E se eu vos disser…

… que esta receita é 100% saudável?

Parece mentira, mas não é. Esta receita, muito inspirada no workshop “Yoga & Healthy Cooking” dos Green Kitchen Stories na casa Vinyasa, que fui no fim-de-semana de 5 e 6 de Abril, não leva nenhum ingrediente que faça mal e é incrivelmente saborosa.
Se oferecer esta sobremesa/doce a alguém e disser que é uma tarte de mousse de chocolate, com uma base de bolacha de chocolate e um topping de pêra-abacate, toda a gente acreditaria. Mas não é. Não leva açúcar, não leva farinha, não leva ovos, não leva corantes, não leva leite… 🙂 Ehehehe
Mesmo assim, acreditem em mim, é mesmo saborosa. Ficamos a lambermo-nos com esta tarte.

Durante o workshop, a que tive o prazer de ir, o David e a Luise apresentaram-nos um crumble de chocolate e amêndoas com mousse de lima e abacate. Amei o sabor do crumble com o abacate, e pensei logo em várias hipóteses. Tenho já algumas ideias para ir fazendo, mas esta receita fi-la logo, mal tive oportunidade. E ainda pensei em fazer mais tosca, numa taça, ou num copo, mas optei por uma imagem mais “gourmet” muito para provar que estas receitas super boas, fáceis e muito saudáveis, podem ser apresentadas e “vendidas” como receitas super elaboradas. 🙂

Tarte de mousse e pêra-abacate

Ingredientes (para 2 mini-tartes):

Para a base:

10 tâmaras secas sem caroço
2c. de sopa de cacau em pó

Para a mousse de chocolate:

6 tâmaras secas sem caroço
sumo de 1/2 lima
Raspa de 1/2 lima
1 e 1/2 pêra abacate
1c. de sopa de cacau em pó

Para a mousse de pêra abacate

3 tâmaras secas sem caroço
sumo de 1/2 lima
Raspa de 1/2 lima
1/2 pêra abacate

Preparação:

Com a ajuda de um garfo esmigalhe bem as tâmaras. Coloque-as num robot de cozinha e junte o cacau. Irá ficar uma pasta de fácil modelagem. Coloque no fundo de uma tarteira (eu usei um aro de inox que permite modular esta forma).
Num robot de cozinha junte todos os ingredientes para a mousse de abacate. Reduza tudo muito bem num puré. Reserve.
Faça o mesmo procedimento para a mousse de chocolate, coloque todos os ingredientes no robot de cozinha, reduzindo a um puré muito suave. (a vantagem de fazer antes a mousse de abacate é que não precisa de lavar o robot de cozinha para depois fazer a mousse de chocolate).

Monte a tarte. Já com a base modulada coloque ainda com o aro colocado a mousse de chocolate e finalize com a mousse de pêra-abacate. No final decore com umas folhinhas de hortelã.

A receita do David e da Luise é muito parecida, eles serviram em copinhos, juntaram à base amêndoas previamente demolhadas. Ficou óptimo. Ao logo do workshop, tivemos, também workshop de fotografia e, por isso deixo-vos uma das minhas imagens feitas no workshop, com a sobremesa que eles nos ensinaram. Foi um fim-de-semana único, que vai ficar marcado para o resto da minha vida.

Obrigada às minhas amigas, companheiras destas andanças: Sandra, Inês e Joana. Foi maravilhoso estar convosco. Adorei conhecer tantas caras por detrás dos blogues que sigo e ainda conhecer pessoalmente uma menina maravilhosa, obrigada Joana, pelo presente, mas principalmente pela simpatia com que me brindaste. Adorei conhecer-te.
Faltaste tu, querida Naida, fizeste-nos muita falta.

E se eu vos disser… Comentários
  1. Olá Clavel!
    Esta é mesmo o tipo de receita que adoro! Antes de ler o fim do post estava aqui a pensar com os meus botões "aquela base com umas avelãs ou amêndoas também deve ficar maravilhosa!". Acho que vou fazer para a Páscoa! 😉
    Adorava ter ido ao workshop, tinha sido uma prenda de aniversário soberba! Infelizmente isto de me deslocar para fora da cidade tem muito que se lhe diga… Mas tenho a certeza que vou gostar das suas "invenções" inspiradas nesse workshop! 😉
    Beijinhos e boa semana!

  2. Também sigo o blog deles há algum tempo e respeito que têm pelos ingredientes é notável e inspirador! Ninguém diria que a base da primeira foto não teria umas bolachas de chocolate e que não houvesse realmente uma mousse de chocolate… è simplesmente inspiradora esta receita. Fiquei muito, mas muito curiosa com o sabor deste deliciosa sugestão.
    beijinhos e boa semana

  3. Olá Maria João! Já venho vendo o seu blog há umas semanas e já experimentei o tiramisú de banana que é…. divinal! Tenho uma dúvida em relação a esta receita. Onde é que a Maria João encontra à venda as tâmaras sem caroço (e imagino q sem o banho de açucar tb) ? Nao sei como isto funciona, de qq modo deixo o email [email protected] Obrigada!

  4. Olá Maria João! Já venho seguindo o seu blog faz algumas semanas e já experimentei o seu tiramisu de banana que é…. divinal! Nesta receita onde arranja as tâmaras sem caroço ( e creio que tb sem o banho de açúcar q costumam levar) ? Obrigada!

  5. Oh, gosto tanto!
    Foram dias bons, diferentes e em boa companhia.
    E esta sobremesa só de me lembrar, até lambo os dedos (lembraste dos teus? :))
    Já fiz em casa em mini tacinhas, tarteletes e adoramos. Comer saudável, é bom e guloso.
    Um beijinho.

  6. só a última frase já me deixou com um quentinho no coração 🙂 <3
    quanto à sobremesa vou ter de fazer! tudo o que for saudável e pouco calórico (e fresquinho) nesta altura caem que nem ginjas! beijinhos gordos***

  7. Esta receita parece-me fantástica. Gosto muito de mousse de abacate e chocolate, agora conjugada com essas diferentes texturas e sabores, deve ficar o máximo.
    Gostava tanto de ter participado nesse workshop, mas foi impossível conciliar com a data do mesmo. Depois de ver os vossos elogios, ainda fico mais triste por não ter ido 🙁 …mas sempre dá para animar um pouquinho com uma partilha boa assim!
    Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *