Vamos fazer um bolo?

Quando recebi o convite da Vaqueiro, com um cabaz fantástico para celebrar em conjunto convosco o World Baking Day fiquei muito feliz. Gosto muito de fazer um bolinho para o fim-de-semana, especialmente se o passo em conjunto com todos os meus sobrinhos. Começa a fazer parte de uma rotina que estou a criar, fazer-lhes um bolinho para o lanche, nos fins-de-semana que cá estão. E ouvir: “os teus bolos são os melhores do mundo, tia João” deixa-me para lá de vaidosa, para mim não há melhor elogio do que vindo directamente de crianças.

Desta vez optei por um dos meus bolos favoritos, o bolo de limão com sementes de papoila. Já cá tinha uma versão no blogue, bastante antiga;  recordei essa receita, peguei numa outra da Martha Stewart  e fiz esta versão. Sei que esteticamente ficaria mais bonito se tivesse colocado uma cobertura no bolo, mas um bolo para acompanhar o chá para mim é assim. Um bolo seco, que contrasta com o húmido do recheio. E este bolo está muito perto da perfeição, o contraste do doce com o amargo do limão, o recheio de lemon curd que eu adoro, que faz saltar as papilas gustativas de prazer, o crocante das sementes de papoila e ainda o coco, que confere um sabor exótico.

Como disse anteriormente hoje celebra-se o World Baking Day, e neste dia desafiamo-vos a todos ir para a cozinha e fazer um bolo para toda a família. Vamos a isso? Esta é a minha sugestão.

Bolo de limão e sementes de papoila com coco

Ingredientes:

420 g de farinha de trigo
300g de açúcar moreno
10g de fermento em pó
1 c. de café de sal
2c. de sopa de sementes de papoila
4 ovos
Sumo de 1/2 limão
200ml de buttermilk*
Casca de 2 limões
200ml de vaqueiro líquida
Coco ralado q.b.
Raspas de coco q.b.
Raspas de limão q.b.

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180°C.
Unte com manteiga duas formas redondas de 20cm de diâmetro, forre os fundos com um círculo de papel manteiga.
Triture as cascas de limão. Retire e reserve.
Misture a farinha, o fermento, o sal e as sementes de papoila numa taça e reserve.
Numa batedeira coloque os ovos e o açúcar e bata em velocidade média até fazer espuma. Junte o sumo de limão, o buttermilk, a vaqueiro líquida e a cascas de limão já trituradas, bata bem, em velocidade média, até estar tudo bem incorporado. Junte os secos (a mistura de farinha) na batedeira e envolva tudo em velocidade média/baixa.
Divida a massa entre as formas preparadas.
Asse por 25-30 minutos ou até que os bolos estejam assados (faça o teste do palito).
Deixe-os na forma por 10 minutos retire e deixe arrefecer completamente.

Lemon curd

Ingredientes:

50 ml de sumo de limão
1 ovo L
75g de açúcar
1 colher de sobremesa de raspas de limão
30g de vaqueiro líquida

Preparação:

Leve ao lume o ovo bem misturado com o açúcar e o sumo de limão.
Com um batedor de varas, mexa sempre para não ganhar grumos, até engrossar.
Deve demorar cerca de 10 minutos. Retire do lume e incorpore a vaqueiro líquida e a raspa de limão. Mexa até a manteiga estar bem derretida e dissolvida no creme.
Reserve e deixe arrefecer.

No final polvilhe com coco ralado, raspas de coco e raspas de limão.

*Se não encontrar buttermilk pode fazê-lo em casa, juntando os 200ml de leite com sumo de meio limão. Deixe ficar até o leite coalhar. Após o coalho, o buttermilk está pronto.

Vamos fazer um bolo? Comentários
  1. Por mim está bem assim. É que eu sou fã de bolos secos. Não quer dizer que não goste dos recheados e cobertos, mas quando feitos por mim, entao são raros os recheios e coberturas 😀

  2. Ainda não tinha vindo aqui comentar, ficou com uma apresentação muito gira com o limão e o coco, imagino o aroma que ficou a tua cozinha! Deviam fazer um dia destes todos os meses

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *