Salada Outonal com frango Teriyaki | Mercado de Sabores

© Chef Online

Dias 4, 5 e 6 de Outubro o Porto.come regressou à Alfândega do Porto para o Mercado de Sabores do Continente com 3 dias inteiramente dedicados ao melhor da gastronomia nacional, num evento que juntou grandes chefs, músicos e produtores nacionais.

Não imaginam como me senti quando recebi o email da Porto.come a convidar-me para participar num showcooking no evento. Pensei que se tivessem enganado, mas afinal era mesmo para mim. Levantei-me da cadeira, respirei fundo e fui fazer um chá. Voltei a sentar-me, limpei as mãos transpiradas do estado de nervos e respondi que sim… claro, não havia dúvida.
A doce e querida Inês que me convidou foi sempre tão amorosa que me fez sentir cada vez mais confiante e lá arregacei as mangas. Resolvi levar uma salada outonal com frango teriyaki, um pouco complexa, mas muito deliciosa.

Gostei imenso do evento, muita variedade, conheci imensos produtores a quem eu comprava os produtos e que não fazia ideia de quem estava por trás dos mesmos. A confiança cresceu ainda mais nos produtos seleccionados pelo continente.

A animação do evento foi uma constante. muita música, muitos pequenos acontecimentos, muita cor, muitos aromas, muita comida, muitas provas de vinho, animadores mascarados de artistas musicais conhecidos; dei de caras com a Amy Whinehouse e com o Michael Jackson, por exemplo. Foi muito engraçado. Havia, também a Popota que divertia as meninas (estive cerca de 1 hora a ver dançar a minha filha a dançar com a Popota.. eheheh)

No dia 5, logo pela manhã, fui a primeira do dia. Apresentei a minha receita. Tive como ajudantes duas profissionais, alunas da Escola de Hotelaria do Porto, a Isa e a Lee. Duas queridas, lindas e simpáticas meninas que me ajudaram imenso. Adorei trabalhar com elas.

Para além dos nervos que me assolavam, gostei imenso da experiência. Confesso que gosto de falar em público e que o facto de ser professora me dá um certo conforto e à vontade. Senti falta de maior contacto com as pessoas, mas no final adorei ver que todos os pratos ficaram vazios e que toda a gente me veio dizer que adorou a salada. Inclusive crianças que lá estavam e que comeram a salada e gostaram. Para mim isso é o que vale tudo!

© Chef Online

O fantástico deste evento, é que para além dos grandes chefs e músicos, estiveram, também, 6 bloggers convidados. Eu, a Teresa do Lume Brando, a Joana do Le Passe Vite, a Inês do Ananás e Hortelã, o Filipe do Chilli Com Todos e a Isabel do Cinco Quartos de Laranja. A única com quem não estive e que tenho muita pena, foi a Isabel… (mas acho que ela nem me conhece). Mas os outros bloggers foi tão bom, pois estivemos juntos, e alguns tive, finalmente o prazer de conhecer pessoalmente.

No último dia do evento estiveram muitos bloggers, foi óptimo e conheci a Ana do Petiscos e Miminhos, a Ondina do Coentros e Rabanetes, a Rosa do Be nice Make a cake e ainda as minhas queridas Luisa do Mundo de Luisa e a Naida do Frango do Campo. Foi uma maravilha este encontro da blogosfera.

A receita 
Salada Outonal com frango Teriyaki


E aqui deixo a receita do dia. É uma salada muito boa, uma refeição maravilhosa, saudável e diferente. Experimentem!

Ingredientes:

2 peitos de frango
1 molho de espargos verdes
10 tomates-cereja
1 lata de bambu
Massa lacinhos bicolor
1 molho de coentros
10 folhas de manjericão
Alface frisada bicolor
Molho teryiaki
1 lima
Sementes de linhaça
1 cubo de caldo de legumes
1 cubo de caldo de carne
2 cebolas
5 dentes de alho grandes
Sal
Chili vermelha
Azeite extra virgem

Preparação:

