O poder no feminino {Granola Salgada de Bacon e Tomate Seco}

Há pouco mais de um ano que abri a minha empresa. Como tantas vezes desabafei neste blogue, esta decisão foi das mais complicadas e arriscadas da minha vida. Mas hoje, passado tão pouco tempo não podia estar mais feliz e concretizada. O dia da mulher está aí a chegar e se há dia que eu gosto é o 8 de Março. Apesar de se ter transformado num dia super comercial, em que o que interessa é dar uma flor às mulheres, o 8 de Março é bem mais importante do que dar uma rosa às mulheres.

É sempre importante relembrar o que 8 de Março significa. Em 1908 um grupo de mulheres fabris reivindicaram ordenados e direitos iguais aos dos homens. Essas mesmas mulheres foram brutalmente assassinadas num incêndio na mesma fábrica.

Estamos no século XXI e ainda hoje temos pessoas como o eurodeputado polaco que vem dizer coisas como “É claro que as mulheres devem ganhar menos do que os homens, porque são mais fracas, são mais pequenas, são menos inteligentes. Elas devem ganhar menos. É tudo.” Não há palavras para qualificar tamanha imbecilidade. O pior é que este é dos que fala, mas quantos outros sentem e pensam da mesma forma? E é por isso, que ainda hoje, sofremos diferenças gigantes. Mas honestamente, há contra-argumentos para este senhor? Não há. Na minha perspectiva há acções, há provas e há combate.

Hoje, aqui na Clavel’s, fazemos todo o trabalho que nos compete. Somos um grupo de [já!] 5 mulheres, cheias de força, perspicácia, criativas, dinâmicas e cheias de vontade de mostrar ao mundo da força e o poder no feminino! Não, não preciso de provar a ninguém que somos capazes, basta abrir os olhos e ver.

Sim! Tenho muito orgulho em tudo o que estamos a construir. A minha equipa é a melhor equipa do mundo e no que depender de mim, estarei sempre de mangas arregaçadas e com uma equipa motivada e capaz de enfrentar qualquer obstáculo.

No dia 8 de Março estarei, orgulhosamente, no Porto Canal, no programa As Grandes Manhãs, onde mostrarei uma parte da minha equipa e onde estaremos a apresentar receitas super nutritivas, deliciosas e que nos fazem ainda mulheres mais poderosas.

Uma das receitas será esta que partilho aqui convosco em antemão.
Esta é uma granola salgada! Não é um espanto? Imaginem as possibilidades imensas onde poderemos utilizar esta granola. Em saladas, como recheio de peixe assado, como topping em sopas, como tempura… meu Deus, até salivo!
Vejam na mesma no Porto Canal, pois terão umas surpresas! 🙂

Granola Salgada de Bacon e Tomate Seco

Ingredientes:

Para a granola
3 chávenas de aveia
2 c. de sopa de sementes de sésamo brancas
2 c. de sopa de sementes de sésamo pretas
2 c. de sopa de sementes de abóbora
2 c. de sopa de sementes de linhaça
2 c. de sopa de sementes de girassol
2 c. de sopa de amêndoa laminada
2 c. de sopa de amendoins picados
2 ramos de alecrim (sem o pau)
2 c. de sopa de cebola frita
120g de bacon em fios*
4 tomates secos partidos finamente

Para a calda
75g de manteiga
100g de gordura de bacon
50ml de maple syrup ou mel
2 ramos de alecrim

Preparação 

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque os fios de bacon num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno até tostarem (sem queimar).
Numa taça, misture todos os ingredientes da granola, excepto a cebola frita.
Coloque num tachinho a manteiga, a gordura do bacon, o maple syrup e os ramos de alecrim e deixe cozinhar em lume médio, mexendo sempre, até estar tudo derretido.
Verter sobre e a mistura de aveia e envolver bem.
Retirar o bacon do forno e reduzir a temperatura para 140ºC.
Espalhar a granola num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno durante cerca de 50 minutos (mexendo a cada 15 minutos) até ficar uniformemente dourada.
Assim que estiver pronta, retire do forno e deixe arrefecer. Remova os pedaços maiores de bacon tostados e junte a cebola frita, o bacon em fios e o tomate seco.

*compra-se o bacon já em fios no supermercado.

O poder no feminino {Granola Salgada de Bacon e Tomate Seco} Comentários
  1. Vi ontem esse ser a falar das mulheres e sinceramente até me emocionei pela dor que senti por todas as que ainda sofrem nas mãos de pessoas como aquela :'(
    Um beijinho grande e continuação de muito sucesso.
    (Estou a salivar com esta granola hihihi)

  2. Já tinha visto a granola no instagram, mas ainda gosto mais acompanhada deste post. O Dia da Mulher faz sentido enquanto houver mulheres que sofram de discriminação, violência, e não tenham os mesmos direitos e oportunidades por terem nascido com uma combinação de cromossomas diferente.

  3. Cá está ela, a granola do demo, lol!
    Esta nã me escapa um dia destes, pois a que tenho hoje no blogue é excelente e viciante, mas bacon é a palavra proibida para mim e cotrola-me logo todos os sentidos…
    Quanto às mulheres e ao dia das mulheres, como diz o ditado, os cães ladram e a caravana passa.
    Beijinhos,
    Lia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *