Este é um vídeo que já há muito gostaria de fazer. Colocar uma mesa formal é algo que adoro fazer. Não o faço frequentemente e muito menos diariamente, mas nos eventos mais festivos adoro colocar uma mesa a preceito.
O meu pai era uma pessoa que dava demasiada importância à etiqueta e aos protocolos. Tinha ideias muito concretas e assertivas. Todos os dias em nossa casa a mesa tinha de ter os talheres todos e havia muitas regras de como apoiar os braços, segurar talheres, a forma de mastigar, como e quando falar. Não era fácil. Vivíamos numa casa onde imperava a formalidade e, para o dia a dia, claro que não é bom.
Mas isso permitiu-me conhecer a fundo e saber replicar em qualquer momento. Saber ir a um restaurante todo “chique” e saber o que fazer com os mil talheres ou com as dezenas de copos. Perceber se usamos a água para refrescar as mãos, e não bebê-la… como já vi a acontecer. Tal como também adoro ir à tasca, e comer coxinhas de frango à mão e lamber os dedos! 😉
Por isso, achei que devia partilhar convosco como faço a minha mesa formal. Para uma festa, tal como um vestido mais elaborado, adoro ter uma mesa com requinte.
Espero que gostem e que vos seja útil.