A•cei•tar 2018 {quadrados dourados de limão}

As palavras que marcam o meu ano são a aceitação e a resiliência.
Aprender a relativizar, a aceitar, a ser resiliente e conseguir receber o que a vida nos oferece.

Evitar e não permitir que a cabeça e o coração nos leve por caminhos de dúvidas, de angústias e da pergunta dolorosa do “porquê?”. Conseguir refazer a pergunta para: “Porque não?” 

Este ano foi um ano extremamente doloroso, mas ao mesmo tempo de um crescimento pessoal gigante. Perceber, aceitar e acreditar que todos os dias podemos ser melhores. Connosco e com os outros. Que independentemente do que nos possa acontecer, a nós ou quem mais amamos, estamos aqui com toda a força do mundo e carregados de amor. E aceitar… aceitar o que nos acontece.
Mas… o que é isto de aceitar? 

O dicionário diz-nos:
a·cei·tar 
(latim accepto, -are, aceitar, receber)
verbo transitivo
1. Receber o que é oferecido.
2. Estar conforme com.
3. Admitir.
4. Receber com agrado.

Tive de aprender a receber o que nos foi oferecido, sentir-me em conformidade com, assumir e admitir e, no final receber com o agrado possível. Como? Aceitando, de verdade. O cancro é a doença deste século, temos de aceitá-la e lutar muito contra ela. Aceitando que ela existe, vamos conseguir lutar com mais força e com maior resiliência. 

Se há pessoa que é resiliente é a minha mãe e eu aprendo diariamente com ela. Ela, envolta numa aura de luz e de muita energia consegue ensinar-me a ser…

re·si·li·en·te 
(latim resiliens, -entis)
adjectivo de dois géneros
1. [Física]  Que é capaz de retomar a sua forma original depois de sofrer 
impacto ou deformação; que tem elasticidade, resiliência.
2. [Figurado]  Que tem a capacidade de recuperar após um revés ou de 
superar situações de crise, adversidade ou infortúnio; que demonstra 
resiliência (ex.: pessoa resiliente).
3. [Figurado]  Que é flexível (ex.: sistema resiliente).

Fazendo um apanhado deste ano, acho mesmo que só com resiliência é que fui capaz de ultrapassar todas as vicissitudes que foram acontecendo. Não posso negar que existiram momentos em que tive de me ausentar do escritório, que durante alguns meses foi mesmo difícil conciliar tudo. Mas foi e é possível conciliar tudo.

A nível pessoal encontrei uma força que não conhecia e um amor que une a minha família  que se revelou gigante e avassalador. As minhas filhas cresceram e tornam-se a cada dia mais especiais e só me posso sentir abençoada. 

A nível de trabalho o crescimento da empresa traz muitas dores de cabeça, mas é realmente um orgulho gigante perceber que construí uma segunda família. Que estamos aqui de mangas arregaçadas, que evoluímos diariamente e desenvolvemos e recriamos receitas, sabores e texturas todos os dias. Os nossos trabalhos são cada vez melhores, as nossas instalações vão crescer, novos projectos vão acontecer e muitas, mas mesmo muitas novidades serão reveladas.

Que posso desejar para o próximo ano?

O que mais desejo é saúde. Para mim, para os meus, para todos. Caramba, é mesmo o maior desejo que tenho. Quero muito que a minha mãe fique curada. Depois quero manter a minha força, a minha resiliência, cada dia mais forte, mais capaz.

Em relação à empresa quero muito conseguir cumprir com os objectivos ambiciosos que tenho. E conto convosco para me ajudarem a manter-me fiel a mim mesma e que vos consiga trazer as receitas mais apetitosas e muitas receitas saudáveis.

Ainda este ano trago-vos mais um doce. Para fazerem para o ano novo. Um doce que representa de alguma forma a minha vida. Uma vida construída de pedaços, com sabores agridoces que só assim faz sentido.

Quadrados de limão com azeite e flor de sal

Ingredientes

Para a base
155 g de farinha
50 g de açúcar
25 g de açúcar em pó
1 c. de chá de raspa de limão
1 pitada de sal fino
140 g de manteiga fria

Para o creme
180 ml de sumo de limão
300 g de açúcar
2 ovos
3 gemas
2 c. de chá de amido de milho
1 pitada de sal
60 g de manteiga
60 ml de Azeite Oliveira da Serra
1 c. de sopa de raspa da casca de limão
Açúcar em pó q.b. para polvilhar
Flor de sal

Preparação
Pré-aqueça o forno a 165ºC.
Para a base, coloque a farinha, os açúcares, a raspa de limão e o sal numa taça e misture. Junte a manteiga, cortada em cubos e amasse com as mãos ou bata com uma batedeira elétrica (com pás para a massa) até obter uma massa uniforme e consistente. Coloque a massa numa forma quadrada de 22×22 cm forrada com papel vegetal e pressione bem. Leve ao forno durante 30 minutos ou até ficar dourada.
Para o creme, coloque num tachinho o sumo de limão, o açúcar, os ovos, as gemas, o amido de milho e o sal e aqueça em lume médio, mexendo sempre, até ferver e engrossar (cerca de 4 minutos). Deixe ferver durante 30 segundos e retire do lume. Passe por um coador fino e junte a manteiga, o azeite e a raspa de limão.
Retire a base do forno e verta por cima o creme de limão. Leve novamente ao forno, durante 15 minutos. Deixe arrefecer completamente, corte em pequenas fatias, polvilhe com o açúcar em pó e com a flor de sal e sirva.

Post patrocinado

A•cei•tar 2018 {quadrados dourados de limão} Comentários
  1. Boa noite, desejo-lhe muitas felicidades e, nelas, incluo a saúde, a recuperação da Senhora sua Mãe; tudo de bem e de bom, no sentido Familiar, social e profissional.
    Dou graças a Deus, por poder beneficiar, como tantos outros seres humanos….da sua presença, dos seus conselhos, dos seus saberes e sabôres, ”agridôces”, mas que tanto nos ajudam a crescer, em momentos que, por vezes, são tão inesperados e tão trágicos. Obrigado, bem haja!

  2. Obrigada pelas suas palavras.
    Que os seus desejos se venham a concretizar em 2019.
    A receita deve ser deliciosa, nim.dia especial voi fazê-la e lembrar-me de si.

  3. Gosto de ti, da tua mãe, da tua energia e da vossa luz! Por isso, para este ano quero que brilhem juntas e se não for pedir muito ir jantar a Matosinhos uma bela francesinha com as duas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

OS NOSSOS PARCEIROS

______________

TRABALHAMOS COM OS MELHORES

Siga-nos nas redes sociais