Bolo de requeijão

Ontem o meu querido marido fez anos. E fiz-lhe muitos doces e, apesar de ele ter dito que não queria bolo de anos, não podia deixar de lhe fazer um que soubesse que ele ía gostar. Então adaptei uma receita de bolo de requeijão (que vi neste blogue) à bimby.
É muito bom! Aconselho vivamente.

• Bolo de requeijão •

Ingredientes:

500g de açúcar
6 ovos
200g de manteiga derretida
500g de requeijão
250g de farinha
2 c. de chá de fermento
1 pitada de sal

4 gotas de limão
Preparação tradicional:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Bata o açúcar com a manteiga derretida. Junte as gemas e volte a bater até ficar uma mistura bem homogénea. 
Junte o requeijão, a farinha e por fim as claras em castelo (para montar as claras em castelo junte às claras 1 pitada de sal e 4 gotas de limão, ajuda a montá-las mais rapidamente). Somente a envolver. 
Deite numa forma untada e coloque no forno durante 40 minutos. 
A meio da cozedura coloque uma folha de alumínio a cobrir. Faça o teste do palito para verificar que o bolo está cozido.
Preparação bimby:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
No copo lavado coloque as claras e a borboleta, junte uma pitada de sal e 4 gotas de limão. Programe 6 min/vel 3,5. Reserve (preferencialmente coloque as claras já em castelo num recipiente em inox, previne que as claras se mantenham sem criar líquido).
Coloque no copo (não necessita de o lavar) o açúcar com a manteiga derretida. Programe 1 min/vel. 3,5. Junte as gemas e volte a programar 1 min/vel. 3,5 (terá de ficar uma mistura bem homogénea). 
Junte o requeijão e programe mais 1 min/vel. 3,5.
Acrescente a farinha e programe 15 seg/vel. 3.
Por fim  envolva as claras em castelo com a ajuda da espátula.
Deite numa forma untada e coloque no forno durante 40 minutos. 
A meio da cozedura coloque uma folha de alumínio a cobrir. Faça o teste do palito para verificar que o bolo está cozido.
Notas:
Cobri o bolo com chantilli e decorei com morangos.

Parece que tem açúcar a mais (pelo menos à primeira leitura) mas como leva 500g de requeijão necessita mesmo desta quantidade de açúcar. Não fica exageradamente doce, fica muito bom. É um bolo húmido, fofo e delicioso.

Bolo de requeijão Comentários
  1. Olá, é com muito prazer que te digo que já voltei a conseguir comentar o teu blog atravez do explorer cá de casa e nada melhor do que ver este fantástico bolo… hmm que maravilha, adorei! beijo

  2. Adorei o teu blog. Já engordei uns quantos quilinhos só a ver fotos! :p já tenho aqui uma série de coisas que vou com certeza experimentar brevemente! Já estou a seguir, claro!

    Beijinhos 🙂
    PS: este bolo também tem ótimo aspeto!

  3. Maria João, aniversário sem bolo não vale. Fizeste muito bem em fazer um bolinho e este parece-me uma excelente escolha.
    Um beijinho, já não passava aqui há uns dias e está cá tanta coisa boa!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *