Lasanha vegetariana com frutos secos

Há dias, há semanas, há momentos que são assim; de descobertas, de criatividade e de colocar mãos à obra. E como ando na onda de receitas vegetarianas, hoje fiz uma lasanha vegetariana. Descobri há pouco a Sarah Britton do My New Roots e estou completamente apaixonada pelas receitas dela e pelos ensinamentos dela. E pelo que fui lendo e percebendo os frutos secos são um óptimo substituto das proteínas, ou seja, da carne (neste caso da lasanha). E, então, resolvi criar uma lasanha nutritiva e super saborosa e, ao mesmo tempo, vegetariana. Fui à minha frutaria de sempre, que tem sempre uns legumes, vegetais e frutas deliciosos e comprei os legumes do dia com que fiz esta receita.

Entretanto, nas minhas leituras do blog da Sarah descobri esta receita que me deixou muito curiosa, sumo de bagas de goji com gengibre e limão, óptimo para nos proteger do sol e queimaduras solares, por ser antioxidante, mas leiam o que ela diz, pois ela sabe muito acerca destes assuntos todos. 🙂


Lasanha vegetariana com frutos secos

Ingredientes (para 4 pessoas):

1 cebola roxa
1 courgette grande
1 alho francês
3 dentes de alho
1 molho de espinafres
4 c. de sopa de frutos secos (usei amendoim, amêndoa, caju e avelã)
Molho bechamel com caril (ver receita abaixo)
Ervas aromáticas q.b. (usei cebolinho, coentros e hortelã)
Placas de massa de lasanha fresca (comprei no continente)
Azeite extra virgem
Sal q.b.

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Prepare os legumes (veja na foto abaixo como devem ser fatiados), fatiados às tiras finas (usei uma ferramenta que ajuda a fazer isso, da tupperware, mas não sei o nome) e bem lavados.
Numa picadora ou na bimby triture todos os frutos secos.
Coloque tudo por camadas, primeiro a courgette, depois a cebola, o alho francês, as ervas aromáticas, duas placas da massa de lasanha, molho bechamel e os frutos secos. Repita as camadas que quiser e no final termine com molho bechamel a cobrir tudo.
Coloque no forno sensivelmente durante 30 a 40 minutos.

Molho béchamel de caril

Ingredientes:


600ml. de leite
60g. de farinha
40g. de manteiga
Sal q.b.
2c. de chá de caril
1c. de chá de noz moscada

Preparação bimby:

Coloque todos os ingredientes no copo da bimby e programe 90ºC/vel.4/8min

 Nota: A receita do sumo é tão maravilhosa que mais tarde farei um post dedicado somente ao sumo.

Lasanha vegetariana com frutos secos Comentários
  1. Parece uma receita tentadora e inovadora,mas o que mais gostei foi o uso do béchamel de caril…Para além da cor ,o caril deve dar lhe um toque bem especial…Parabéns!!!
    Bjinho
    Rita

  2. Hmm que bom aspecto a tua lasanha, de facto a Sarah é fantástica já a sigo algum tempo, tristeza tive de não ter conseguido ir a nenhum Workshop dela em Lisboa! um beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *