Truque Maria com Guloso {Almôndegas Gulosas de Salsicha Fresca}

Há certos ingredientes que não podem faltar na minha despensa. São aqueles que salvam sempre os momentos “socorro-não-tenho-nada-para-o-jantar” e que despertam em mim a criatividade e improviso na cozinha. Todos nós já criámos pratos a partir dessa necessidade de “desenrascar”, que se tornaram favoritos da família, certo? Nessa seleção de indispensáveis, há uma marca que está sempre presente: a Guloso.

Conheço a Guloso há vários anos. Trabalhar com a marca permitiu-me conhecer a fundo os seus produtos e perceber porque são realmente diferenciadores. São feitos com tomate nacional, nascido e criado no Ribatejo. Na gama Colheita Fresca, os tomates são colhidos e embalados em menos de 24 horas e grande parte dos produtos Guloso não tem sal ou açúcar adicionados, tornando-os a escolha perfeita para as receitas cá de casa. É fácil perceber porque é que me tornei embaixadora da marca!

Esta relação de proximidade com a Guloso é do mais genuíno que possam imaginar. E tanto assim é que muitas vezes determino a escolha de onde vou fazer as minhas compras pela disponibilidade destes produtos. A Guloso tem uma gama vasta de produtos de tomate. Cada um tem a sua função e propósito e, nas minhas receitas, gosto de os misturar, trabalhando com as diferentes texturas e sabores para conseguir os melhores resultados.

No Truque Maria de hoje, em colaboração com a Guloso, mostro-vos uma das receitas mais apreciadas cá em casa. Foi precisamente uma receita que nasceu do improviso mas que, graças aos sabores intensos e apetitosos (que é como quem diz, gulosos) subiu ao pódio das favoritas. E em vossa casa, qual é a receita que nasceu do improviso e se tornou indispensável?

ALMÔNDEGAS GULOSAS DE SALSICHA FRESCA

Ingredientes
500 g de salsicha fresca (cerca de 6 salsichas)
4 c. sopa de amido de milho (Maizena)
3 c. sopa de azeite
2 dentes de alho
3 chalotas
1 embalagem de Tomate Temperado em Pedaços Guloso (sabor Manjericão e Orégãos)
Sal q.b.
Pimenta preta q.b.
1/2 copo de vinho branco
2 c. chá de massa de pimentão
Orégãos secos
Manjericão fresco
2 c. sopa de Polpa de Tomate Guloso Colheita Fresca

Preparação

Comece por tirar a pele às salsichas. Forme as almôndegas, moldando-as com as mãos. Depois, passe pelo amido de milho, cobrindo toda a superfície. 

Para selar as almôndegas já panadas, coloque um fio de azeite a aquecer, numa frigideira. Junte as almôndegas e deixe cozinhar, até ficarem ligeiramente tostadas e douradas. Vá virando e agitando a frigideira para garantir que toda a superfície das almôndegas fica bem selada. Retire e reserve.

Pique os alhos e as chalotas. Na frigideira usada para selar as almôndegas, acrescente novamente um fio de azeite e junte as chalotas e os alhos. Deixe refogar, em lume médio. Depois, junte uma embalagem de tomate em pedaços Guloso, com sabor Manjericão e Orégãos. Tempere com sal e pimenta preta. Deixe cozinhar até borbulhar e em seguida, junte o vinho branco. Deixe o álcool evaporar e depois reduza para lume brando. Prove e retifique temperos.

Em seguida, acrescente a massa de pimentão. Junte orégãos secos e manjericão picado (este passo é opcional, já que o tomate temperado Guloso já incorpora estes sabores). Quando o molho estiver bem apurado, coloque as almôndegas na frigideira. Para tornar o molho mais cremoso e intensificar o sabor a tomate, termine com 2 colheres de sopa de Polpa de Tomate Guloso. Envolva bem o molho e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos em lume brando. Finalize com umas folhas de manjericão frescas e sirva com esparguete cozido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

OS NOSSOS PARCEIROS

______________

TRABALHAMOS COM OS MELHORES

Siga-nos nas redes sociais