.
Montagem da tarte
Colocar o recheio por cima da massa, alisar com a ajuda de uma espátula, por cima colocar as fatias das maçãs e as bagas das groselhas. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 20 minutos.
No final pincelar a tarte com o xarope para lhe dar mais brilho.
——-
É trabalhosa, demorada com todos os passos, mas acreditem, vale o esforço! 🙂

Receita inspirada daqui.

Tarte de groselha e maçã Comentários
  1. Olá Mª João! Acredito que tenha valido todo o esforço e cada minuto de atenção que essa tarte tenha requerido de ti, foi mais que bem empregue. Ficou mesmo linda, adoro a primeira foto, parece um quadro.
    Beijinho e boa semana. 😉

  2. Mesmo em coisas rapidas, nota-se o carinho e dedicaçao! Qd mostraste a primeira imagem e te queixavas da luz que fugia, lembrei-me logo de mim, que faço maratonas!!
    E sim minha querida M.ª João, tudo o que é trabalhoso vale a pena e nao so pelo impacto visual, mas tb pelo sabor! E as fotografias ilustram bem esse teu empenho!! é uma alegria para os olhos e para a alma passar aqui!!
    Nao tenho a sorte de encontrar groselhas por aqui, mas olha tb se pode experimentar com outra coisa, né?
    Perfeita como sempre!!
    Beijinho,
    Mena.

    PS – Da proxima nao te escapas!! Sabes de que falo, nao sabes?

  3. Visualmente é uma tarte lindissima: as cores, a orientação das fatias de maçã, tudo muito elegante e apelativo. Acredito que o sabor seja divinal. Mas neste caso os meus olhos é que comem e digo-te que ficaram super satisfeitos 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *