Bolo de coco e limão

A minha Miss White não tem descansado. Já fiz 3 bolos, uma pavlova, um souflé de peixe… enfim, tem trabalhado diariamente e sempre que a vejo trabalhar fico deliciada. Os bolos ficam altos e fofos e, eu ando um pouco louca com a máquina.

Este bolo ficou delicioso. Um bolo feito por intuição, usando medidas que sei que funcionam, mas sem seguir nenhuma receita em concreto. Quase que me atrevo a dizer que é um bolo saudável. Ficou assim castanho porque levou açúcar de coco, que é um açúcar extraído da flor do coco. Vamos saber um pouco mais acerca deste açúcar:

• É usado no sudueste asiático já há muito tempo, especialmente por pessoas que procuram uma alimentação mais saudável ou que sofram de diabetes.

• É um dos adoçantes mais saudáveis e dos melhores substitutos do açúcar.

• É extraído das flores da Palma do Coco. O seu néctar é retirado e aquecido ligeiramente numa caldeira ficando um caramelo espesso, ao arreferecer é triturado em pequenos cristais. (Daí o seu sabor caramelizado, delicioso).

• Muito mais nutritivo que os outros adoçantes. Tem uma elevada quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro.

• Fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6.

• Tem um índice glicémio mais baixo que qualquer outro adoçante (Gi=35) – o indíce glicémio do açúcar normal é (Gi=68).

• Comprem açúcar de coco biológico. Eu comprei numa loja de produtos naturais. É um pouco caro, mas o seu sabor e benefícios são mesmo de aproveitar. (conheci este açúcar quando a Sandra usou num bolo dela. Fui logo procurá-lo e realmente fiquei fã!)

Para além do açúcar de coco, usei leite de coco. Não usei manteiga, óleo… enfim, nada disso. Pensei que fosse ficar com um sabor estranho, mas não. Ficou delicioso. No mesmo dia desapareceu. A Maria adorou o bolo e ficou a promessa de repetir a receita.

Bolo de coco e limão

Ingredientes:

250g de açúcar de coco 100% biológico
250g de farinha
165 ml de leite de coco
4 ovos
5g de fermento em pó
Raspa de um limão
Sumo de um limão

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte uma forma com manteiga e farinha.
Coloque os ovos e o açúcar na batedeira e bata em velocidade média/alta até fazer uma espuma alta.
Adicione a raspa e o sumo de limão e o leite de coco. Bata até ficar tudo muito uniforme.
No final junte a farinha e o fermento e bata durante 15 a 20 segundos.
Coloque na forma e meta no forno.
Deixe cozer aproximadamente 40 minutos. Faça o teste do palito.

Este bolo serve também para vos alertar que está a chegar aí um dia muito importante. Tive a honra de ser convidada pela Vaqueiro para participar no dia em que inspiramos toda a gente a ir para a cozinha e fazer um bolo. É o World Baking Day. Este ano vamos festejar a 18 de Maio e a Vaqueiro quis criar um momento de partilha em massa.

Posso contar convosco?
O meu bolo do ano passado foi este.

Bolo de coco e limão Comentários
  1. Adorei o prato…fica a matar com a cor do bolo. Cá por casa ando sempre com as farinhas integrais, as sementes e os produtos mais saudáveis. Vou procurar esse açúcar!
    Obrigada pela sugestão.

    Beijinho,
    Amélia

  2. A cor está super bonita. E claro, uma combinação tão clássica e tropical tem tudo para agradar. Ainda não comprei açúcar de coco. Cá em casa o homem não gosta muito do sabor deste fruto, de modo que fazer um bolo inteiro só para mim é complicado. Mas quem sabe agora para o dia da Mãe 🙂

  3. Bom dia, Adorei a receita, vou experimentar o açúcar de coco biológico, poderia dizer-me se a farinha é com ou sem fermento?? Se fizer em forma de silicone alguma recomendação especial?

    Muitos parabéns pelo blog, é simplesmente divinal!!!
    Beijinhos
    Florbela Monteiro

    1. Olá Florbela.
      Antes demais muito obrigada pelos elogios. 🙂 Sabes sempre muito bem ler estas palavras.
      Em relação à farinha eu usei com fermento, mas pode usar sem fermento aumentando o fermento em pó para 10g.
      Formas de silicone… são a minha desgraça. Não consigo mesmo fazer bolos em formas de silicone. Deve, com certeza, haver truques, mas eu desisti e faço sempre em formas de metal.

      Beijinhos

  4. Está lindo Clavel e com sabores que amo de paixão, côco e limão…
    O açúcar de côco adoro e tenho de comprar, pois o que a minha doce Ginjinha me ofereceu já acabou, eheheh!!
    Beijinhos,
    Lia

  5. Eu adoro bolinho de coco e limão! 🙂
    Rendo-me a esta combinação com um sorriso enorme!
    E o açúcar de coco foi uma boa descoberta, mais uma feita pela minha mãe, que sempre chega a casa ao fim de semana com mais uma coisa nova na manga!! hehe. Usei pela primeira vez no natal e gostei muito, dá uma cor linda às bolachinhas e bolos, como o teu que ficou lindo.
    Um beijinho.

  6. Já me falaram deste açúcar, mas ainda não experimentei, gostei de saber a origem e estou curiosa para experimentar. Quanto ao bolo, está com um aspecto fantástico, parabéns pela receita e pelas fotos!
    Bjinho

  7. O bolo ficou tão lindo e com um aspecto mesmo de babar! Não admira que tenha durado pouco tempo. Esse açúcar ainda não experimentei nem vi à venda, tenho que procurar!
    Bjinhos

  8. Olá Maria João
    O bolo esta lindo e apetitoso.
    Adorei o nome que deste a batedeira.
    Quando adquirir a minha, também branca e à pouco tempo, todas as refeições eram em redor dela. 🙂
    Bjks
    nozmoscadaegengibre blogspot.pt

  9. Olá Maria João,

    Obrigada por mais uma deliciosa receita! 🙂
    Apesar de nunca ter comentado, sigo-a assiduamente e hoje fiquei cheia de vontade de experimentar esta receita mesmo à medida da minha pequenina, que é alérgica à proteína de leite de vaca e derivados. Muito obrigada, vamos experimentar! 😉

  10. Olá Maria João,

    Obrigada por mais uma deliciosa receita! 🙂
    Apesar de nunca ter comentado, sigo-a assiduamente e hoje fiquei cheia de vontade de experimentar esta receita mesmo à medida da minha pequenina, que é alérgica à proteína de leite de vaca e derivados. Muito obrigada, vamos experimentar! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *