Truque Maria {Caldos}

Nestas semanas de isolamento, um dos conceitos acerca dos quais mais tenho reflectido é o tempo. A passagem do tempo, a gestão do tempo e a percepção do tempo. É engraçado como estas noções se alteram ao sabor das nossas rotinas. No início deste período de quarentena, era frequente ouvir o discurso do “agora que temos mais tempo”, associado à ideia de que poderíamos aproveitar o facto de estarmos em casa para fazermos mil e uma coisas que habitualmente não conseguimos… Por falta de tempo!

Desde o primeiro momento, comecei a intuir que seria exactamente ao contrário. Que o facto de estarmos mais tempo em casa não significaria que teríamos mais tempo. E cada vez mais, vejo comprovar-se isso mesmo. As tarefas domésticas a acumularem-se, as refeições a multiplicarem-se, as exigências do trabalho à distância, as miúdas a pedirem atenção, ora para brincar, ora para ajudar com as aulas virtuais… E de repente, os dias fogem-me. Esta tem sido a minha realidade: dias que parecem minutos, semanas que parecem meses. Parece contraditório, mas tem sido assim mesmo e tenho a certeza que não estou sozinha. Certo?

Por isso, por aqui, a palavra de ordem tem sido rentabilizar. Rentabilizar o meu tempo para me conseguir organizar melhor e contrariar esta sensação de constante correria. Planear e preparar tantas refeições é um dos grandes desafios para muitos de nós. Então, o que podemos fazer para simplificar a nossa vida na hora de cozinhar? Ora, neste episódio do Truque Maria partilho convosco um dos segredos mais preciosos do meu congelador: caldos feitos em casa e conservados em cuvetes de gelo, sempre prontos a usar. Uma óptima maneira de garantir pratos saborosos em momentos de maior pressa, de forma saudável e ainda por cima aproveitando alguns desperdícios (como cascas de legumes ou cabeças de camarão) que normalmente descartamos. Experimentem!

RECEITAS

CALDO DE CARNE

Ingredientes:

2 c. de sopa de banha de porco
400 g de ossos da suã
200 g de toucinho fumado
125 ml de vinho branco
1 cenoura com casca
½ alho francês (parte verde)
2 hastes de aipo
2 folhas de louro
4 hastes de alecrim
1 c. de sopa de polpa de tomate
1 c. de chá de pimenta em grão
Sal q.b.
3 L de água a ferver

Preparação:

Aqueça um tacho com a banha, os ossos da suã e o toucinho fumado cortado em pedaços mais pequenos. Deixe refogar bem até caramelizar. Regue com o vinho, deixe evaporar, junte os restantes ingredientes, tape e deixe cozinhar durante 3 a 3 h 30 minutos, até o caldo reduzir para metade.
Coe e distribua em cuvetes de gelo.

CALDO DE MARISCO

Ingredientes:

6 dentes de alho
4 c. de sopa de azeite
Cascas de 30 camarões cozidos (aprox. 330 g)
125 ml de vinho branco
1 embalagem de tomate pelado
2 folhas de louro
1 c. de sopa de manteiga
1,5 L de água a ferver

Preparação:

Refogue os alhos esmagados num tacho com o azeite, junte as cascas e cabeças dos camarões. Deixe refogar bem. Refresque com o vinho e junte o tomate, as folhas de louro, e a água. Deixe levantar fervura, tape e triture tudo com a varinha mágica. Coe e distribua em cuvetes de gelo.

CALDO DE LEGUMES

Ingredientes:

4 c. de sopa de azeite
1 cebola
4 hastes de aipo
1 bolbo de funcho
1 cenoura
Cascas de legumes a gosto
3 L de água a ferver
2 folhas de louro
5 pés de salsa
Sal q.b.

Preparação:

Refogue todos os legumes num tacho com o azeite. Regue com a água, junte as ervas aromáticas e o sal, tape e deixe cozinhar durante cerca de 2 horas até reduzir. Coe e distribua em cuvetes de gelo.

Truque Maria {Caldos} Comentários
  1. Obrigada pelas sugestões e refeições simples para as famílias. Numa altura em que parece que a próxima refeição está sempre a pedir para ser feita, tem sido uma ajuda inestimável.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

OS NOSSOS PARCEIROS

______________

TRABALHAMOS COM OS MELHORES

Siga-nos nas redes sociais