Sushi em crepes de arroz

Esta receita andava a ser magicada há semanas. Desde que a doce e amorosa Sandra do maravilhoso e inspirador blog Marmita me ofereceu os fantásticos crepes de arroz do Martim Moniz.
Desde que os recebi pensei logo fazer uma espécie de sushi. E foi o que acabei de fazer.

E hoje, inspirada pela querida Mena do blog As Aventuras de uma Mamã, fiz um sushi clarinho, rosa e feminino, para marcar o Dia Internacional da Luta contra o Cancro de Mama.

Foi, para mim, uma receita que me deu imenso prazer confeccionar, imaginar e criar. Consegui um balanço de sabores extraordinário e, para quem adora sushi, aconselho este. É diferente, mas igualmente saboroso!

• Sushi em crepes de arroz •

Ingredientes:

4 crepes de arroz
8 camarões cozidos descascados
1 c. de sopa de pickles picados grosseiramente
Microvegetais de beterraba
2 fatias de queijo amanteigado Aveleda
40g de arroz de sushi
Sal q.b.
Vinagre de arroz
Molho de soja ou teriyaki para acompanhar

Preparação:

Lave o arroz para o sushi em água corrente durante 5 minutos. Deixe escorrer durante 30 minutos.
Coloque água num tachinho e tempere com sal. Deixe a água levantar fervura. Quando estiver a água a ferever coloque o arroz. deixe cozer bem. Retire o arroz e tempere com viangre de arroz. Deixe o arroz arrefecer.
Prepare o recheio. Pique os pickles, os camarões e os microvegetais de beterraba. Junte o queijo e amasse muito bem.
demolhe os crepes de arroz em água fria, até amolecerem.
Monte os rolos.
Estenda os crepes de arroz, coloque uma colher de sopa do arroz de sushi, por cima do arroz distribua uma colher do preparado de camarão. Enrole o crepe.
Após fazer todos os crepes enrolados deixe-os repousar cerca de 5 minutos.
Corte-os com cerca de 2cm de altura.
Sirva-os acompanhados de molho de soja ou teriyaki e com um copo de vinho Alvarinho Aveleda.

Acompanhei com sashimi de salmão e os microvegetais à parte simples.

Sushi em crepes de arroz Comentários
  1. Nunca me atrevi a fazer sushi em casa. Mas depois de ver esta receita fiquei tentado. Ficou excelente Mª João e aqui está também uma boa maneira de usar os microvegetais.
    Beijinho e bom fim de semana. 😉

    1. Olá Célio. Olha também nunca fiz sushi em casa, a não ser o fingido, que foi das minhas primeiras receitas aqui no blog. Mas digo-te, é mais simples do que parece e não me aventurei com o peixe cru, fiz um preparado típico de um paté. Ficou óptimo. Faz, vais ver que vais adorar a experiência. 🙂

  2. Eu vou começar a por lacinhos de todas as cores! Já tinha razao a Filipa, que daqui saíria algo fantastico e por uma boa causa!
    Até me sinto lisonjeada por te ter dado o mote, com um lacinho rosa homemade! Mas nesta luta, o melhor é a prevenção, a alimentação saudavel e vontade de viver!!
    E com este sushi temos meio caminho andado!! 🙂 és linda, Maria Joao!
    Beijinhos

    1. Oh minha querida Mena!! Sempre com palavras tão lindas e doces. E é mesmo isso, a alimentação saudável e a vontade de viver. Felizmente tenho esses dois mundos, espero que me ajude sempre a prevenir esse monstro que infelizmente assombra muitas casas.
      Também és linda!!! Gosto muito de ti.
      Beijinhos

    1. Tu ajudaste-me muito, pois eu estava a preparar mal os crepes, quando os amolecia em água morna eles começavam a quebrar e a abrir "buracos". Muito obrigada Ginja linda!
      Os microvegetais são um luxo! 😀
      Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *