Parabéns Clavel’s Kitchen! {Tábua de queijos e enchidos – requeijão com paprika e ervas; puré de ervilhas e húmmus}

Hoje faz um ano da abertura da Clavel’s Kitchen. Foi um ano intenso, cheio de emoções, cheio de altos e baixos.

É difícil resumir um ano inteiro aqui em poucas linhas, mas foi o ano em que virei totalmente a minha vida do avesso. Virei-a do avesso e descobri que o avesso afinal era o lado certo. E isso, sim, é talvez a minha maior gratificação.

Há um ano tinha a minha Margarida 6 meses, eu estava ainda meia zonza com que o que tinha acabado de decidir. Muito a medo de tudo o que estava a construir. Continuava a dar aulas na Soares dos Reis, como professora de multimédia, algo que tanto amava fazer. Tantas e tantas vezes me interrogava: “Porque estás a fazer isto?” Era uma pergunta que talvez fosse mais complicada para mim própria responder, do que as pessoas que me rodeavam. O entusiasmo e alegria com que dava corpo ao meu projecto respondiam a esta questão, mas eu sabia que não estaria longe a decisão de sair do meu emprego principal. O problema, sabem?, é que eu amava dar aulas. Esta decisão surgiu agora, só agora, passado um ano inteiro. Com uma licença sem vencimento pelo meio, mas finalmente ganhei coragem e demiti-me. Foi a coisa mais difícil e corajosa que tive de fazer na minha vida até agora.

Sei que foi, também, a decisão acertada, e que este projecto, que ainda é bebé, é um projecto que está a crescer a olhos vistos. A equipa vai crescendo, as responsabilidades são enormes, cada vez maiores, o mundo do backstage é bem complicado. A contabilidade é a parte pior, detesto papéis, facturas, contas e continhas, e somos muito poucas a tratar destas coisas todas. Há tanta coisa que não é nada bonita e muito menos glamorosa. Noites que durmo ansiosa porque vai haver um curso importante, ou porque vou receber alguém que tanto admiro, ou porque tenho trabalhos e emails para responder!

Mas no final olhamos para o resultado e é incrível. Bolas, fui eu que o construí, com o meu suor, as minhas lágrimas, o meu desespero e muitas vezes contra tudo e todos. E esse é o verdadeiro prazer.
O que era um projecto embrião sem ter um rumo ainda muito definido, é hoje uma escola de formação, na área da culinária e de fotografia e food styling, que em breve será certificada!

Melhor ainda, é quando me rodeio das melhores pessoas do mundo e saber que hoje tenho uma equipa que colabora e veste a camisola é algo que me deixa nas nuvens. Pessoas que dão o litro e que são tanto como eu aqui dentro.

E, claro, que nada disto seria possível se eu não tivesse a ajuda maravilhosa de muita gente. Em primeiríssimo lugar, não me canso de publicamente agradecer ao meu marido, que me apoia incondicionalmente e que me ajuda tanto fisicamente, como psicologicamente e informaticamente (eheh). Obrigada Miguel!

Obrigada a todos os meus amigos, Marcelo, Ernesto, Cátia, Magda, Tito, Joana, Ana, Marta, Tita, por todo o apoio que sempre me deram e toda a força quando mais precisei.

À minha família, que são o meu pilar, o amor incondicional.

À Rita por ter feito acelerar o caminho da Clavel’s Kitchen e por ter acreditado neste projecto.

À Marina e à Teresa por tudo. Caramba, nem sei como vos agradecer… Amanhã festejamos com um copo de vinho ao almoço!

Obrigada a todos os parceiros e patrocinadores, que apostam diariamente em nós, que nos preenchem a cozinha com os melhores produtos. Aqui só temos, realmente, o melhor! 🙂

E, finalmente, a vocês, que estão aí desse lado, que sem vocês é que este projecto seria totalmente impossível. A todos vocês, que me leem, que seguem este bebé e aos meus queridos clientes. Obrigada, mil vezes obrigada!

Que este seja o primeiro de muitos anos e que daqui a um ano a equipa seja muito grande e que possamos tirar uma foto com toda a gente a festejar! Ficam, desde já convidados! 😉

Para festejar uma data destas, nada melhor do que uma tábua de queijos e enchidos, com frutas, doces e alguns petiscos homemade! Uma tábua linda, que ficou ainda mais bonita com a loiça da Tescoma.

