A paixão na criatividade e um bolo com a fruta da paixão

Já algum tempo andava para vos mostrar um projecto maravilhoso. Encontrei-o no meio das minhas pesquisas na área do design. Como sabem sou designer de comunicação de formação e a procura constante de novas tipografias é algo que nunca se perde. A escolha da tipografia certa num trabalho faz mais de metade do próprio trabalho.


Lembro-me bem, de passar horas a fio com a minha querida amiga e parceira nos trabalhos da faculdade, a ver listas gigantes de fontes para escolhermos a ideal para o layout que estávamos a criar. A Marta tinha e tem uma sensibilidade incrível no design gráfico em geral e na tipografia em particular. Provavelmente um dos grandes motivos pelos quais hoje tem tanto sucesso com o seu projecto Twinkle and You.

Mas, voltando ao centro da questão, ao projecto do qual vos quero falar.
A Fundação Arrels de Barcelona, é uma fundação que apoia e ajuda sem-abrigos. E, com ajuda de criativos tiveram uma ideia genial. Envolver os próprios sem-abrigo em algo que tivesse grande valor criativo, algo que só eles conseguissem fazer e vender esse mesmo trabalho. Vários sem-abrigo tinham caligrafias lindíssimas, cheias de personalidade e carisma. Então surgiu esta ideia genial. Colocaram os vários sem-abrigo a criar as suas próprias tipografias com as suas caligrafias. E aqui, neste website, podem comprá-las. Ao comprar estão a ajudar directamente a fundação e os próprios sem-abrigo. As histórias deles são muito comoventes.

Eu já comprei duas. Já tenho escrito com elas aqui nas minhas imagens. E, achei que devia partilhar convosco este projecto. Têm várias fontes para escolher, se precisarem de uma fonte manuscrita já sabem onde ir: www.homelessfonts.org Vejam, também, a página de facebook deles e o site da própria fundação.

Para acompanhar este projecto, nada melhor do que um bolo bem docinho e com a fruta da paixão. Para mim os projectos criativos têm sempre de ter presentes a paixão, só com esse ingrediente mágico é que conseguimos ter as ideias mais incríveis. E todos nós sabemos que o maracujá é a fruta da paixão 🙂

Bolo de iogurte com calda de maracujá
(adaptado do livro Seasons de Donna Hay)

Ingredientes:

[Bolo]
150g manteiga líquida vaqueiro
220g de açúcar
3 ovos
200g de iogurte grego natural
300g de farinha peneirada
1 c. de sobremesa de fermento em pó
Raspas de um limão

[Xarope de maracujá]

Polpa de 10 maracujás (entre 200 a 250g)
125ml de água
110g de açúcar

Preparação:

[Bolo]
Pré-aqueça o forno a 160ºC.

Coloque o açúcar, a manteiga e as raspas do limão numa taça ou numa misturadora eléctrica e bata durante 10 a 15 minutos, ou até ter uma massa pálida e cremosa. Junte os ovos, um por um, mexendo sempre entre cada adição. Junte o iogurte e bata até ficar bem combinado. Acrescente a farinha e o fermento e envolva bem com a ajuda de uma colher (não se esqueça de peneirar a farinha).
Coloque numa forma previamente untada, eu usei uma forma tipo bundt (é um forma com buraco no meio).
Coloque no forno durante 35 minutos ou faça o teste do palito.

[Xarope de maracujá]

Coloque a polpa de maracujá, a água e o açúcar num tachinho. Leve ao lume em temparatura alta até ferver, depois reduza para lume médio e cozinhe durante 10 a 15 minutos, ou até ficar com consistência de xarope.

Quando o bolo sair do forno poderá cobri-lo todo com o xarope. Eu preferi colocar à parte, assim a minha mini pode comer sem o xarope que ela prefere. E na altura de servir, basta colocar por cima.

A paixão na criatividade e um bolo com a fruta da paixão Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *