Hoje, como todas as terças-feiras, fui ao Porto Canal. Desta vez levei três receitas de xaropes e mezinhas para ajudar nas gripes e constipações.
O primeiro xarope é o mais forte e o mais intenso. É muito poderoso e já falei dele aqui algumas vezes. Mas nunca é demais repetir. Aqui em casa é a nossa salvação e tem-nos ajudado a combater as gripes e as constipações víricas.
É fundamental perceber que funciona quando estamos no início de uma inflamação. Mas se tiver dores no corpo, febre, dores de cabeça e pus na garganta vá ao médico!
Outra consideração importantíssima… não ofereça este xarope a crianças nem a idosos. É bastante forte e é melhor não arriscar. Em caso de dúvidas fale com o seu médico.
Como disse acima, para mim e para o meu marido é a nossa salvação. Faço este xarope e normalmente coloco uma colher de chá numa termus e faço uma infusão com ele. Se estivermos mais atacados tomamos mesmo uma colher pura, ajuda a amaciar a garganta.
Para fazer este xarope o melhor é usar produtos biológicos. Vamos perceber um bocadinho o poder destes ingredientes.
Gengibre: tem efeitos antibióticos, ajuda à digestão, é um poderoso desentoxicante, ajuda no combate às infecções e inflamações, dor nas articulações, na circulação, nas náuseas (também nas náuseas derivadas da gravidez) e enjôo. O sabor é maravilhoso e pode ser usado em imensas coisas, como sumos, smoothies, resulta lindamente em molhos, compotas de frutas e sobremesas. Adoro temperar carne e peixe com ele. É, sem dúvida, um elemento obrigatório cá em casa. Compra-se em praticamente todo o lado, seja em pó, ou mesmo em tubérculo.
Cúrcuma: a cúrcuma é um antioxidante muito forte e tem sido usado como medicina tradicional ayurvédica ao longo da história. É considerada uma erva que limpa todo o corpo, especialmente no fígado. Ela é utilizada para suportar a digestão, o tratamento da febre, infecções e inflamações. O ingrediente activo na cúrcuma é chamado curcumina e tem provado ter efeitos similares como medicamento anti-inflamatório. Cúrcuma e pimenta preta ou caiena fazem um par extremamente poderoso. A pimenta preta ou caiena ajuda a aumentar a biodisponibilidade da curcumina por milhares de vezes. Cúrcuma tem um ligeiro sabor amargo, mas combina muito bem com outros sabores. A curcuma já começa a aperecer em alguns hipermercados em tuberculo, mas encontram sempre em pó. Tem o nome de Açafrão das Indías.
Mel: O mel poderia ser considerado, de uma forma simplória, uma espécie de água com açúcar, mas o seu alto teor em frutose diferencia o mel do açúcar devido a um menor índice glicémico e, consequentemente, subidas menos acentuadas dos níveis de glicemia e insulina.
O mel contém polifenóis que confere alguns efeitos interessantes na saúde. Estes fitoquímicos possuem desde logo um efeito antioxidante e por norma encontram-se em maior quantidade nas versões de mel mais escuras, diminuindo com o seu tempo de armazenamento. O mel possui ainda propriedades antibacterianas (menor potencial causador de cáries em comparação com o açúcar), anti-inflamatórias e anti-mutagénicas. A sua forte conotação na resolução de problemas do foro gastrointestinal é igualmente consubstanciada no seu poder inibidor da bactéria Helicobater pylori, agente causador de úlceras gástricas.
Limão: Seu uso Interno (como também externo) é muito útil na regeneração dos tecidos inflamados das mucosas, reconduzindo ao estado e funcionamento normal de todos os órgãos do aparelho digestivo. Nas afecções gastro intestinais, os ácidos do limão destroem os germes e as bactérias nocivas que se libertam e que contribuem para gerar as ulcerações. Ainda combate as fermentações e os gases.
Pimenta Caiena: tem a capacidade de aliviar a dores de estômago, úlceras, dores de garganta, tosse espasmódica e irritantes, e diarreia. Ajuda a diminuir o muco das gripe e constipações, com isso o muco começa a sair do corpo, alívio de sintomas da gripe.
XAROPE DE CÚRCUMA E GENGIBRE
Ingredientes:
3 cm de gengibre fresco (pode optar por uma colher de chá bem cheia de gengibre em pó)
3 cm de cúrcuma fresca (pode optar por uma colher de chá bem cheia de cúrcuma em pó – açafrão das índias)
1 grão de pimenta caiena moída (pode optar por pimenta preta)
Casca e sumo de 1/2 limão
1 colher de sopa bem cheia de mel
Preparação:
Rale a cúrcuma, o gengibre e a casca do limão. Coloque numa tacinha, junte o mel. Moa o grão de pimenta e junte ao preparado. Adicione o sumo do limão e envolva bem.R ectifique a consistência juntando mais mel ou sumo de limão.
XAROPE DE CENOURA
Este xarope é mais conhecido. Acho que todas as avós e mães nos faziam este xarope. Ajuda bastante para a tosse e rouquidão. Como é muito docinho é muito fácil de dar às crianças.
Ingredientes:
1 cenoura
2 colheres de sopa de açúcar mascavado
Preparação:
Corte a cenouras às rodelas muito fininhas. Coloque numa taça e adicione o açúcar. Deixe macerar de um dia par ao outro. Vai ficar um líquido que será esse mesmo que deve oferecer à criança. 1 colher de chá 2 vezes ao dia.
INFUSÃO DE CEBOLA
Mais uma receita bem tradicional. Não é fácil de oferecer às crianças mas é excelente para ajudar no combate a tosse intensa. Para que seja mas simples a toma acrescentei casca de limão e canela que ajudam a dar sabor.
Ingredientes:
1 litro de água
Casca de 2 cebolas
Casca de 1/2 limão
2 paus de canela
Preparação:
Coloque a água a ferver com os todos os ingredientes. Deixe que ganhe cor e sirva coando as cascas.
Adorei!
Gostaria de colocar uma questão, qual a validade do primeiro xarope?
Obrigada e Adorei!
Pi Trindade
Ótimas sugestões!
Qual será mais indicado para uma criança de sete anos?
Obrigada.
Gosto muito de ler as vossas sugestões. Continuem. Obrigada