Massada de Camarão {Uma receita deliciosa e rápida}


Quem me acompanha nestas andanças de receitas e culinária sabe que sou uma valente preguiçosa 🙈. Adoro cozinhar, adoro descobrir novos sabores, mas tenho pouca paciência para receitas que demorem horas infinitas a executar. Não que não as faça, ou não tire dias para elaborar algo mais complicado, mas no dia-a-dia o que me entusiasma é, realmente, a culinária rápida e cheia de sabor.

Há uns meses fui com o Miguel ao Alma, restaurante de estrela Michelin do Henrique Sá Pessoa. E um dos pratos era um arroz de carabineiro que estava uma verdadeira perdição. Eles serviram o arroz, com o carabineiro por cima e como finalização regaram com um molho muito intenso. O empregado de mesa, simpatiquíssimo, já tinha compreendido que eu fazia mil perguntas disse logo: Aqui o segredo está neste molho. É um caldo feito através das cabeças dos carabineiros, que são salteadas e depois são reduzidas até extrair por completo o sabor delas.

Aquilo fez todo o sentido na minha cabeça. Então quando regressei a casa no dia seguinte resolvi meter mãos à obra. Não me interpretem mal, não quero de todo que pensem que esta receita é igual ou semelhante ao arroz de carabineiro do Henrique Sá Pessoa. Nem sequer tenho intenções de tal. Mas foi totalmente inspirada.

Resolvi fazer um jantar rápido mas intenso em sabor. E foi neste prato que resultou. Posso garantir-vos, tem sido um prato repetido várias vezes e já fiz para convidados em minha casa. É sempre um sucesso!

Hoje levei a receita ao Porto Canal e a Débora adorou (sem os coentros… ela até sugeriu usar hortelã e acredito que deve ficar delicioso!). Toda a equipa foi comer no final do programa e foi unanime, toda a gente gostou.

E é isto que para mim se resume a culinária: vários truques e dicas que fazem toda a diferença. Juntando sempre o amor intenso e o respeito pelos ingredientes. O resultado só pode ser um… um prato delicioso.

MASSADA DE CAMARÃO

Ingredientes:

200 g de massa cotovelos
Água quente q.b.
6 dentes de alho
1 fio de azeite
25 a 30 camarões cozidos
1 copo de vinho
1 embalagem de tomate pelado
2 folhas de louro
1 c. de sopa de manteiga
½ malagueta picada (opcional)

Preparação:

Coza a massa em água com sal de acordo com o tempo indicado na embalagem.
Refogue metade dos alhos picados num tachinho com um fio de azeite e junte as cascas e cabeças dos camarões. Deixe refogar bem. Refresque com o vinho e junte o tomate, as folhas de louro, cerca de 100ml de água quente e a manteiga. Deixe levantar fervura, e triture tudo com a varinha mágica.
Refogue os restantes alhos picados noutra frigideira com um fio de azeite e salteie os camarões descascados.
Junte a massa cozida e um pouco da água de cozedura. Tempere com sal e pimenta, acrescente o caldo de camarão coado e envolva tudo.
Polvilhe com cebolinha fresca e coentros frescos picados e sirva. Caso goste de malagueta, junte-a picada por cima.

Massada de Camarão {Uma receita deliciosa e rápida} Comentários
  1. Olá Maria João!
    Nem sempre faço os pratos, que devem ser deliciosos, que partilhas. Cozinho quase sempre só para mim e não me motivo para elaborar refeições que tem de ser degustadas nos dias seguintes,não como muito. Mas esta vou fazer, pouca quantidade, reduzir os ingredientes e vou deleitar-me.
    Não sei porque estou a escrever ou a desabafar mas tenho a Moshi no meu colo e senti vontade de te falar.
    És uma “pessoa” linda com uma Alma doce e luminosa.
    Muitos beijinhos

    1. Oh Dora… Muito obrigada pelas suas palavras.
      Fico tão feliz por saber a Moshi tão bem!
      É sempre uma honra ler os seus comentários.
      Beijinhos,
      MJ

  2. Delícia!
    Costumo fazer arroz, seguindo o mesmo procedimento.
    É uma maravilha. Às vezes acrescento ameijoas.
    Abraço gastronómico.

  3. Olá,
    Tem óptimo aspeto, muito muito apetecícel, mas as cascas e as cabeças de camarão trituradas é que não …alguma alternativa para fazer o molho consistente e saboroso sem esse passo?
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

OS NOSSOS PARCEIROS

______________

TRABALHAMOS COM OS MELHORES

Siga-nos nas redes sociais