Descasque os espargos. Reserve as aparas e os espargos.
Faça um caldo com os 2 cubos de caldo, uma pitada de sal, 2 cebolas em cubos, 2 dentes de alho e as aparas dos espargos. Deixe levantar fervura e coloque os peitos de frango a cozer em lume médio.
Coloque os espargos e os tomates-cereja numa assadeira. Tempere com sal e azeite. Leve ao forno a assar.
Coza a massa lacinhos bicolor.
Parta em juliana a alface. Pique os coentros e o manjericão. Coloque numa saladeira ou prato grande. Reserve.
Quando o peito do frango estiver cozido retire do lume e lasque-o bem.
Numa frigideira coloque 3 dentes de alho picados finamente e azeite. Junte o frango esfiapado. Deixe alourar bem. Junte o bambu. Sacuda bem a frigideira e acrescente o molho teriyaki. Deixe que ganhe a cor acastanhada do molho. Retire do lume.
Retire a massa cozida e passe por água fria durante 5 a 10 segundos. Junte à alface a massa e o frango. Com a ajuda de uma colher mexa bem. Retire do forno os tomates e os espargos. Corte aos pedaços os espargos e coloque tudo sobre a salada. Volte a mexer. (sempre com cuidado para não desfazer os ingredientes).
Parta aos pedaços finos a chili vermelha e coloque na salada.
Tempere com sumo e raspa de lima.
Finalize com as sementes de linhaça.

Salada Outonal com frango Teriyaki | Mercado de Sabores Comentários
    1. Oh, mas estivemos juntas na mesma e foi maravilhoso poder conhecer-te. E como já te disse, o facto da Maria ter-te adorado faz-me ter a certeza de que és uma excelente pessoa 🙂 ehehehe
      Só tive pena de não saber que íam jantar todos juntos, que eu teria ficado convosco! Ainda por cima sushi que eu e a Maria adoramos! eheheh

  1. Tive tanta pena de só poder ir no domingo… gostava imenso de ter assistido a todos os showcookings, mas na sexta era dia de trabalho e no sábado era dia de curso 🙁
    Mas gostei muito de te conhecer e a tua princesa é um arraso, porta-se super bem, fiquei maravilhada. Tive pena de não termos falado durante muito tempo, mas não faltarão mais oportunidades, afinal até vivemos na mesma cidade 🙂
    Gostei da massa, é uma receita diferente do que normalmente cozinho em casa. Tenho que experimentar. Ah e tem coentros, portanto só pode ser muito, muito boa!!!!
    Bjis

    1. Obrigada Ondina. Realmente falamos pouco, mas era difícil, muita gente, muita confusão. Mas, como dizes, não faltarão oportunidades. Temos de marcar mais encontros da blogosfera! 🙂
      Sim.. tem coentros e bastantes!! Amo coentros! 🙂 eheheh

    1. Ohh Isa, obrigada por tão doce comentário.
      Para mim é uma honra trabalhar com pessoas como vocês, que têm formação na área e são tão dedicadas. Tenho muito que aprender convosco! Adorei conhecer-te e, ainda por cima, tens um nome lindíssimo! Tens tudo para um dia seres uma grande chef!! Chef Isa Letra! Já sou fã! 🙂

  2. do que tenho mais pena é de só ter ido no domingo 🙁 queria ter visto todos os showcookings mas pronto, outras oportunidades virão 🙂
    e eu ouvi dizer que fizeste um brilharete 😀
    e a mini Clavel também hehehe
    beijinhos**

  3. Adorei a tua saladinha colorida e com coentros, adoro coentros 🙂
    Para mim foi uma honra ter sido convidada a par de tantos bloggers que eu admiro e adoro como tu!!
    Fiquei com pena de não ter ido no sábado, mas muito contente de te ver no domingo e à tua mini.
    Tu tens um à vontade enorme, imenso jeito. Eu nem por isso, mais contida, mas foi bom!
    Um beijinho.

  4. Pelo visto tivemos reacções idênticas ao convite, eu saltei a parte do chá porque o estado de nervos não me permitia ingerir nada! 🙂 Ainda bem que não recusei pois tive a oportunidade de conhecer-te e presenciar a tua naturalidade em palco! E obviamente provar a tua deliciosa salada! Gostei mesmo muito! Beijinho! (gosto muito da nova imagem do blog, mas acho que já tinha dito!!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *