Um tronco de chocolate com um giveaway

Olá! Afinal ainda por cá ando. Apesar de muito pesada, quase a rebolar pela cozinha não podia deixar de fazer esta receita para vocês e dar-vos a oportunidade de vos oferecer esta maravilhosa forma de bolo em forma de tronco. Excelente para esta época, os vossos troncos de natal vão fazer um sucesso.

Como todos sabem, o projecto Clavel’s Kitchen irá arrancar no próximo ano e, então, a Metalúrgica juntou-se a nós patrocinando a cozinha com as suas maravilhosas e excelentes formas para bolos, tortas, pudins, cupcakes, etc. Como tal gostaríamos, também, de partilhar convosco esta nossa parceria, podendo de alguma forma agradecer a quem nos segue tão carinhosamente.

O giveaway é composto, como sempre, por algumas regras e o anúncio do vencedor será no durante dia 17 de Dezembro. Caso a Margarida resolva nascer antes desta data e eu esteja no hospital sem conseguir dar-vos um feedback, já tenho quem me ajude com o passatempo, mas poderá implicar alguns atrasos no anúncio. Posso contar com a vossa compreensão, certo? 🙂

Para se habilitarem a este giveaway terão de cumprir as regras anunciadas no facebook, aqui.

Tronco de chocolate, romã e pimenta rosa
(receita adaptada do livro How To Be A Domestic Goddess)

Ingredientes para o bolo:

200g de farinha
200g de açúcar
1 c. de chá de fermento em pó
1 c. de café de bicarbonato de sódio
40 g de cacau em pó de excelente qualidade
175g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
2 ovos XL
1 c. de sobremesa de pasta de baunilha
250ml de iogurte grego natural

Ingredientes para a cobertura:

150g de chocolate negro (80%) de alta qualidade
1c. de sopa de manteiga
2c. de sopa de golden syrup
1c. de chá de pimenta rosa
Bagas de romã para decorar
Açúcar em pó para decorar

Preparação do bolo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Coloque todos os ingredientes num robot de cozinha e misture tudo até ficar homogéneo.
Coloque na forma e leve ao forno reduzindo a temperatura para os 150ºC, durante sensivelmente 40 minutos ou até fazer o teste do palito e este sair seco.

Preparação da cobertura:

Derreta o chocolate com a manteiga em banho Maria. Tempere com o golden syrup e com a pimenta rosa. Mexa bem.

Montagem do bolo:

Quando o bolo estiver frio polvilhe-o com açúcar em pó e depois regue com a cobertura de chocolate. Decore com as bagas de romã.

Nota: Apesar de ter esta ideia desta receita há mesmo muito tempo, não posso deixar de referir que quem seguir a Helena do Sabores de Canela poderá sentir uma aproximação à última receita dela. Foi mera coincidência a mistura dos sabores: chocolate e romã, mas como a Helena é uma constante inspiração tenho mesmo é de a referir. E vejam a receita dela, é uma delícia e sim… as fotografias dela são de ficar a babar. 🙂 Quem me conhece bem sabe o quanto a admiro enquanto blogger e fotógrafa. Beijinhos, Helena.
Um tronco de chocolate com um giveaway Comentários
  1. Maria João
    Nestes anos de blogger aconteceu-me umas 4 vezes, a ultima foi com uma receita de Pascoa, alguém me alertou mas eu não conhecia a pessoa. Coincidências existem mas tantas como a net revela não!
    Atitudes como esta dão-nos alento para continuar a acreditar que vale a pena ( e não nos sentirmos alienigenas).
    Ficou lindo e bem alusivo à época. Também vou fazer um a pedido da nora, mas nem vou publicar.
    Que os proximos dias tragam muita felicidade para toda a família.
    Beijo

  2. Olá Maria João!
    Este post está fantástico, adoro o ambiente natalício que recreaste e esse tronco só pode ser delicioso, aliás coisa a que já nos habituaste nas tuas receitas.
    Quanto à Margarida, não podia deixar de te desejar que tudo corra da melhor forma possível, que seja uma hora muito pequenina e que essa bebé abrace o mundo com muito boas energias e vos traga as maiores felicidades.
    Um grande beijinho e umas Festas Felizes, que este ano serão com certeza ainda mais felizes.

  3. E eu que ainda não tinha vindo aqui 🙁 Pronto agora de em vez de 3 mando 4 beijos, tudo de bom para ti e para os teus, eu cá estou no sitio do costume para alegrar os teus dias. Love you girl

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *