O que é um foodstylist?

Passaram 6 anos desde que fundei a Clavels’s Kitchen e ainda hoje tenho dificuldade em descrever-me como empreendedora. A palavra diz muito pouco do que faço diariamente. Não é suficientemente específica e é pouco entusiasmante. E isso não corresponde à realidade.

Na minha área, na minha empresa, animação e entusiasmo não faltam. Amo o que faço, vibro todos os dias com a profissão que consegui construir ao longo destes últimos anos.
Entre o leque de funções que desempenho no meu dia-a-dia, uma das coisas que mais gosto de fazer é foodstyling.

E o que é então ser-se foodstylist?
Um foodstylist é alguém que dá vida à comida que é fotografada. Trabalhamos cada ingrediente, damos-lhes estilo, presença, cor e muita atracção. Um prato ou um ingrediente tem o maior propósito de ser apelativo, abrir o apetite à primeira vista. É essa a missão do foodstyling.

Tal e qual como os maquilhadores, construtores, médicos cirurgiões, enfermeiros, carpinteiros ou artesãos, tenho um kit completo de ferramentas que são indispensáveis para fazer o meu trabalho. Seja uma receita sofisticada ou um prato rústico, toda a desarrumação é ponderada, pensada ao pormenor e cuidada. Conhecem aquelas pessoas que usam um despenteado que demora horas a fazer? Pronto, é tal e qual.

Para sermos foodstylists precisamos de ter um profundo respeito pelos alimentos, um conhecimento aprofundado de composição, imagem e fotografia. Todos os detalhes fazem diferença e, por isso, trabalhamos com ferramentas meticulosas. Temos sempre de fazer um casting de ingredientes. Não é qualquer mirtilo que serve para ser fotografado! O processo inicia sempre no momento de compra e termina no estúdio, quando selecionamos cuidadosamente os mirtilos mais bonitos, as amêndoas mais fotogénicas, a hortelã mais fresca, etc.

É graças a este trabalho que os pratos ficam compostos, cuidados e altamente apetitosos. Seja para um livro de culinária, para as redes sociais, blogues, revistas, ou uma ementa, um foodstylist faz a diferença no momento de fotografar os vossos pratos.

Isto é o que faço todos os dias. Todo o conjunto de criar, manipular e dar requinte a qualquer imagem que façamos.

O que é um foodstylist? Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

OS NOSSOS PARCEIROS

______________

TRABALHAMOS COM OS MELHORES

Siga-nos nas redes sociais