Requeijão com paprika e ervas
Ingredientes:
250g de requeijão
1 c. de chá de paprika picante
1 c. de café de alho em pó
1 c. de sobremesa de coentros picados
1/4 de malagueta picada muito finamente
Sal q.b.
Pimenta preta moída na hora q.b.
Preparação:
Misture todos os ingredientes e coloque numa tacinha para servir.
Puré de ervilhas com tomate seco 
Ingredientes:
1 chávena de ervilhas congeladas
1 dente de alho
4 tomates secos
Sal q.b.
Pimenta preta moída na hora q.b.
Preparação:
Coza as ervilhas e tempere a água com sal e um dente de alho.
Retire o alho e escorra as ervilhas. Com a ajuda de uma varinha mágica, reduza-as a um puré juntamente com o tomate seco. Coloque numa tacinha para servir.
Húmmus
(receita da nossa querida Chef Lee)
Ingredientes:
400 g de grão-de-bico
3 dentes de alho
40 g de Tahine (pasta de sementes de sésamo)
20 ml de sumo de limão
Água morna
60 ml de azeite
Sal
Pimenta
Cominhos
Preparação:
Com a ajuda de um robot de cozinha triture todos os ingredientes.
Nota: Pode servir todos estes purés, cremes, patés, sobre tostas, pão torrado ou com palitos de cenoura e pepino, decorado com sementes de sésamo tostadas, pimentão-doce, ervas aromáticas ou com molho de iogurte e pepino.
Nota 2: Obrigada à Tescoma por ser mais uma marca que acredita na Escola Clavel’s Kitchen. É realmente um prazer estarmos rodeados do melhor!
Parabéns Clavel’s Kitchen! {Tábua de queijos e enchidos – requeijão com paprika e ervas; puré de ervilhas e húmmus} Comentários
  1. Parabéns! Pela pessoa que é e pelo percurso que partilha connosco. Conheço-a através da Ana Limão que a elogiava como professora e não só, e é como se a conhecesse pessoalmente! A si, às suas princesas, à avó Lurdes, etc Uma família linda que partilha afectos com esta família mais global. E quem assim é só pode ser feliz e partilhar felicidade com os demais! Parabéns e continue a mimar-se/nos com os melhores sabores da Vida! Beijinhos

  2. Clavel,
    Este foi o teu primeiro ano de um projecto de sucesso, pois com a tua garra, o teu sentido empreendedor e sendo a pessoa trabalhadora e que luta pelos seus sonhos (como todos já percebemos que és), não há que ter medo e há que fazer o que tens feito, mesmo perdendo algumas noites de sono. Ir em frente e acreditar!!
    Muitos parabéns e, eu, não tenho dúvidas de que celebrarás muitos anos de sucesso e ainda se hão-de ver muitas "Clavels Kitchens" espalhadas pelo País!!
    Os petiscos são a minha cara e está uma tábua lindíssima e muito bem recheada essa que nos apresentas.
    Um beijinho,
    Lia

    1. Olá minha querida Lia,

      Muito obrigada pelas tuas sempre simpáticas palavras!
      Vocês que estão daí desse lado fazem parte deste projecto, são parte deste projecto. Muito obrigada pela tua assiduidade. É um prazer!

      Um beijo enorme. Ainda estou à espera da tua visita! 😉
      Obrigada e um beijinho,
      Mª João

  3. Parabéns, Maria! A felicidade pede coragem, você teve 🙂 Daqui do outro lado do Atlântico envio vibrações positivas para sua kitchen crescer ainda mais. Não tenho planos agora de ir a Portugal, mas quando isso acontecer quero muito conhecer seu espaço 🙂 Bjs!

  4. Ainda não tinha conseguido vir comentar este post.
    Sabes, dizem que a sorte protege os audazes…mas acho que ambos sabemos que nem sempre é assim…podemos ser audazes, mas se depois não dermos "o litro" lá vai a "audácia" e a "sorte" pela "pia abaixo".
    E tu deste (e dás) o litro…tantas vezes fiquei preocupada que transbordasses com tanto a que te propunhas, tantas vezes o teu corpo te avisou também…mas contra tudo e todos tu trilhaste esse caminho, propuseste-te a mais e mais e melhor…superaste as imensas adversidades que te foram colocadas (e sabemos muitas vezes que não foi fácil), e agora?
    Agora vais colhendo os frutos do que semeaste…e curiosamente, vais te propondo mais coisas e superando…
    Lembro-me de repente de uma frase de uns desenhos animados que se aplicam a tudo o que fizeste, fazes e hás-de fazer "Para o infinito, e mais além"…
    Parabéns minha querida…adoro-te desmesuradamente <3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

OS NOSSOS PARCEIROS

______________

TRABALHAMOS COM OS MELHORES

Siga-nos nas redes sociais