Rotolo de beringela e espinafres e oferta do livro “Poupe com o Jamie”

Quem me conhece sabe da minha paixão pelo Jamie.
Foi com ele que aprendi a ser criativa na cozinha e a fugir da minha zona de conforto. Foi com o Jamie que aprendi a usar as facas, foi com o Jamie que nasci e despertei para a magia da cozinha. Pode parecer exagerado, mas é a verdade. Nunca tive ídolos, nem nunca quis conhecer “famosos”, mas aqui, publicamente, vos digo que adorava conhecer o Jamie Oliver.
Toda a sua filosofia, a forma como ele encara a alimentação, o que ele fez e faz pelas crianças e por todos nós em geral, é para mim, oficialmente, o meu ídolo na culinária.

E, estou prestes a realizar um dos meus grandes sonhos!! Vou fazer dois cursos no Recipease de Notting Hill… eu nem acredito que isto vai acontecer, mas vai! É mesmo uma realidade!
E para festejar resolvi oferecer-vos o novo livro do Jamie Oliver “Poupe com Jamie”

Vamos, então ao que interessa: Como podem ganhá-lo?

Este livro fala dos aproveitamentos, da poupança, do não desperdício. A ideia é que criem uma receita que tenha esse 3 factores presentes: a poupança, aproveitamento e sem desperdício.

As regras são as seguintes:

1. Criar uma receita com aproveitamentos, económica e sem desperdício
2. Fotografar a receita
3. Enviar a receita ou o link do post (se tiver blogue) por email para: [email protected]
4. Gostar da página de Facebook Clavel’s Cook
5. Partilhar publicamente o post do passatempo no facebook

Critérios de avaliação:

1. A receita terá de ser criativa (poderá ser inspirada em alguma existente, mas tem de ter um toque único);
2. A apresentação da fotografia: composição, iluminação e ambiente;
3. Cumprir com todas as regras acima mencionadas.

VEJAM AQUI O REGULAMENTO

Claro que não podia fazer um post destes sem, também vos partilhar uma das melhores receitas do livro.
E por isso aqui vos deixo uma que já a fiz 3 vezes… sim 3, leram bem. Adorei! A versão que vos trago foi feita com beringela assada, mas confesso que gosto mais da versão original, com abóbora. Mas é só trocarem os legumes e fazer tudo da mesma forma. E inovem, experimentem, a ideia é mesmo essa.

Rotolo de beringela e espinafres


Ingredientes (4 a 6 pessoas):


1 beringela grande
1 cebola vermelha
sal
pimenta
sumo de 1/2 limão (não tem na receita original)
azeite
1c. de chá de tomilho-limão
500g de espinafres congelados
1 noz-moscada inteira, para ralar
4 dentes de alho
1 frasco de 700ml de polpa de tomate
6 folhas grandes de massa fresca (eu compro da marca milaneza, são as que mais gosto)
50g de queijo feta (também fica óptimo com queijo de cabra curado)
20g de queijo parmesão
opcional: pés de salva fresca (não pus)

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque a beringela partida a meio (o jamie põe a abóbora inteira no forno) numa assadeira e leve ao forno (previamente temperada com sumo de limão, sal, pimenta, noz-moscada ralada e azeite – o jamie não faz assim, tempera só depois de sair do forno).
Entretanto descasque a cebola, pique-a grosseiramente, e leve-a a lume médio-brando num tacho de um tamanho médio com um fio de azeite, o tomilho-limão e uma pitada de sal e pimenta durante 10 minutos, mexendo de vez em quando. Junte os espinafres, cubra com uma tampa e deixe ferver em lume brando mais 15 minutos ou até o líquido evaporar, e retire do lume.
retire a beringela do forno e retire o interior da mesma esmagando com um garfo.

Descasque o alho, pique-o finamente, coloque-o numa caçarola de 28 cm de diâmetro (ou numa frigideira e depois coloca tudo numa assadeira – como foi o meu caso) com um fio de azeite e leve a fritar em lume médio durante 2 ou 3 minutos ou até começar a ficar dourado. Junte a polpa de tomate, tendo o cuidado de juntar um pouco de água no frasco vazio e agitar, deitando depois na caçarola. Deixe ferver em lume brando durante apenas 3 minutos e tempere muito bem.

Numa superfície perfeitamente limpa, disponha as folhas de massa com o lado mais estreito virado para si, trabalhando com rapidez para a massa não secar, pincele-as com água e depois divida a beringela e esspalhe-a sobre as folhas de massa. Adicione os espinafres cozinhados e o queijo feta esfarelado. Enrole as folhas e corte cada uma em 4 partes, colocando-as em seguida lado a lado no molho do tomate. polvilhe com o queijo parmesão, deite um pouco de azeite e disponha as folhas de salva (se quiser). Leve ao forno no nível inferior, coberto com papel de alumínio durante 17 a 20 minutos, depois retire o papel de alumínio e deixe no forno mais 17 a 20 minutos ou até estar com um aspecto dourado e estaladiço. É uma delícia acompanhado de uma salada verde. (é mesmo!)

Rotolo de beringela e espinafres e oferta do livro “Poupe com o Jamie” Comentários
  1. Olá Ma João,
    Fico feliz que estejas prestes a realizar o teu sonho.
    A mim, pessoalmente, o Jamie nunca me disse nada, mas porque antes de conhcer o jamie, eu comecei a conhecer celebrity chefs de um nível mais elevado e embora ache piada ao Jamie e tenha 2 livros dele (um deles é este), nao é Chef que me inspire. O meu sonho seria realizado no dia que conhecesse o Gordon Ramsay ou a Nigella Lawson. Esses sim, entre muitos outros, inspiram-me ao mais alto nível!!
    Não estou a participar no teu passatempo, até porque tenho o livro e não tenho facebook, portanto não posso ir "gostar" da tua página, mas desejo o maior sucesso para o teu passatempo.
    Quanto ao teu rotolo e é a receita que tenho marcada para fazer desde que comprei o livro, está absolutamente divino, lindo e apetitoso e já agora, a título de curiosidade, sabes que o Jamie começou a ser famoso quando trabalhava no River Cafe e foi entrevistado enquanto preparava exactamente um rotolo mas enrolado num pano e cozido em água.
    Beijinhos e boa viagem :))),
    Lia.

    1. Oi Lia!
      Então somos mesmo diferentes, porque o Gordon e a Nigella não são nem de perto os chefs que mais gosto. Ambos têm coisas que adoro e outras que detesto, mesmo! 🙂
      Não sabia essa curiosidade 🙂 Que engraçado!

      Um beijinho grande

  2. Parece que as tuas palavras eram as minhas. Gosto tanto tanto tanto do Jamie e daquele sotaque dele, meio "sopinha de massa" que lhe dá um ar mesmo de menino 🙂
    O meu primeiro livro de culinário, foi dele "Dias Felizes, de Jamie Oliver", por isso só podia ser mesmo o meu Deus inspirador da cozinha 🙂
    Acho que vou participar no teu passatempo, queria tanto o livro dele… mas tenho tido alguns cortes orçamentais :'(
    Obrigada pela iniciativa 😀
    Muitos beijinhos ***

  3. Parece realmente tentadora esta receita, só as cores já pedem para ligar o forno e por mãos à massa, autenticamente 🙂
    Não participo também, porque o pai Natal tem lá no Polo Norte um livro já embrulhado lindinho para mim 😉 Poderá alguém ganhar e ficar feliz.
    Beijinhos

  4. Adoro o Jamie Oliver. Adoro a sua maneira simples e despretenciosa de cozinhar. Admiro muito a "Revolução" que ele conseguiu instaurar nas escolas em Inglaterra e a oportunidade que ele dá a jovens sem perspectivas de futuro no seu restaurante. Desejo-te boa sorte com os cursos que vais tirar e aproveita ao máximo. Em relação ao passatempo, já sou fã no facebook, não sei é se consigo tirar foto de alguma receita do Jamie, vou tentar, pois adoraria ter o livro.

  5. Boa, Maria João! Gostei muito da ideia, mas não sei se vou conseguir participar. Também gosto do Jamie, principalmente a sua simplicidade na produção de qualquer receita. E o uso de sabores diferentes.
    Bons cursos!
    Bjinhos

  6. Boa noite Maria João,
    parabéns pelo seu blog e pelos lindos pratos com que presente quem a segue.
    Aproveite ao máximo a experiência. A cozinha é um mundo maravilhoso, que a cada ingrediente revela-nos segredos.
    Como Chef de Cozinha, posso imaginar a sua felicidade de ir até Londres e poder privar de perto com o seu ídolo.
    Tenho a felicidade de poder mudar a vida de jovens que não têm nada e na cozinha, descobrem a sua paixão e acreditam que a vida é mais do que estarem simplesmente nas ruas.
    Que cursos vai fazer? Ainda vai este ano?
    Deixo que outra pessoa possa tentar a sorte e receber o seu prémio. Eu já o tenho.

    Beijinhos
    Luisinha MiraCorrea

  7. Adorei o passatempo! ainda ontem mandei vir o livro. Sim. o Jamie é uma grande inspiração para mim também. Discutia isso com o meu marido no outro dia… ele tem uma paixão por aquilo que faz e é tão tão genuíno! O meu marido diz que por trás dos programas que ele faz existem muitas técnicas de marketing! Eu continuo a ver simplicidade e muita criatividade. Não tenho muita imaginação na cozinha neste momento, o meu bebe de dois meses não deixa 🙂 beijinhos

  8. O Jamie é mesmo uma inspiração! E este livro dele sei que é lindo que já o espreitei!
    O rotolo deve ser fabuloso, adoro este tipo de receitas dele.
    Vamos ver se consigo participar.
    Um beijinho.

  9. Então, hoje tentei repetir esta receita… É deliciosa de facto! Fiz com abóbora mas segui todos os passos como descritos aqui no blog. Devo, infelizmente, ter feito qualquer coisa errada e não consegui colocar os rolos de lasanha de pé… 🙁 Saboroso, mas não tão bonito…
    De qualquer das formas é receita a repetir. Todos adoraram!
    Deixo também o link com a minha experiência com o "Rotolo" que afinal saiu "Quase Lasanha"…

    http://amor-as-camadas.blogspot.pt/2014/01/rotolo-de-abobora-e-espinafres-ou.html

    Existe alguma dica para manusear melhor a massa? Será que a molhei pouco?
    Obrigada, beijinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *