Montanha Russa da Vida {Truque Maria – Granola na Frigideira}

Todos sabemos que vivemos tempos esquisitos, diferentes e muito inseguros. Andamos nervosos, ansiosos e com sentimentos contraditórios. Queremos que a vida retorne àquilo que era, mas temos medo desse regresso porque ainda não nos sentimos seguros. Atrevo-me a falar por todos nós que nunca imaginamos viver algo deste calibre e que nos obriga a reflectir, repensar e a readaptar.

Já não bastava toda esta confusão promíscua: entre viver fechada dentro de casa, com duas filhas em tele-escola e nós os dois em tele-trabalho, a tentar manter as empresas, a não reduzir salários, a fazer com que tudo sobreviva, quando de repente um buraco se abre no meu chão.

Quem me segue nas redes sociais sabe que a minha filha Maria esteve internada no hospital. Já voltamos para casa e felizmente está em franca recuperação. Mas estes dias transformaram-me, se eu já dava valor ao que tínhamos, agora torna-se imponente, uma certeza absoluta de que muitas vezes não damos o devido valor à saúde. Não há nada que se compare a termos a família unida e cheia de saúde.

Saímos daqui com energias renovadas e prontas para a nossa quarentena em nossa casa. No conforto do nosso lar. Aproveitando a calmaria da montanha russa, em que espero que continue nesta recta por bastante tempo.

Aproveito, aqui neste meu espaço público, para agradecer à equipa de profissionais do Hospital de Pedro Hispano. Fomos muito bem recebidas, logo desde o início, e o nosso sistema de saúde é maravilhoso. Nunca nos faltou absolutamente nada e fizeram todos os exames à Maria, mesmo alguns sendo somente por precaução.

Só há uma coisa muito má no hospital, que é a comida. E é algo que não compreendo como é que são tão más as refeições e, honestamente, nutricionalmente falando têm lacunas gigantes. Comemos todos os dias carne, a sobremesa da maria foi sempre gelatina. Raras vezes vinha uma peça de fruta. Não há diversidade e até chegou a haver um dia que eram tripas à moda do porto!

Agora imaginam, estes 9 dias foram péssimos a nível alimentar e eu só sonhava com os meus cozinhados, com um peixe grelhado e com os nossos pequenos-almoços bem nutritivos e saborosos.

E, quase como em modo de catarse, hoje trago-vos uma sugestão deliciosa, fácil e rápida para os pequenos-almoços. Uma granola feita na frigideira, sem necessidade de ir ao forno. (O quanto a desejei ter lá no hospital!)

Ora vejam como é simples:

Agora, ansiosa, por acalmar esta montanha russa, e continuar no caminho, mas em linha recta, sem altos e baixos, fico à espera que vocês repitam a receita e que me mostrem e que eu possa voltar a fazer.

Nota final: Quero deixar o meu profundo agradecimento a todos os profissionais de saúde que nos acompanharam nestes longos dias.
Os médicos, os enfermeiros, as auxiliares (à D. Susana com quem estive tão pouco tempo e me marcou tanto), as senhoras da limpeza (à D. Conceição que me trouxe sempre um cafezinho!), toda a gente, mas mesmo toda a gente foi incrível connosco.
À equipa de enfermagem, mais em particular, que nos acompanhou em todos os momentos, que assistiu às minhas quebras e aos momentos mais intensos da Maria, vai um agradecimento bem especial (à enfermeira Andreia, ao enfermeiro Samuel, à enfermeira Arménia, à enfermeira Carmen, à enfermeira Elisabete, à enfermeira Patrícia, à enfermeira Margarida, a toda a equipa!) Aos médicos Dr. Rui, Dr. Marco e Drª Sofia e às internistas Maria e Mariana.


RECEITA

GRANOLA NA FRIGIDEIRA

Ingredientes:

50 g de mistura sementes
50 g de sementes de abóbora
20 g de amêndoa laminada
200 g de flocos de aveia
2 c. sopa de óleo de coco
2 c. sopa de mel
8 alperces secos
Pepitas de chocolate negro a gosto

Preparação:

Numa frigideira antiaderente bem quente, comece por torrar as sementes e a amêndoa laminada. Assim que ouvir as sementes a estalar, retire-as da frigideira e reserve-as numa taça grande. Repita o procedimento para os flocos de aveia e reserve novamente na mesma taça.
Para fazer a liga da granola, coloque o óleo de coco na frigideira ainda quente. Junte as sementes, as amêndoas, a aveia e o mel e misture muito bem.
Retire a frigideira do fogão e adicione os alperces, previamente cortados em fatias e as pepitas de chocolate.
Distribua a granola por um tabuleiro revestido a papel vegetal para arrefecer totalmente antes de ser consumida ou armazenada num frasco hermético.

Montanha Russa da Vida {Truque Maria – Granola na Frigideira} Comentários
  1. Boa Noite,
    Agradeco imenso por a suas ideias gênais e praticas.
    Adoro sempre as suas receitas.
    Para esta receita que mistura de sementes usou.
    Cumprimentos
    Fernanda – Franca

  2. Fico contente por estares de volta à tua casinha com a Maria, já recuperada e bem disposta.
    Vou experimentar a granola.
    Grande beijinho.
    Pittu.

  3. Parabéns mais uma vez pela receita excelente, fico muito grato por estes momentos. E o mais importante, que o retorno dos nossos filhos ao lar sãos e salvos seja uma dádiva, os filhos são o nosso legado na Terra. Saúde a todos, e um beijinho.

  4. Bem, obrigada de coração pelas suas palavras. No meio de procedimentos dolorosos temos de proporcionar momentos mais agradáveis mas, no meio de uma pandemia, com todo o afastamento e regras que se impõem, nem sempre conseguimos passar para os utentes o carinho, cuidado e proteçãocomo gostariamos. Um abracinho especial para a Maria. Fiquem bem e façam muitas receitinhas saborosas para nós podermos apreciar e repetir. Beijinhos

  5. Olá, Maria
    É sempre com muita alegria que visito o seu site e agradeço todas as suas partilhas/ideias sempre tão interessantes. Mas, em particular, agradeço a sua simpatia e alegria contagiantes. Bem-haja!
    Tudo de bom para si e para toda a família! Um beijinho especial para a Maria

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

OS NOSSOS PARCEIROS

______________

TRABALHAMOS COM OS MELHORES

Siga-nos nas redes sociais