Creme de abóbora com sementes de coentros

Quando se fala em introdução alimentar para o bebé pensamos logo no creme de abóbora ou cenoura, com batata, cebola, etc… Não há grande espaço para a imaginação. E porquê? Porque o medo que nos assombra é enorme. Será que posso dar isto? Ou aquilo? E se ele é alérgico? E se faz reacção? Ai que o médico não disse.


Passei por isso durante a introdução alimentar da Maria. As sopas era insípidas, sem grande variedade de sabor, e muito semelhantes umas às outras. Ansiava pelo momento em que poderia dar-lhe a nossa comida, para poder descontrair um pouco.

Desta vez com a Margarida tive uma clarificação. Os médicos não são cozinheiros profissionais, até muitos deles nem cozinham em casa… Então eu é que tenho de puxar por eles, começar a ser a chata de serviço e enviar listas de ingredientes para saber quando posso introduzir. Então resolvi partilhar este meu estudo intensivo convosco. De acordo com a pediatra Natacha e com ela no mini-curso, vamos mostrar-vos como podemos fazer uma introdução livre de perigo, estimulando o palato e a nossa criatividade.

Esta receita é uma das várias que vos vamos apresentar já neste sábado, no mini-curso preparado para mães e pais, podem ver mais informações aqui.

Este é um creme delicioso (até para nós adultos) e super fácil de fazer. Estimula os sabores, desperta uma série de novas sensações que os bebés necessitam. Contém as sementes de coentros, que ajudam a dar sabor e realçam os outros sabores (é também uma excelente alternativa para nós adultos, pois praticamente não precisa de sal).
Para os bebés NUNCA usem sal. O sal no primeiro ano de vida é proibido. Eles não precisam e não sentem falta pois nunca provaram!

As sementes de coentro são anti-inflamatórias e relaxantes. Mas essencialmente a incorporação de coentros nos pratos com leguminosas favorece reabsorção dos gases intestinais. (Truque maravilhoso, não?!).

Creme de abóbora manteiga com sementes de coentros

Ingredientes:

1/2 abóbora manteiga
3 raminhos de brócolos
1/2 pêra (com casca, biológica)
1 c. de chá de sementes de coentros (biológicas)
Azeite extra virgem

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Numa frigideira torre levemente as sementes de coentro para libertar mais o sabor das mesmas. leve a abóbora ao forno com um fio de azeite e as sementes de coentro.
Deixe assar bem. Até ficar bem molzinha.
Num tachinho coza os brócolos e a pêra.
No final junte tudo e moa com a ajuda de uma varinha mágica até ficar bem cremoso.
Regue um fio de azeite cru e sirva morna. (experimente e conte-me o que achou!)

Creme de abóbora com sementes de coentros Comentários
  1. Bem, acho que tens muitos workshops pela frente para dar porque é um tema super importante e interessante. embora nao tenha filhos acredito que deve ser toda uma novidade e que as pessoas se sintam sem saber que podem ou nao dar ao filho. vá continua o curso até daqui a uns anos, sim? 🙂

  2. Adorei o post e a receita! Quem me dera ter tido estas dicas quando a minha filha era bebé. Tive uma dificuldade enorme em adaptá-la às sopas e tive, sozinha, de descobrir alguns pequenos truques. À custa de muita sopa deitada fora, muita papa desperdiçada no lixo, lá fui conseguindo entusiasma-la com os sólidos e com alimentos saudáveis. O curso será um sucesso, certamente, pelo que serei sua aluna num próximo filho que tenha 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *