Coroa de espinafres

No meio das tarefas de mamã, com duas filhas, torna-se bem complicado arranjar tempo para conseguir fazer as receitas e fotografá-las. Não é a primeira vez que me queixo dessa falta de tempo, mas realmente é o que sinto.

Sou uma pessoa bastante activa, estou em mil projectos ao mesmo tempo, e estar em casa “presa” é complicado para mim. Desta vez, com a Margarida, já me protejo mais. Comecei a ir ao ginásio e para além de me ajudar a ir à minha forma mais rapidamente, ajuda-me a espairecer.

Claro que mal chego a casa encho-a de beijos e sinto a falta dela (sentimentos ambíguos estes, não espanta que hajam tantas depressões pós-parto). E quando chego, normalmente sou brindada com um sorriso grande. E isso, vale tudo.

Brevemente vou recomeçar a estudar, não me esperam tempos fáceis e muito menos desafogados. Irei necessitar de horas extra e não sei muito bem como me irei aguentar. Mas não terei outra hipótese. 🙂
Conto convosco, para estarem desse lado, pacientemente à espera, sem me abandonar.

Hoje consegui trazer-vos uma receita que estava na lista há já algum tempo. É deliciosa e linda. Óptima para uma entrada, para servir num jantar de amigos, ou então ser mesmo a refeição principal, acompanhada de uma salada (que foi o caso).

Coroa de espinafres
(Receita adaptada da revista Continente Magazine, nº53)

Ingredientes:

1 embalagem de massa folhada redonda
1 embalagem de espinafres frescos
3 dentes de alho
2 chalotas
150g de bacon (opcional)
2c. de sopa de azeitonas pretas sem caroço
200g de mozzarela ralado
3 c. de sopa de maionese (eu fiz a minha, mas podem usar de compra)
sal e pimenta q.b.
azeite extra virgem q.b.
1 ovo
queijo da ilha q.b.

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Numa frigideira refogue o alho e as chalotas com um fio de azeite. Coloque o bacon, Depois de alourar coloque os espinafres e tempere com sal e pimenta a gosto.

Retire da frigideira e coloque num recipiente para que arrefeça.
Junte o queijo mozzarela, a maionese e as azeitonas. Envolva tudo muito bem.

Corte a massa folhada em 16 triângulos, disponha os triângulos com a parte mais larga no centro. Disponha em coroa o recheio e cubra com a massa, pegando na ponta oposta.

Pincele com o ovo batido e polvilhe com o queijo da ilha.

Leve ao forno por 20 minutos, ou até que esteja bem dourada.

Coroa de espinafres Comentários
    1. Olá Márcia,

      Faço muito fácil.
      No copo da varinha mágica coloco um ovo, 1c. de chá de mostarda, 1 pitada de sal, 1c. sopa de coentros, uma pitada de pimnta preta e um dente de alho pequeno. Coloco a varinha mágica e cubro a parte debaixo (onde tem a lâmina) com azeite. Ligo a varinha mágica e não a tiro do fundo, deixo que a mistura suba e só depois levanto 3 vezes a varinha.
      Olhe, aqui está um bom post com vídeo… tenho de fazer. 🙂

      Beijinhos,
      MJ

  1. Olá Clavel,
    Isto de ser mãe tem os seus senãos (ões), mas com força de vontade e o poder de super mãe, há tempo para tudo.
    Adoro esta coroa, pois sou louca por este tipo de "bolo" salgado e este enche-me mesmo as medidinhas todas, além de que ficou lindíssimo!
    Um beijinho,
    Lia.

  2. Olá Maria João!
    Também vi essa coroa na Continente Magazine e achei o máximo, mas aqui entre nós, a tua ficou bem mais linda. 😉
    Boa sorte com todos esses projectos e mesmo que o blog fique para segundo plano, o que interessa é que estejas e sejas feliz, com as tuas minis e o teu marido. 😉
    Um beijinho.

  3. Salgados é comigo hehe e fiquei a babar por esta coroa 🙂
    quanto à falta de tempo, percebo-te bem. Acho que és uma super mulher, muitas vezes me pergunto como consegues te meter em tanta coisa ao mesmo tempo (e mt bem em todas o que é ainda mais dificil) eu vou continuar aqui à tua espera e destas receitas tão boas 🙂 por mais que gostassemos de nos de nos dedicar a isto o tempo inteiro, não é um full time job. um beijoca grande***

  4. Olá!
    Ser mamã não é tarefa fácil, mas com uma boa dose de paciência e muito amor tudo segue o seu caminho. Boa sorte nestes teus projetos! Que sejas muito feliz!
    Adorei a tua coroa (também a tenho marcada para experimentar)! Parece-me muito apetitosa!
    um beijinho e não te preocupes que nós estamos sempre por cá à espera das tuas delícias

  5. Gostei desta coroa, sim, que eu também sou uma princesa 🙂
    Oh, vais estudar o quê? Eh eh eh, para ver se quero estudar também. Ainda não saí da cepa torta com as minha lições de grego, tenho mesmo que me dedicar a sério!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *