Muffins de milho

• Muffins de milho •
Descobri um grupo fantástico que todas as quinzenas lança um desafio para experimentarmos uma receita. Ainda só hoje é que descobri o grupo e o desafio já tinha sido para esta sexta-feira que tinha passado. De qualquer forma achei tão interessante que resolvi participar nem que fosse fora do tempo, só a título de curiosidade. As receitas que tinha visto a serem quase repetidas nos vários blogues que tanto admiro e que eu não entendi o que se estava a passar, descobri agora, que afinal eram as várias participantes desse mesmo desafio. Podem ver variantes destes muffins aqui, aqui e aqui (entre outros).
Ingredientes:

1 chávena de farinha de trigo
1 chávena de farinha de milho amarelo
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
1 pitada de noz moscada
6 colheres de sopa de azeite
1 ovo e 1 gema
1 chávena de milho cozido (+/- 150 g)
1 chávena de buttermilk (encontrei uma explicação de como substituir, ver abaixo)
20g de coentros
1/4 de pimento vermelho

Preparação:

Pré aqueça o forno a 200ºC.

Começar por preparar o buttermilk. Numa caneca (cerca de 200ml) colocar uma colher de sopa de limão e juntar o leite até encher a caneca. Esperar cerca de 10 minutos, quando reparar que está a coalhar é porque está pronto a utilizar.

Unte formas de muffins (queques), forre-as com forminhas de papel ou, então utilize formas de silicone (foi o que usei).

Num recipiente (utilizei a bimby, mas não é necessário) misture todos os ingredientes secos: as farinhas, o fermento, o sal e a noz-moscada. Reserve.

Num outro recipiente (também poderá utilizar a bimby) misture bem o azeite, o buttermilk, ovo e a gema. Deite esta mistura sobre a mistura dos ingredientes secos e envolva bem com a ajuda de uma vara de arames sem mexer muito.

Triture ligeiramente os grãos de milho com os coentros e o pimento. Acrescente à massa e envolva.

Coloque no forno e aguarde cerca de 15 minutos ou até ficarem dourados.

Notas: Está aqui a explicação detalhada de como se pode substituir o buttermilk: ver aqui.

Muffins de milho Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *