Tarteletes de kiwi e… [5/52]

Hoje é dia de preparar o meu showcooking solidário para ajudar o Diogo. Vou falar sobre a alimentação saudável e do poder nutricional e curativo de alguns alimentos. Quem segue uma alimentação saudável, conhece bem os alimentos que têm super poderes. Há 3 blogues que sigo religiosamente com quem aprendo imenso sobre estes assuntos. São: Le Passe Vite, My New Roots e Green Kitchen Stories. O primeiro é da minha querida Miss Vite, que posso dizer que somos amigas e a quem recorro sempre que tenho dúvidas. Ela é uma querida e se não a seguem não sabem o que estão a perder. Ainda por cima ela está a escrever um livro! Estou ansiosa que seja editado. O segundo é da Sarah Britton, para mim é a grande guru nestes assuntos. Adoro o trabalho dela. E apesar de não ter curso nenhum de chef, é das pessoas mais criativas que conheço. Faz receitas vegetarianas e muitas comidas só com alimentos crus, mas faz combinações incríveis, deliciosas e maravilhosas. Já cá esteve em Portugal pelo menos 3 vezes e, infelizmente, não consegui ir a nenhum dos workshops dela. O terceiro é um amor mais recente, é da Luise, do David e da Elsa. Uma família linda e que vou ter o prazer de conhecer pessoalmente. Porque eles vêm cá a Lisboa dar um workshop e eu vou!!! Estou histérica. Nem posso esperar por esse fim-de-semana. Vai ser incrível.

E hoje, nem de propósito, estava eu a organizar tudo para o showcooking de amanhã, e minha irmã toca à campainha. Trouxe-me um saco enorme de kiwis. Comecei logo a pensar o que lhes ía fazer. E decidi que seria para a receita de hoje, até porque o kiwi é uma SUPER FRUTA! Ah pois é!

Ainda noutro dia enviei um email ao Dr. João Moreira Pinto, médico pediatra e bloguer do fantástico blogue Os Filhos Dos Outros, quando li este seu post. A minha filhota tem às vezes problemas relacionados com trânsito intestinal e resolvi ganhar coragem e enviei-lhe um email. Em conversa com ele (é mesmo simpático, atencioso e respondeu prontamente aos meus emails!) chegamos à conclusão que a ingestão de frutas ao pequeno-almoço iria ajudar a minha Maria. E o Kiwi, claro, foi logo mencionado. E, porquê?

O kiwi parece ser um fruto exótico, tem todo o aspecto disso e o nome dá-lhe logo um ar sofisticado. Mas é um fruto português, tinha o nome de groselha chinesa, mas foi com a mudança de nome para kiwi, nos anos 60, que se deu o boom de consumo deste fruto, aumentando assim a sua popularidade. O kiwi é o rei dos frutos com vitamina C. Coloca qualquer citrino a um canto. O kiwi ajuda imenso em problemas de trânsito intestinal, porque devido à boa quantidade de fibra nele existente, as suas membranas celulares possuem excelentes capacidades de retenção de água, propriedade essencial para o aumento da consistência e volume fecal.

O kiwi ajuda no fortalecimento do nosso sistema imunitário, pois a forte vitamina C juntamente com a vitamina E, o folato e cobre que o fruto contém, torna-se uma boa fonte dos vários “imuno-nutriementos”.

Já está convencido que temos de consumir mais kiwi?
Então nada melhor do que vos deixar com esta receita de tarteletes tão deliciosas.

Tarteletes de kiwi

Ingredientes:

8 kiwis
2 c. de sopa de açúcar amarelo
1c. de chá de canela
Massa quebrada (pode ser de compra, mas eu fiz a minha)*
200g de natas
1c. de sopa de açúcar

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ªC
Coloque a massa em formas de tarteletes, coloque dois feijões ecos por cima da massa para que ela não levante. Meta no forno durante 20 a 30 minutos ou até ficarem douradas.
À parte faça o recheio com os kiwis. Descasque-os e coloque num robot de cozinha (ou num copo da varinha mágica). Coloque o açúcar amarelo e a canela. Reduza tudo a um puré.
À parte faça o chantili, bata as natas bem frias e quando o chantili estiver montado junte-lhe a colher de sopa de açúcar (eu usei açúcar branco, para o chantili não perder a cor).

Quando a massa estiver dourada retire-a do forno e deixe arrefecer por completo. Junte-lhe o creme de kiwi e por cima uma noz de chantili. E saboreie 🙂

[5/52]

Outra das vantagens do kiwi é no tratamento da pele. Ora vejam que bem! 🙂

“A portrait of my daughter, once a week, every week, in 2014.”
Tarteletes de kiwi e… [5/52] Comentários
  1. As fotos são espectaculares, especialmente a última! Os conselhos são sempre bem vindos e as tartes devem ser deliciosas. Às vezes faço uns smoothies com kiwi, mas não mais do que isso, portanto uma boa sugestão. 🙂

  2. Minha querida, outra publicação fantástica sobre os alimentos essenciais para a nossa dieta diária 🙂 Adorei as tarteletes ficaram tão lindas e de aspecto tão guloso que só apetece colocar a mão a mão para tirar uma 🙂 Quanto à tua modelo para os tratamentos de beleza, ficou 5 estrelas 😉

    Beijinhos
    Joana

  3. adoro kiwis, acho que vou fazer umas tarteletes assim mas com a base de frigorifico, em vez de forno 🙂
    E que linda está a Mini-chefe! Também gostava de ir ao WS do Green Kitchen Stories…

  4. eu adoro kiwis! Na semana passada o L. comeu e disse que nunca tinha comido kiwis tão bons hehehe a sério, os do meu avô são mesmo mesmo bons e adorooo e por isso costumo comer ao natural ou em batidos. tenho de experimentar estas tarteletes super originais 🙂 beijinho***

  5. Oh e a Maria foi ao SPA, juro parece tanto! Só estou a imaginar tu a tirar fotos e ela quietinha… Adorei as tartes e já agora em Abril talvez nos encontremos, que chatice!

  6. A tua menina é mesmo amorosa! 🙂 e que bem que ela fica no spa.
    Eu adoro kiwis, adoro mesmo, comer ao natural e em sumos e batidos.
    E adoro ver o verde em coisas doces, como nestas tarteletes.
    Um beijinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *