Bolo Mármore Chai {Perfeito para uma pausa – organizar 2020}

Estamos já a meio de Janeiro, mas ainda estamos a tempo de organizar a nossa agenda e preparar os grandes eventos e acontecimentos do ano. Nada melhor para nos ajudar a parar e a organizar do que um bolo seco, perfeito para acompanhar com uma chávena quentinha de chá ou de chai latte como sugiro aqui.

Organizar o ano, pensar quais são os nossos objectivos, os nossos propósitos, onde queremos melhorar, o que queremos fazer, quais as resoluções… Todos os anos costumo fazer isto, mas este confesso que não fiz, ou melhor não tinha feito. Talvez porque me seja ainda muito difícil que terei de fazer planos sem incluir a minha mãe e isso… bem, isso é talvez a coisa mais esquisita de todo o sempre. Aprender a viver feliz na ausência, meu Deus, que provação mais pertubadora…

Demorei mais do que costume, mas aqui estou. Com muita vontade de arregaçar as mangas, e como já o disse algumas vezes, mesmo com lágrimas a escorrerem pela cara abaixo sou e serei muito feliz. As minhas filhas merecem-no e toda a minha família.

Por isso agarrei no planner da Catarina Beato, da Andrea Portugal Deveza e da Raquel Fortes e comecei a delinear este ano novo em que arrancamos numa nova década que há uns tempos pensava que era o futuro! ahahha

E como elas escrevem logo no início, serão 365 dias de muitas emoções (serão 366, vá, que 2020 é um ano bissexto….), e é isso que espero, emoções fortes, mas boas. Ver a beleza da vida e conseguir coleccionar todos os momentos felizes.

Para me ajudar a organizar a mente um docinho é o que melhor me sabe. Adoro de paixão os sabores da mistura de especiarias do chai. Adoro chai latte, e pensei conjugar isso num bolo seco para acompanhar com o próprio chai latte. Fiz um bolo mármore. Ficou tão bom, mas tão bom que resolvi trazer-vos hoje ao Porto Canal, pois seja para organizar o ano, ou para qualquer outra situação, é um bolo maravilhoso.

Hoje o programa D’mais foi realmente uma risota pegada. A menina Débora muito gosta de me envergonhar… ahahhah E acabamos as duas sentadas no sofá, com uma mantinha a comer o bolo e a beber uma chávena de Chai Latte a colocar a conversa em dia. E, apesar da Débora achar que eu só gosto dela por causa da TV, eu adoro-a mesmo muito. Com ou sem TV. Ai, menina Débora, havemos de ser amiguinhas velhinhas e a lembrar estes momentos em que éramos umas totós…. ahahhaha

BOLO MÁRMORE CHAI

Ingredientes:
225 g de manteiga
300 g de açúcar
6 ovos
360 ml de leite
500 g de farinha
1 c. de sopa de fermento
3 c. de sopa de mistura chai*
1 c. de sopa de cacau em pó

Para a mistura chai
4 c. de sopa de canela em pó
3 c. de sopa de gengibre em pó
4 c. de chá de cardamomo em pó
1 c. de chá de pimenta branca moída
½ c. de chá de noz moscada em pó
1 c. de chá de cravinho em pó

Preparação:
Bata a manteiga com o açúcar com a ajuda de uma batedeira até obter um creme fofo e esbranquiçado.
Junte os ovos, um a um, batendo sempre entre cada adição.
Continue a bater em velocidade baixa e vá adicionando o leite e a farinha, alternadamente.
Acrescente o fermento e envolva delicadamente.
Divida a massa em duas partes iguais e acrescente a uma delas a mistura chai e o cacau em pó. Envolva bem.
Verta as duas massas de forma alternada para formar um padrão numa forma de bolo inglês e leve ao forno a 180ºC, durante 1 hora. Faça o teste do palito para se certificar que a massa está bem cozida.

Nota:
Na televisão eu fiz chai latte, é muito simples. É só colocar o leite a aquecer numa panela e acrescentar as mesmas especiarias, mas inteiras. Ou seja, colocar paus de canela, estrelas de anis, cardamono, pimenta preta em grão, noz moscada e cravinho. Juntar ainda um saquinho de chá preto e deixar aquecer tudo muito bem.

Bolo Mármore Chai {Perfeito para uma pausa – organizar 2020} Comentários
  1. Adorei vou fazer e partilhar. Obrigada por continuar a motivar-me para uma das coisas que mais gosto cozinhar para fazer os “meus” felizes. Beijinhos e um 2020 cheio de sorrisos.

  2. Adore chai latte combo bebida e como bolo. A minna Versão leva sultanas douradas e pretas que são embidas durante 1 mês em chá é um pouco de conhaque. Fica delicioso juntar estas frutas para quem gosta. Desejo um 2020 cheio de sucesso motivação e alegria.
    Tem de pensar na mãe com o seu anjo protector e que irá sempre iluminar e ajudar nas decisões mais complicadas.

    1. Hummm que sugestão deliciosa.
      Sim.. ela será sempre o meu anjo da guarda. Obrigada pelas suas palavras.
      Beijinhos,
      MJ

  3. Optima receita. Parecida com uma que a minha mãe fazia pelo Natal. É a receita do cake goes. Posso passar-ta se estiveres interessada.
    Grande beijinho, Maria João.
    Pittu.

  4. Olá, adoro as tua receitas e as sugestões, como a decoração da mesa de Natal que me serviu de inspiração, ….. já agors qual é o horário do teu programa no Porto Canal ? Beijinhos e um Bom ano …

  5. Olá. Fiz a receita, mas como não arranjei cardamomo, usei erva doce 😛 gostei bastante, agrada-me mais o aromático das especiarias do que o cacau. Obrigada.

    1. Confesso que também gosto mais das especiarias do que o cacau.. mas foi para dar o ar de graça do bolo mármore.
      Erva doce é uma excelente sugestão.
      beijinhos,
      MJ

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

OS NOSSOS PARCEIROS

______________

TRABALHAMOS COM OS MELHORES

Siga-nos nas redes sociais