Granola de canela e banana

Aqui em casa somos uns verdadeiros apaixonados por granola. Temos o costume de ir até a um restaurante aqui em Matosinhos que serve taças de gelado açaí e granola que são muito boas. São muito boas, mas sempre iguais e não há nenhum lado onde possamos escolher mais sabores, mais diversidade. Só mesmo em casa é que posso dar largas à imaginação e variar os sabores e combinações.

Fazer granola é das coisas mais simples que podemos fazer. Não dá praticamente trabalho nenhum. Pode ficar um pouco cara, dependendo dos frutos secos que resolvermos utilizar. Eu nesta receita usei uma base de aveia e depois comprei um saquinho de mistura de cereais que estava em promoção no continente. Faz toda a diferença, porque tenho uma variedade incrível: sementes de linhaça, girassol, goji, uvas passas, nozes, amêndoas, avelãs…

Nós aqui em casa comemos muito com iogurte natural, mas fica óptimo com leite, leites vegetais e maravilhoso como topping para alguns bolos.

Granola de canela e banana

Ingredientes:

300g de aveia
Mix de frutos secos, comprei um saquinho no continente que continha:
      1c. de sopa sementes de girassol
      1c. de sopa de goji
      1c. de sopa de uvas passas
      1c. de sopa de sementes de linhaça
      1c. de sopa de amêndoas
      1c. de sopa de avelãs
      1c. de sopa de nozes
4 c. de sopa de chips de banana
1 c. de sopa de óleo de coco (pode substituir por manteiga ou óleo)
1 c. de sopa de maple syrup (pode substituir por mel)
2 c. de sopa de canela em pó

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 190ºC
Derreta o óleo de coco juntamente com o maple syrup num tachinho.
Num tabuleiro de ir ao forno, proteja-o com uma folha de papel vetegal e coloque todos os frutos secos e sementes (excepto as chips de banana) e polvilhe-as com a canela. Regue com o óleo e o maple syrup.
Leve ao forno durante sensivelmente 15 a 20 minutos ou até ficarem douradas. Mais ou menos a meio, mexa a mistura das sementes para que aloirem por todas.

Retire do forno e junte as chips de banana. Deixe arrefecer por completo e separe as que ficaram coladas. Coloque num frasco hermético e saboreie com o iogurte, o leite ou mesmo ao natural.

Granola de canela e banana Comentários
  1. Desde que me estreia na granola caseira que fiquei completamente viciada 🙂
    Mal acaba, outra fornada tem de sair… Adoro estes sabores e certamente experimentarei!
    Não conhecia estes chips de banana.

    Bjinhos

  2. Olá Maria João! Também estou uma apaixonada por granola 🙂 Adoro com iogurte natural e fruta 🙂 A mais pequena também já come com iogurte, só falta converter o mais velho e o pai 😉 Adoro as tuas receitas. Quando puderes partilha mais algumas combinações por favor 🙂 Agora que descubri a aveia sem glúten não quero outra coisa. Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *