Creme de pastinagas para aquecer depois da caminhada (Missão sorriso)

Como sabem fui à caminhada da Missão Sorriso. Correu muito bem, estava tudo muito bem organizado e foi uma manhã muito bem passada.
Passaram na meta 3000 pessoas, pelo que o Continente ofereceu 3000 cabazes à Cruz Vermelha. Foi um sucesso e tal só foi possível por terem lá estado vocês! Obrigada!

Foi uma manhã muito bem passada e por uma boa causa. Fico muito contente por fazer parte destes projectos. Não se esqueçam, no dia 15, já o próximo domingo a Missão Sorriso está em Lisboa. Toca a ir ajudar esta causa. Vejam como se podem inscrever AQUI.

As embaixadoras do norte: Mum’s The Boss, Oui Oui Saudável e Clavel’s Cook.

E, claro, tinha de vos trazer uma receita de conforto, que aquecesse a alma e confortasse após a corrida. Trago-vos uma receita adaptada do novo livro “Prazer de Comer, Prazer de Viver” do chef Nuno Queiróz Ribeiro que tive o prazer de o conhecer no Porto Canal quando lá fui a semana passada. O livro é repleto de receitas saudáveis e com muita informação nutricional acerca dos alimentos. Uma das receitas que vi e que me chamou logo a atenção foi este creme de pastinagas (ou cheróvias) e maçãs. Nunca tinha experimentado pastinagas e vejo-as à venda todos os sábados na feira de produtos biológicos do Parque da Cidade. Não lhes tirei uma fotografia, porque o meu tempo parece que agora anda para trás, em vez de andar para a frente. Os dias estão cada vez mais curtos e as tarefas crescem a olhos vistos. Estou muito feliz com o meu projecto Clavel’s Cook, mas conciliar dar aulas e todas estas tarefas tem sido esgotante. Mas adiante, não estou aqui a queixar-me, somente a desculpar-me por não ter tirado um retrato lindo às pastinagas. Mas nada que não se resolva, e mostro-vos AQUI neste link as rainhas desta sopa.

Creme de pastinagas e maçã
Ingredientes:
2 pastinagas
1 maçã reineta
1 cebola grande
3 dentes de alho
100ml de leite de coco 
200ml de água (pode substituir por caldo de legumes)
3cm de gengibre fresco
1 c. de sopa de sementes de coentros esmagadas
Azeite extra virgem
Sal q.b.
Coentros frescos para decorar
Preparação:
Pique a cebola e o alho e regue com um fio de azeite. Ligue o lume e faça um refogado até a cebola ficar transparente. Acrescente as sementes de coentros esmagadas e as pastinagas descascadas e cortadas aos cubos. Deixe amolecer as pastinagas e junte o leite de coco. Deixe levantar fervura e junte a água e a maçã cortada aos pedacinhos e reduza o lume para médio. Tape com um testo e deixe cozer sensivelmente 5 a 10 minutos. Tempere com sal e reduza tudo a um puré com a ajuda de uma varinha mágica ou a um robot de cozinha. Sirva decorando com um fio de azeite, umas sementes de coentros e uns coentros frescos.
É uma sopa reconfortante, consistente, saborosa e muito saudável. 

Creme de pastinagas para aquecer depois da caminhada (Missão sorriso) Comentários
  1. Bem esse creme está com um aspecto, ui ui!!
    Sou proveniente da zona de Castelo Branco e logo ao lado temos a Covilhã e a Serra da Estrela, as pastinagas/cheróvias crescem por lá a toda a força!
    É um legume espectacular, mas realmente, cá por Portugal não é muito usado.
    Fico contente por ver a tua receita! Fez-me ir até à serra da Estrela! 🙂
    A comida também é isto, leva-nos a viajar, estando no mesmo sítio! Obrigado! 🙂

  2. Provei um dia destes pastinagas mas fiz no forno e confesso que não fiquei fã.Mas como sou de dar 2ªs e 3ªs oportunidades aquilo que não me conquista talvez este creme me seduza!!!
    Bjoka
    Rita

  3. Adorei as fotos, e estou aqui com as cheróvias entaladas lol adorei as que provei na tarte da Popina.
    Lembraste de mim lá a dizer, quero levar cheróvias, bróculos roxos, courgetes amarelas? hehe
    Sopinha boa! E foste uma linda embaixadora.
    Um beijinho.

  4. Que engraçado, porque eu no fim de semana também fiz sopa de pastinagas com queijo stilton e que boa. Esta tua está linda e com a maçã, deve ficar bem interessante em termos de sabor!
    Beijinhos,
    Lia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *