Crocante de chocolate com frutos secos

Esta é uma receita super fácil, simples e rápida de fazer. E o sabor é divinal. Ficam com uma barra de chocolate maravilhosa e saudável. É uma óptima sugestão para prendas “homemade” para oferecer este natal. Basta terem criatividade no embrulho que farão as delícias dos grandes e pequenos.
Para além disso o chocolate que utilizei foi o chocolate preto, sem adição de açúcar e com 70% de cacau. É o chocolate que melhor faz à saúde. Há vários estudos que confirmam os vários benefícios de comer chocolate. Sendo que esses benefícios estão intimamente ligados ao seu teor de cacau. Os maiores benefícios estudados e confirmados são a redução de processos inflamatórios, melhorias dos mecanismos antioxidades e diminuição do risco de doenças cardiovasculares. Se no chocolate adicionarmos leite, açúcar, caramelo, etc estão a reduzir à percentagem de cacau, logo estamos a diminuir as vantagens e seus benefícios.
Para além de eu ter usado um chocolate amargo com 70% de cacau, usei frutos secos que eu própria demolhei e os usei totalmente crus. Por isso as vantagens destas barras crocantes são imensas.

Crocante de chocolate com frutos secos

Ingredientes:

6 amêndoas
8 avelãs
10 pistáscios
200g de chocolate negro 70% cacau

Preparação:

Descasque frutos secos e demolhe-os de um dia para o outro. Retire a pele das avelãs e das amêndoas. (Das amêndoas é muito fácil, mas as avelãs é muito difícil, sendo assim pele as que a sua paciência conseguir!) Pique bem os frutos secos.
Derreta o chocolate em banho-maria.
Num tabuleiro coloque papel vegetal e distribua os frutos secos. Por cima verta o chocolate até cobrir os frutos. Deixe arrefecer ao ar ou no frio. Quando o chocolate endurecer o crocante está pronto!

Crocante de chocolate com frutos secos Comentários
  1. Olá Ma João,
    É super fácil fazer o crocante de chocolate e é um presente de Natal fabuloso e que fica lindo, dentro de saquinhos transparentes e com lacinhos.
    Adorei a ideia de demolhares tu mesma os frutos secos.
    Beijinhos,
    Lia.

    1. Olá, estou a pensar fazer esta receita para oferecer no natal…mas o meu problema é o embrulho! ao ler o seu comentário, vi que sugere usar saquinhos transparentes…que saquinhos são? onde será que posso comprar? qual o tamanho? será que me pode ajudar? muito obrigada, fico-lhe, desde já, agradecida. Mariana.

    2. Boa noite,
      estou a pensar fazer esta receita para oferecer no natal,no entanto, não sei como fazer o embrulho. Ao ler o seu comentário vi que sugere uns saquinhos transparentes…podia-me explicar que saquinhos são? como os posso fazer ou onde comprar? agradeço-lhe, desde já,a ajuda!!
      Mariana.

    3. M. Marques Soares, eu comprei uns saquinho lindos de morrer no Cantinho dos Paladares na Maia, numa loja específica de coisas para bolos e festas. Depois eu posso colocar aqui umas fotos com os saquinhos. Mas procure nesse tipo de lojas e encontra saquinhos lindos. 🙂
      Beijinhos

  2. Obrigada pela sugestão, que irei pôr em prática brevemente.
    Aprendi com a minha Avó a demolhar os frutos secos em água quente. Com as amêndoas resulta lindamente e sempre o fazíamos por altura do Natal, para os formigos. Com as avelãs não sei, pois não usávamos esse fruto no doce em questão, mas é uma questão de experimentar…
    Beijinhos

    1. 🙂 de nada! Fico feliz!
      Eu aprendi com várias pessoas que percebem muito de nutrição que devemos demolhar em água fria (não gelada, fria…) para "activar" as sementes e não as matar. Eu demolho os frutos secos aqui exactamente para as tornar ainda mais saudáveis, por isso é que não as tosto! 😉

  3. Aiiii nem sei se depois de o fazer resistia muito tempo!!!Acho que não iria sobrar muito para oferecer no Natal 🙂
    Aprendi hoje essa técnica de demolhar os frutos secos e confesso que nunca me tinha passado pela cabeça que os tornaria mais saudáveis e que o tostar activa os seus óleos, logo ficam menos saudáveis!!!
    Obrigada pela ajuda Maria João!!
    Bjoka
    Rita

  4. Bem eu hoje estou esquisita, daqui só trocava o chocolate negro por leite.. eu sei que faço mal mas não sou fan de chocolate assim tão forte… aqueles que me enviaste eram de leite AMEI! Ficaram lindos podes mandar pro Natal 🙂 beijos

  5. Olá Maria João, gostei tanto que hoje tive que fazer, adoro chocolate negro. Ficou muito bom, Vou colocar foto no meu blog com link para aqui.
    Bjinhos e obrigado pelo ensinamento sobre os frutos secos.

  6. Para tirar a pele ás avelãs é muito fácil: basta levar ao forno por alguns minutos,retirar,quando estiverem tostadas,colocar num pano,esfregar um pouco e já está,sai com a maior das facilidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *