Mini lasanhas saudáveis e divertidas

Hoje, dia 16 de Outubro, é dia Mundial da Alimentação. E não poderia deixar passar este dia sem vos falar da alimentação saudável e, principalmente, da educação da alimentação nos mais pequenos.

A doce Magda do Mum’s The Boss fez-me um convite irrecusável, desafiou-me a fazer um guest post acerca de educação. Então juntei o útil ao agradável e falei sobre a educação do palato. Sim, “O Palato Educa-se“, e com este título escrevi um texto que podem e devem lê-lo no blogue da Magda. Sigam o link, espero que gostem.

Para ilustrar o texto que redigi para a Magda e para vocês, claro, resolvi partilhar convosco a receita das mini-lasanhas que fiz no último workshop para crianças. Estas mini-lasanhas são muito saudáveis, não levam natas, nem gorduras saturadas. Levam legumes e ervas armáticas e queijo mozarella fresco.

Nesse workshop tive 14 crianças, algumas não queriam experimentar (“não gosto de aipo”, “não gosto de coentros”, “não gosto de cenoura”), mas eu faço sempre um pacto com as crianças e elas têm sempre de provar. E todos provaram, e todos gostaram e repetiram! 🙂 Foi um sucesso!

Esta receita é, também, um desafio para vocês pais. É para fazerem-na com os vossos filhos. As indicações estão escritas para eles. Imprimam a receita, arregacem as mangas e façam estas pequenas delícias com os vossos filhos. Eles vão adorar a experiência.

Mini Lasanhas

Ingredientes:
Faz 6

1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 cenoura
50g coentros
2 tomates
2 colheres de sopa de polpa de tomate
250g de carne picada
1/2 chouriço
1 bola de queijo mozzarella
2 folhas de aipo
sal q.b.
pimenta preta moida na hora
azeite
4 folhas de massa de lasagna fresca

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 200ºC (pedir a um adulto para o fazer)
Num robot de cozinha pica o alho e a cebola. Reserva.
Pica a cenoura no robot de cozinha. Reserva.

No mesmo copo do robot coloca o chouriço e pica-o. Junta-o à carne picada. Reserva.
Coloca num tachinho com um fio de azeite o alho e a cebola já picados. Nesta fase tens de pedir ajuda aos teus pais ou a um adulto e coloca no fogão. Quando a cebola começar a ficar clara e mole junta a a cenoura. Quando a cenoura estiver mole junta a carne com o chouriço. Tempera com sal. Deixa refogar por um pouco.
Num robot de cozinha coloca os dois tomates descascados e reduz a um puré. Junta no tachinho os tomates e a polpa de tomate, juntamente com o aipo.
Deixa cozinhar durante, sensivelmente, 10 minutos.
No final junta os coentros picados (pode ser, também, no robot de cozinha).
Corta a massa da lasanha em quadrados de cerca de 8cm por 8cm.

Numa forma dura de fazer muffins/cupcakes coloca um pedaço da carne, depois 1 quadrado da massa e igual mais 3 vezes.

Corta às rodelas a mozzarela e coloca por cima.
Leva ao forno durante 20/30 minutos.

Deixar arrefecer durante 5 minutos antes de retirar da forma.

Receita inspirada na revista “Sweet Paul Magazine”, “The kids Issues” de 2013

Mini lasanhas saudáveis e divertidas Comentários
  1. Que ideia tão engraçada 🙂 As mini lasanhas ficam um máximo!
    Não vejo a hora de poder incluir o meu filho na parte de culinária. Para já (com 16 meses) só ainda consigo deixá-lo participar na "construção" de pizzas caseiras 🙂 Mas esta receita também me parece razoável para ele. Temos que experimentar.
    Beijinhos

    1. Se ele já alinha, então deve sempre experimentar. Mas outra tarefa que já é possível para a idade do seu filho é a de amassar massa para bolachas e depois com os cortantes fazer algumas bolachas. A ideia nunca é ficarem perfeitas, mas sim um momento de partilha! 🙂

  2. Adorei esta ideia! Acho que também deve ser óptima para utilizar nas festas de aniversários dos miúdos. Com os meus esquisitinhos, tudo o que for legume e estiver bem picado, e por isso disfarçado, eles comem sem reclamar!

    1. Boa Gori, é sim uma ideia muito boa para os aniversários. Mas aqui para além de estarem picados a ideia é que sejam eles a fazer. Aos poucos eles irão querer experimentar mais e de outras formas. Experimente Gori… comece a levá-los para a sua cozinha.
      Beijinhos

  3. Excelente ideia misturar os legumes saudáveis. Faço uma lasanhas parecidas, mas não tão saudáveis 🙂 com a massa chinesa usada para os Wotons. Compro uns pacotes pequenos, com a massa congelada em quadrados, mesmo à medida destas mini-lasanhas.E fica muito económico porque cada pacote não chega a custar 2€ e dá para fazer mais de 30 mini-lasanhas.os miúdos adoram. É um conceito a desenvolver com outros recheios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *