re•no•var 2018

Este ano foi verdadeiramente um ano cheio. Carregado de importância e de mudança.
Foi o ano mais difícil da minha vida, não há qualquer dúvida. Mas a dificuldade não é sinónimo de amargura, tristeza ou angústia. Encontrei na dificuldade ao longo destes últimos 365 dias, a possibilidade e a capacidade de me reinventar, de recomeçar, de me repetir. De conseguir substituir por melhor, de renovar sentimentos, de me excitar de novo, de me rejuvenescer, de me relembrar.

Foi, também, o ano em que morreu o meu pai. E a angústia de o ver sofrer nos últimos tempos da sua vida marcaram para sempre a minha existência. Com o fim terrível do meu pai, renovei a certeza de que a nossa saúde importa para nós, mas também para os outros. Fiquei com a certeza de que temos a obrigação de ser o mais saudáveis possível, devemos isso a quem nos ama. Foi uma morte difícil, mas este foi o ano difícil.

A minha saúde também me prega partidas, mas com os meus altos e baixos aprendi a respeitar os sinais do corpo. A ouvir atentamente e tentar antecipar algo de pior. E esta será uma das minhas maiores resoluções. Respeitar o meu corpo e o meu ritmo. Manter-me mais calma, obrigar-me a uma maior sensatez e mais descanso.

Mas, foi o ano do lançamento do meu primeiro livro de culinária. 12 ingredientes, 60 receitas para toda a família. Um projecto elaborado no ano anterior, mas lançado este ano. E foi, também, o ano em que me assumi como empresária. O ano em que defini a minha empresa como agência de comunicação de culinária. E hoje somos 12 pessoas, que trabalhamos afincadamente para trazer para os nossos leitores e clientes o que melhor se faz de culinária pelo mundo. Exploramos a fotografia de comida, o food styling, os vídeos de comida, fazemos livros de culinária chave na mão. Somos cozinheiros, criativos, designers, formadores, escritores, nutricionistas, videógrafos, accounts, gestores, contabilistas… enfim, somos uma equipa cheia de ideias. No nosso escritório branquinho e cheiroso arregaçamos as mangas e cozinhamos ideias.

Este ano de 2018 prevê-se ainda mais positivo para a empresa.
Tenho de agradecer a toda a minha equipa. A quem está e a quem já esteve. A quem vem, também e a todos os que acreditam neste projecto. Só convosco é que este desafio é possível.

E, por isso, os meus votos para 2018 são os de renovar.

Re•no•var

  1. Tornar novo; melhorar.
  2. Consertar.
  3. Recomeçar; repetir.
  4. Substituir por coisa melhor.
  5. Dar o aspecto de novo a.
  6. Trazer novamente à lembrança.
  7. Excitar de novo.
  8. Renovar sofrimentos.
    9. Rebentar ou desabrochar de novo.
    10. Reaparecer; suceder-se.
    11. Rejuvenescer.
    12. Repetir-se.
    13. Aparecer de novo.

Os meus maiores desejos reforçam a ideia de nos conseguirmos renovar. Mais do que esperar que o ano novo traga algo de bom, o que é importante é nós mudarmos para melhor. A mudança está em nós próprios.

Obrigada a todos os meus leitores.
Feliz ano 2018!

re•no•var 2018 Comentários
  1. Sê muito feliz este ano…sei que farás por isso, como sempre o fizeste…
    Essa garra que sempre demonstraste torna-te um exemplo para mim…e para todos os que te rodeiam certamente…
    Estou sempre aqui, ao longe, mas sempre perto, a acompanhar o teu sucesso ?
    Ana

    1. Minha doce Ana. Estes 300kms que nos separam são realmente algo bloqueador, mas sinto com o mesmo carinho a tua amizade. És daquelas pessoas que esteve sempre aí, sempre! obrigada por isso. Adoro-te muito. Um bom ano para ti e para os teus filhotes. Que seja um ano renovado de energias e que consigas realizar os teus sonhos.

  2. Boa noite, tenho a certeza que tudo c que passou em 2017 só lhe trouxe mais força para vencer tudo em 2018. O lema é foco, trabalho e um sorriso nos lábios que depois tudo acontece.?Feliz Ano??

    1. Isso mesmo Isabel. Nas dificuldades ver a lição para enfrentar os próximos obstáculos. É nos problemas que encontro as soluções para a vida.
      beijinhos enormes. Votos de um ano renovado! <3

  3. Maria João,
    o sucesso faz-se com criatividade, com trabalho, com perseverança e com acreditar. A Clavels Kitchen é o exemplo perfeito de tudo isto.
    Que 2018 seja a continuação deste sucesso. Acompanharei o mais possível, porque a minha admiração por ti, pelo teu trabalho e por toda a equipa é imensa. Não espero nada menos do que o melhor.
    E obrigada por tudo. Sempre!
    Ana Barbosa

      1. Olá Ana, é sempre com imenso prazer que te leio. muito obrigada por esteres sempre desse lado. É por pessoas como tu que este trabalho faz tanto sentido. Muito obrigada. Um beijinho grande e votos de um ano excelente.

  4. Maria João desejo a todas vocês um ano tão enriquecedor e cheio de sucesso quanto foi este último. Merecem!
    Beijinhos

    1. Minha linda Gi, tenho muitas saudades tuas. Quando é que nos vens visitar.
      Beijinhos enormes e votos de um ano espectacular.

  5. Maria João eu também tenho muitas tuas!! Ao fim de semana é sempre mais simples mas também não estão aí ? Durante a semana saio às 17:30 ou 19:00 do trabalho (muda sempre de 8 em 8 dias). Estive aí no ws de receitas de Natal e encontrei a Deolinda, foi o máximo 🙂 <3 Entretanto ela vem cá a casa 🙂 Beijinho <3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

OS NOSSOS PARCEIROS

______________

TRABALHAMOS COM OS MELHORES

Siga-nos nas redes sociais