Risotto do Mar

O tempo não tem sido muito para que eu possa colocar várias receitas aqui no blogue. É difícil conciliar tudo e organizar-me no tempo. Hoje, pedi no Facebook, ajuda para escolher a nova receita, pois tinha já duas sessões fotográficas prontas a serem colocadas aqui no blogue. Ganhou o risotto (contra o linguado grelhado, mas prometo que brevemente o coloco aqui).

Este risotto, não era para ser um risotto. Fui ao frigorífico e pensei fazer um espaguete com o que tivesse disponível. Coloquei a água a ferver para o espaguete (que mais tarde tornou-se o meu caldo), mas depois conforme fui fazendo o refogado, o perfume que foi libertando achei que teria de fazer algo mais, então fui buscar o risotto e deixei-me levar pelo momento.

Risotto do Mar

Ingredientes:

150g de risotto
2 tomates
1/2 pimento vermelho
3 dentes de alho
1 cebola
200g de camarão congelado
4 delícias do mar
cogumelos shiitake secos
sal q.b.
coentros q.b.
pimenta preta q.b.
azeite extra virgem q.b.
1 caldo de peixe
1 caldo de alho e coentros
Queijo parmesão ralado q.b. (opcional)
Manjericão para decorar

Preparação:

Coloque uma panela com água a ferver e inclua os caldos de peixe e de alho e coentros. (Poderá substituir por outros caldos, ou mesmo por um caldo de legumes, de peixe já feitos por si – como eu não tinha, usei de compra, e posso garantir que resultou muito bem).
Hidrate os cogumelos em água, numa taça. Quando estiverem moles parta-os aos pedaços e reserve.
Faça o refogado com o alho e a cebola picados e o azeite. Tempere com um pouco de sal e pimenta e inclua os coentros picados. Pele os tomates na água fervente e corte-os aos cubos pequenos. Coloque no refogado. Junte o pimento vermelho picado. Deixe refogar bem. Junte o camarão, as delícias cortadas aos cubos e os cogumelos. Junte o arroz. Mexa bem e vá regando com o caldo, 2 conchas de sopa de caldo de cada vez. Mexa bem até o caldo evaporar. Repita este processo várias vezes, mexendo sempre. Quando o arroz começar a ficar cozido acrescente uma boa quantidade de caldo e deixe o arroz cozer em lume médio.
No final coloque o risotto na travessa onde irá servir e rale o parmesão. Decore com umas folhas de manjericão.
Sirva de imediato. O risotto não pode esperar.

Risotto do Mar Comentários
  1. E é tão bom quando isso acontece!!!
    Adoro quando abrimos o frigorifico, e vamos pondo dentro da panela!
    E ainda bem que foste buscar o risotto, porque está divinal!!
    🙂
    Beijinhos

  2. Assim não vale, fazes um risotto desses e nem ofereces maldade! Adorei tudo, e não te preocupes que nós ficamos cá à tua espera sempre que demorares mais um pouco, beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *