Trufas de chocolate e beterraba

Ando a magicar nesta receita há já algum tempo. Nisto da culinária há muitas inspirações, sem dúvida. Noutro dia dizia-me uma senhora ao telefone, a propósito de um orçamento que me estava a pedir, que “As receitas tiram-se da net! Isto de invenções, já nada se inventa!” Ora bem, dizer isto a uma pessoa que tem um blogue de culinária e que tenta precisamente inovar, deixou-me um pouco para o irritada. Ainda comecei por lhe explicar que as coisas não são bem assim, mas quando ela rematou com o “um peixe será sempre um peixe!”. Pois, é verdade, um peixe é um peixe, e uma banana é uma banana. Aqui a criatividade está em juntar, por exemplo, o peixe com a banana. Estranho? Exótico? Esquisito? Ahhh pois é! Mas pode resultar bem. E para isso estamos cá nós, as “corajosas”, que decidem ir para a cozinha, depois de vir de dar aulas, e misturam ingredientes que à partida parecem não funcionar e que muitas vezes BOOM… funcionam tão bem, tão maravilhosamente que temos de contar ao mundo. Hoje é um dia desses. Esta mistura funciona tão bem! E ainda por cima, não nos faz mal à saúde. Há melhor que isto?

A rainha desta mistura é mesmo a beterraba. E sabem que a beterraba é maravilhosamente completa para a nossa saúde? Que as propriedades dela são extraordinárias? Pois é! A beterraba é um legume extremamente comum em Portugal. Vende-se em qualquer supermercado e em qualquer feira. Eu gosto de as comprar no mercado biológico, são as melhores para mim. As propriedades nutricionais da beterraba são imensas: é, por exemplo, um excelente restaurador de energias. Óptimo para quando nos sentimos mais em baixo e mais cansados. 
Vejam bem as propriedades desta beleza:
A beterraba tem como fonte de vitaminas a A, C e do complexo B. Possui ferro, magnésio, zinco, potássio e fósforo. Não contém muito ferro, mas o pouco que tem é facilmente assimilado pelo organismo (por isso é que é um alimento recomendado para pacientes no tratamento de anemias, distúrbio do fígado e do baço.)
Possui pectinas, fantástico para quem tem prisão de ventre. Possui, também flavonóides e carotenóides, que ajudam a prevenir a oxidação das paredes das artérias e do colestrol bom, evitando assim o mau colestrol e prevenindo problemas cardíacos.
Para além disto tudo a beterraba é um excelente alimento para grávidas, pois possui boas quantidades de ácido fólico, que previne a má formação do feto (falo aqui do ácido fólico). Além disto tudo fortalece o sistema imunitário.
Ainda não está convencido de que a beterraba é boa?
Eu acho que há muita gente que odeia a beterraba. E por isso tenho feito testes com ela, transformando-a um pouco, de forma a que a ingestão seja mais apreciada. E esta receita é uma receita de sucesso. Acredito piamente, que até a pessoa que mais odeie beterraba à face da terra, vai gostar desta trufa.
Trufas de chocolate e beterraba
Ingredientes:
200g de chocolate negro 70% cacau
1 beterraba média
2 c. de sopa de açúcar amarelo
1 c. de sopa de licor de tangerina
1 pau de canela
Raspa de 1 limão
Raspa de 1 laranja
Preparação:
Coza a beterraba. 
Num tachinho coloque água a ferver e derreta o chocolate em banho-maria.
Num tachinho à parte coloque a beterraba cozida partida aos cubos com o açúcar, o pau de canela. Junte 1 colher de sopa água quente. Vá mexendo. Junte o licor e as raspas. Deixe reduzir o licor. Reduza o preparado (retirando o pau de canela) a um puré. Junte o puré ao chocolate e mexa bem. deixe arrefecer um pouco e coloque no frigorífico entre 30minutos a 1 hora.
Retire do frio e molde bolinhas do tamanho de nozes.
Passe por chocolate “rosa” (é chocolate branco tingido com um pouco de corante) ou por cacau em pó.

Esta é uma óptima sugestão para oferecer no dia dos namorados. E para isso, nada melhor do que fazer uma caixinha aproveitando as caixas de ovos. Não fica fofo? 
Trufas de chocolate e beterraba Comentários
  1. Confesso… não gosto nada do sabor da beterraba 🙁 e sinto-me triste por isso, pois o meu companheiro adora! …
    Mas nesta receita deve ficar camuflada pelo chocolate 😀

  2. Adorei o texto…e sem dúvida que quando pensamos que um peixe é um peixe e nada mais, a criatividade fica fechada a sete chave num baú 😛 Bem quanto às propriedades dessa menina chamada beterraba já as conhecia algumas, mas agora ainda fiquei mais fã pois li outras que não conhecia 🙂 Eu adoro pela manhã em jejnum beber um sumo com 1/2 beterraba, 1 maça, 1 cenoura e um pedaço de gengibre, a fim de um mês nota-se logo uma diferença em termos de proatividade e energia 🙂
    Estas trufas deixaram-me com a pulga atrás da orelha, tenho que experimentar, fiquei super curiosa com o seu sabor!
    A caixinha para oferecer ficou um mimo 🙂

    Beijinhos
    Joana

  3. ja fiz bolo de beterraba e é uma delicia!!!
    imagino com chocolate……….

    oh pa eu amo tanto as tuas fotos e as tuas ideias!!!
    a penultima parece que estao no ar!!!!

    e claro que estamos sempre a inventar e ainda ha muito por descobrir 🙂

    ah e adoro peixe espada com banana 😉

  4. E mai nada! Nós, os bloggers de culinária adoramos experimentar coisas novas e misturas improváveis! E tu qui arriscaste e muito bem. Adorei as imagens! E o sabor, esse deve estar divino, essas trufas parecem-me deliciosas. Eu também era daquelas pessoas que olhava com desdém para a beterraba… até ter provado o Chocolate and Beetroot Cake do Nigel Slater. O sabor é mesmo delicioso e estes são dois ingredientes que combinam muito bem.
    É uma receita a experimentar. 😉
    Beijinho.

  5. Já fiz uma bolo de chocolate e beterraba e gostei muito do resultado, essas trufas estão um mimo, e a caixa ficou muito fofa e original como embrulho.
    Beijinhos

  6. Adoro beterraba. Aliás, é uma das coisas que tenho sempre em casa. Desde sumos, sopas, pestos, sobremesas, vale de tudo um pouco. A beterraba é um dos ingredientes indispensáveis e custa-me que haja tanta gente que a odeie. Tenho que experimentar essas trufas!

  7. Olá Maria João, confesso que não gosto mesmo nada de beterraba, embora o meu marido goste muito, nunca fazemos cá em casa.
    Com este lindo e completo texto, fiquei quase convencida a fazer estas trufinhas! Uma beleza!
    Bjinhos

  8. Ainda que ache que é dificil inovar verdadeiramente, não creio de todo que seja impossível. E basta haver um toque pessoal aqui e ali e só isso já pode fazer imensa diferença.
    E quanto a esta receita, fantástica… e trufas sem natas são bastante mais saudáveis 😉

    1. Claro que fazer algo completamente novo é difícil, mas a criatividade está sempre em roda viva. Tal como em todas as artes, o que importa é fazer, experimentar e criar novos ambientes e novos sabores.
      Sim… sem natas fica bem mais saudável. Tem o açúcar e por isso é que não as chamo de completamente saudáveis. Eheheh
      Beijinhos

  9. Essa do já tudo se inventou…hoje vão-se buscar as receitas á net, antigamente aos cadernos de família, às vizinhas, às teleculinárias e afins. Como diria a minha formadora nos meus tempos de estágio "homessa"! Infelizmente quem não tem queda para determinados ofícios, tem tendência a desvaloriza-los, mas estas trufas são o perfeito exemplo do quanto se pode fazer pusermos a nossa imaginação a trabalhar e arriscarmos. Se há bolo de chocolate com beterraba (que ainda não fiz, porque tenho a certeza que alguém vai entrar na cozinha na hora "h" e torcer o nariz até mais não), porque não umas trufas lindas? E as caixinhas dos ovos…que boa ideia.
    Parabéns!

    1. Confesso que o que mais me incomodou foi mesmo essa frase "vai-se buscar à net!". Realmente ninguém faz as coisas sem inspirações… faz parte! Mas é isso mesmo, Carla. Concordo com cada palavra. E obrigada… sabe muito bem ler estas palavras.
      beijinhos

  10. Essa do já tudo se inventou…hoje vão-se buscar as receitas á net, antigamente aos cadernos de família, às vizinhas, às teleculinárias e afins. Como diria a minha formadora nos meus tempos de estágio "homessa"! Infelizmente quem não tem queda para determinados ofícios, tem tendência a desvaloriza-los, mas estas trufas são o perfeito exemplo do quanto se pode fazer pusermos a nossa imaginação a trabalhar e arriscarmos. Se há bolo de chocolate com beterraba (que ainda não fiz, porque tenho a certeza que alguém vai entrar na cozinha na hora "h" e torcer o nariz até mais não), porque não umas trufas lindas? E as caixinhas dos ovos…que boa ideia.
    Parabéns!

  11. Adorei este post! 🙂
    O texto está ao estilo da Mra. João, cuidado, informativo, divertido e super directo como sempre!
    As fotos estão lindas, como sempre!
    E a receita, bem, confesso que não uso beterraba mas fiquei super curiosa com esta combinação e quero experimentar.

    Bjinhos
    Susana

  12. Estão lindas e devem estar deliciosas! Gosto bastante de beterraba, mas nunca experimentei em pratos doces, só em pratos salgados. Tenho mesmo que experimentar. E continue com essa criatividade, que nós agradecemos. 🙂

    P.S. red fish, banana e mandioca, com sumo de limão é uma delícia. lol

  13. Não sou muito amiga da beterraba, mas eu e o chocolate andamos sempre de mão dada!
    Vou pensar no teu caso… talvez até faça mesmo esta tua inovação pós aulas 🙂
    Beijinhos
    CláudiaV

  14. Há que ligar já a essa senhora e mostrar-lhe que estava errada, pois claro que um peixe é um peixe e irá ser sempre mas a forma como o fazemos pode ser tão diferente, passando à frente…
    Adoro bolo de chocolate e beterraba dos meus favoritos:)
    Estão perfeitas estas trufas e que bonitas fotos, um mimo e olhando para elas vejo-as com um ar fofinho e apaixonante, perfeitas mesmo para o dia os namorados.

    Beijinhos

  15. Olá Ma João,
    A combinação de beterraba e chocolate, neste momento, é já um clássico, pois toda a gente, incluindo eu, já fez o famoso bolo de chocolate e beterraba.
    As tuas trufas são, de facto, lindas, as fotos as mais deliciosas e convidativas da blogosfera, mas em relação ao texto, nem sequer me vou dar ao trabalho de estar para aqui a dar-te sabão, pois não é de todo o meu estilo, por isso prefiro ser honesta como sempre sou e dizer o que penso e se pensarmos bem, a Senhora que mencionas, não está assim tão errada, porque nós (cozinheiras amadoras), temos blogues de culinária porque adoramos cozinhar e reinventar e adaptar e dar o nosso toque e o nosso twist, mas inventar, não, de facto não inventamos.
    Inventar, inventam os Chefs, aqueles que têm formação profissional e um conhecimento extraordinário sobre comida e sobre ingredientes, que os leva a viajar, a pesquisar, a provar coisas que a nós nos fariam arrepiar, eles que demoram meses a aperfeiçoar uma receita de sucesso, eles sim, eles inventam!!
    A forma como a Senhora expôs as coisas, essa sim, pode ser considerada básica, porque dizer que um peixe é um peixe, isso é básico e dizer que uma banana é uma banana, isso também é básico, juntar um peixe e uma banana?
    Isso também não é novidade, pois peixe e banana são uma combinação clássica da cozinha jamaicana, senão vê os livros do Senhor Levi Roots, por exemplo.
    Quanto à parte da net, também nessa parte, a Senhora não estará assim tão longe da verdade, senão faz uma pesquisa na net por "chocolate and beetroot truffles" e diz-me se não encontras dezenas delas? Eu encontrei!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    1. Ora bem Lia…
      Não sei bem como te responder a este teu comentário.
      Considero-me uma pessoa minimamente criativa. Faço muitas experiências e testo receitas, muitas delas mil vezes até as aperfeiçoar. Com isto não estou a dizer que sou chef. Não entendo essa referência aos chefs, não me comparei a nenhum. Inclusive faço somente referência a bloguers.
      Eu falei numa perspectiva de contratar um serviço. Se não há margem de criatividade então vemos o mundo completamente diferente.
      Foste ver? Eu não disse que era única. Agora com a combinação exacta que eu fiz, gostava que me dissesses qual é a receita que existe. Até pode haver essa coincidência, mas não acredito.
      Mas ok…

  16. Que bom é arriscar e descobrir deliciosas combinações que nunca passariam pela cabeça de algumas pessoas! É esta a riqueza de ter um blog e descobrir através de outros as deliciosas receitas e combinações de sabores. Foi o que conseguiste com estas trufas de chocolate e beterraba que estão tentadoras… Parabéns por mais esta fabulosa partilha!
    beijinhos e bom fim de semana

  17. Querida Maria João,
    Parabéns uma vez mais pelo post fantástico, pelas fotografias lindas de morrer, pelo cuidado no texto que nos deixa, a salivar, a cada palavra lida.
    Quanto ao na cozinha está tudo inventado, permitam-me que discorde. Como Chef de cozinha, sei do que falo. Apenas as bases de cozinha estão inventadas e sobre elas trabalhamos todos os dias até à exaustão, em busca da receita perfeita. Mas, sendo a cozinha um laboratório e não um tanque estanque, tudo é passível de ser inventado ou se quiserem, recriado. Todos os dias, novos ingredientes aguardam para serem testados.

    Assim sendo, Maria João, continua a tua incessante busca de receitas e nunca percas a criatividade. Não temos de ter medo de testar, errar, tentar de novo e finalmente acertar. Só assim, vale a pena as horas infindáveis dentro de uma cozinha.

    Quanto à nossa amiga Beterraba, devo dizer que ela é detestada por muitos, mas amada por outros tantos. Ela tem uma infindável lista de amigos com quem faz par romântico. Deixo-te aqui alguns exemplos deste belo casamento:

    1- Beterrabas e coco, aliando ao sabor da terra com o quente do coco. Em sopa e juntar leite de coco.
    2 – Beterraba e laranja, onde se brinca com as cores
    3 – Beterraba e queijo de cabra, onde o doce da beterraba balança com o ardente do queijo.

    E porque não um Risoto de Beterraba? Fica maravilhoso.
    Dou-te a receita e fazes a foto 🙂

    Ficam aqui as dicas.

    Beijinhos

  18. Eu adoro beterraba!
    Quando era pequena detestava 🙂 mas hoje em dia mal a vejo apaixono-me pela sua cor.
    Em trufas e aliada ao chocolate é um prazer daqueles!!
    Ficaram super fofas com a chocolate rosa, coisa linda.
    Um beijinho.

  19. O argumento do peixe é "maravilhoso"! Adoro beterraba e tenho mesmo de experimentar estas trufas!! O que aconselhavas para substituir o licor de tangerina? Será que vinho do Porto resultava? Uma das minhas combinações preferidas é beterraba + queijo de cabra + sumo de lima. É top!!

  20. Descobri recentemente a beterraba e estou maravilhada. Adoro beterraba! Além da cor linda, os pratos ficam tão mais saborosos. Mas aliada ao chocolate deve ser absolutamente fantástica! Ainda não provei a mistura.

    Adorei as trufas e as caixinhas estão lindas. É uma excelente ideia para não andar a deitar fora caixas de ovos à toa.
    Ainda me lembro de ter que ter caixas de ovos em casa para ir à padaria comprar ovos. Hoje, em dia, quando as deito fora parece-me estranho, desperdício.
    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

  21. Pois eu adoroooooo beterraba, de todas as maneiras… e esta receitinha tem tãoooo a minha cara! Já está na minha 2doList, for sure 😉
    E sobre combinações no outro dia foram couves bruxelas, maçã e canela e quem diria que é tão bom ?!?!
    Kiss kiss

  22. Eu descobri recentemente que gosto de beterraba, o que é óptimo, porque ainda por cima tem uma das minhas cores favoritas. 🙂
    Pode-se substituir o licor por outro ingrediente não alcoólico?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *