“Comida verdadeira para pessoas de verdade”

Mafalda Pinto Leite, a primeira chef portuguesa a trazer para Portugal a leveza, simplicidade e frescura para a cozinha do dia a dia, nas nossas casas. A Mafalda lançou este livro em 2010, o meu como podem ver é já a 4ª edição (foi comprado em 2011 – entretanto devem ter saído mais umas edições).

A Mafalda Pinto Leite decide aos dezoito anos viajar para a Escócia. Na época teve a possibilidade de trabalhar numa cozinha vegetariana única. Logo a seguir rumou para os Estados Unidos, mais propriamente Nova Iorque para tirar o curso de chef no conceituado Natural Gourmet Institute for Health & Culinary Arts. Trabalhou no restaurante Chez Panisse na Califórnia, considerado pela revista Gourmet, como o segundo melhor restaurante dos EUA. Em 2000, seguiu para Londres onde teve a oportunidade de trabalhar no restaurante Monte’s, em que tinha o Jamie Oliver como consultor e Ben O’Donoghue como chef. Trabalhou com inúmeros chefs e chegou a trabalhar numa livraria em Londres, a Books for Cooks, em Notting Hill, que é a verdadeira magia para nós que amamos culinária. Uma pequena livraria onde todas as paredes estão forradas com livros de cozinha. Conheceu em 2002, Donna Hay, cujas receitas simples, mas especiais, feitas de maneira a que qualquer pessoa as possa concretizar, marcaram profundamente o percurso de Mafalda Pinto Leite. Em 2005, regressou a Portugal e hoje brinda-nos com livros deliciosos e a presença marcante nas redes sociais.

Mãe de 4, a Mafalda é uma mulher de armas, resistente e muito trabalhadora. A página de facebook dela e o instagram não param. Todos os dias publica novas receitas e ainda tem tempo para ajudar os seus fãs. Foi mãe de uma menina recentemente, há mesmo muito pouco tempo. Já acompanho a Mafalda há já alguns anos, mas o facto de ter sido mãe e logo na semana a seguir estar a publicar receitas e pequenos-almoços deixaram-me de boca aberta. Uau! que dinâmica, que força!

Já a encontrei por duas vezes, num restaurante que eu adoro e que mais tarde vim a descobrir que era da irmã da Mafalda e do seu cunhado. Nunca tive coragem para a abordar. Mas nos últimos tempos e por causa do instagram, temos trocado algumas mensagens. E agora sei que a próxima vez que nos cruzarmos iremos conversar com ela, toda contente por finalmente estar com ela olhos nos olhos e dizer-lhe o quanto gosto das receitas dela. 🙂

Mas agora falemos do livro da Mafalda. Este livro é uma verdadeira inspiração. Uma bíblia a ter em casa. Sempre que me sinto com pouca inspiração é dos primeiros livros a que recorro. Já fiz bastantes receitas dela. Por exemplo, as panquecas que faço em minha casa, são sempre com a receita dela. E o livro é mesmo assim. Dá para pegarmos nele e planearmos uma refeição completa sem qualquer problema.

Com ingredientes verdadeiros, comida saborosa, rápida, fácil e reconfortante. Há quem diga que é a nossa “Jamie Oliver”. E eu até concordo. Acho-a uma divertida, simpática e descomplica a cozinha tal como ele faz, de forma despretensiosa e simples. Para além disso tem uma imagem bonita, fotografias apetitosas e clean. Recomendo vivamente.

Já tenho a minha inspiração para hoje, o jantar está planeado.
Já têm o livro? Já sabem onde comprar. É AQUI.

Mas a Mafalda não tem só este livro. Como já vos disse dinamismo é mesmo com ela. Por isso vejam bem a colecção maravilhosa dela AQUI.

Um beijinho grande Mafalda.
És uma enorme inspiração. Estou ansiosa pelo novo livro. ❤

“Comida verdadeira para pessoas de verdade” Comentários
  1. Tem mesmo um currículo invejável 🙂 Ainda bem que fizeste este post. Assim aprendemos mais um bocadinho do percurso da Mafalda.
    Também não a conheço pessoalmente (infelizmente), mas online ela tem sido uma querida comigo, sempre a ajudar no que pode.

    Bem, vou ter de comprar este 🙂 Obrigadinhaaaaa hihihi *

  2. Eu adoro a Mafalda!
    Os livros dela são inspiradores, estão todos na minha estante, comecei com aqueles mais antigos e ainda hoje os uso imenso para me inspirar a fazer um jantar delicioso e prático.
    Este livro dela é lindo 🙂
    E foi tão bom conhecê-la pessoalmente, é de facto uma pessoa especial, muito simpática e que transmite boas energias em todas as suas receitas e partilhas.
    Escolheste bem o jantar!
    Um beijinho.

  3. O que mais me fascinou neste livro da Mafalda foi mesmo o subtítulo "Comida Verdadeira para Pessoas de Verdade", e a Mafalda é mesmo assim, simples, sem protagonismos e sem truques, apresenta pratos fantásticos e que podem ser confecionados por qualquer pessoa. Acompanho a Mafalda desde os seus programas na televisão e desde aí fiquei fã, gosto da energia positiva que ela transmite e do amor que ela dá aos pratos.
    Esta é , sem dúvida uma boa escolha para se ter na estante, dos meus preferidos. 😉
    Beijinho.

  4. Adoro a Mafalda!! Tenho todos os livros, menos o último!! Posso dizer que a Mafalda foi a minha grande impulsionadora, no que toca às lides culinárias… Foi com ela que aprendi a utilizar determinados ingredientes, que até então, nunca tinha ouvido falar… É uma inspiração constante!! Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *