Iced Tea de Matcha&Menta

Esta receita, que hoje vos trago, tem tanta coisa boa que é difícil saber por onde começar. Como devem saber eu sigo alguns blogues, há muitos que adoro, mas há sempre um ou outro por quem tenho maior admiração. E há um que amo, acho que até hoje não houve uma única receita que eu não tivesse vontade de ir a correr para a cozinha experimentar. É o Love and Lemons, da Jeanine e do Jack. Nem imaginam como fiquei feliz quando vi que eles estão nomeados para o Saveurs deste ano, foi quase tão excitante quando descobri o ano passado a minha querida amiga Miss Vite que também foi nomeada. 🙂


Este chá é uma adaptação a uma receita da Jeanine. O meu chá é um pouco diferente, juntei-lhe a canela e fiz uma infusão em água quente com a menta e a canela, a Jeanine não fez assim.

Continua a ter os dois reis da festa; a menta e o chá verde Matcha.
E, principalmente o Matcha precisa de umas linhas dedicadas inteiramente a ele. 🙂

O Matcha é um chá verde japonês. Aumenta em 10 vezes as propriedades benéficas do chá verde normal. Foi produzido em pó pela primeira vez na China e por volta do século XII foi levado para o Japão. Ao longo do tempo os japoneses foram aperfeiçoando as técnicas e métodos de preparação do Matcha. Todo o processo de elaboração do chá é extremamente meticuloso, desde o cultivo até à colheita. As folhas para a produção do Matcha são colhidas uma vez por ano, são escrupulosamente seleccionadas e reduzidas a um pó solúvel em líquidos.

O Matcha não é oxidado, nem fermentado. O seu armazenamento é altamente cuidado de forma a manter a sua frescura e as suas propriedades.

Conhecendo as qualidades mais famosas do chá verde, como o emagrecimento e o rejuvenescimento, ao ingerir o Matcha teremos as mesmas qualidades, mas aumentadas em 10 vezes.

É bem mais caro, o seu sabor é muito mais intenso, mais adocicado, e conheço algumas pessoas que não gostam. Eu adoro o seu sabor, e deliro com a variedade que ele nos permite na cozinha. Experimentem! Porque, apesar de ser mais caro, basta uma muito pequena porção para que ele confira um paladar extraordinário e nos brinde com uma cor intensa e estimulante nas nossas receitas.

Iced Tea de Matcha&Menta 
(receita adaptada do blogue Love and Lemons)
Ingredientes (2 copos)
500ml de água
1c. de chá de Matcha
1 pau de canela
10 folhas de hortelã-pimenta
1c. de chá de mel ou açúcar (opcional – eu não coloquei)
gelo q.b.
Preparação:
Num tachinho ou numa chaleira eléctrica coloque a água, um punhado de folhas de menta e o pau de canela. Deixe levantar fervura durante 5 minutos e retire do lume (ou desligue a chaleira eléctrica).
Dissolva o chá verde na infusão. Sirva em copos e deixe arrefecer. Coloque o gelo (poderá picá-lo um pouco), junte o mel ou o açúcar.
NOTA: Há muita gente a perguntar-me onde comprei o chá matcha. Eu tive a sorte de receber como presente, mas sei que há à venda na Casa Chinesa, ao lado do Bolhão no Porto, e em Lisboa no Martim Moniz. Sei que há lojas online. Não quero recomendar nenhuma pois não conheço nenhuma em concreto e tenho receio que sem experimentar existam problemas. 
Iced Tea de Matcha&Menta Comentários
  1. Parece-me óptimo! E depois dessa frase "Conhecendo as qualidades mais famosas do chá verde, como o emagrecimento e o rejuvenescimento, ao ingerir o Matcha teremos as mesmas qualidades, mas aumentadas em 10 vezes" Este chá vai dar que falar!! 🙂

  2. Não conhecia esse chá sabes, eu como não posso beber cafeína há muitos chás que não consigo beber.. o meu coração não aguenta isso e muito mais, tu sabes 🙂 Adorei esses copinhos com estilo Marroquino e o blog tb sou fan 🙂 beijos e que o sol se mantenha assim para fazermos coisas frescas e coloridas.

    1. Eu tive a sorte de receber como presente, mas sei que há à venda na Casa Chinesa, ao lado do Bolhão no Porto, e em Lisboa no Martim Moniz. Sei que há lojas online. Não quero recomendar nenhuma pois não conheço nenhuma em concreto e tenho receio que sem experimentar existam problemas.
      beijinhos grandes

  3. Já tinha ouvido falar deste chá, mas nunca experimentei, mas deve ser delicioso combinado com hortelã pimenta, deve ficar refrescante. E o bom de cá vir é que temos as receitas fabulosas e um pouco da história dos ingredientes. 🙂

  4. Até já imagino este cházito gelado em boa companhia num fim de tarde solarengo….
    Não provei ainda o Matcha mas com tanta propriedade boa acho que tenho de o fazer…
    Bjoka
    Rita

  5. Mega prazer conhecer-te e agora deliciar-me com teu blog! Percebe-se logo que não só amas cozinha como respiras arte! O blog só por si é excelente mas saber então que quem está por trás disto é uma "miúda" super querida e sem manias é genial! Clap clap para ti:)

  6. Confesso que não sou assim muito fã de chá verde mas a verdade é que esta bebida não deixa de ser extremamente apelativa e bonita aos olhos – mas suponho que isso também seja do mérito da fotógrafa 😉

  7. Ora aí está uma coisa que já me passou pelas mãos várias vezes e que acabei por nunca comprar, porque havia sempre algo que queria trazer primeiro. Quem sabe se da próxima já vem comigo (pode ser já amanhã, pois vou à Chineza para reabastecer o meu stock de farinhas 😀

  8. Olá Clavel,
    Eu adoro chá e adoraria de certeza este chá, até porque a cor é tão apelativa que convida imediatamente a degustá-lo.
    Olha, eu já utilizo matcha, especialmente em bolos e sobremesas há imensos anos e adoro a cor vibrante que lhes confere e o sabor peculiar e único que tem.
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    P.S. – Já li a tua história traduzida à Lily e ela adorou e adorou as ilustrações e agora não pára de me chatear para fazermos as receitas, eheheh!!

  9. Que bom que me cruzei com este post hoje! Ando há que tempos à procura de matcha e por acaso estou para ir esta semana a Lisboa. Assim já sei onde procurar 😉 Obrigada 🙂

    Nunca tinha visto o matcha ser usado numa versão Ice Tea: deve ficar ótimo! Tenho que experimentar!

  10. Gosto muito do Love and Lemons e gosto destas fotografias.
    O chá matcha é que não posso mesmo beber, sou fraquinha e intolerante às cafeínas e teínas.
    Mas adoro a cor, e o copinho super fofo.
    Um beijinho. (fresquinho!)

  11. Oh, já apetece pegar num copinho, mas alto, não posso:)
    Tudo que tenha cafeína é para riscar, embora saiba o valor e as qualidades do matcha:(
    Cores lindas, palavras apetecíveis, e imagens deslumbrantes, é o que tem este post, isto sim é um bom estimulante, qual cafeína qual quê.

    beijinhos

  12. adoro o blogue Love and Lemons 🙂 agora este chá nunca experimentei! mas já sei onde ir para comprar por isso é uma questão de dar umas voltas por esse lado hehe e com estas propriedades todas que MUITO me interessam hehe não vai falhar 🙂 beijinhooo

  13. Ola, mais uma fã desse blog! Adoro!
    Quanto ao chá, já conhecia de nome, mas não todas as suas propriedades! Nunca experimentei!
    Adorei a sugestão fresquinha e o copinho tão mimoso!
    Bjinhos

  14. Coincidência ou não, neste dia fiz uma bebida em casa que aqui não há:ginger ale.
    Prefiro os refrescantes chás gelados aos quentes e este ficou com uma linda cor. Confesso que uso matcha pelo bem que faz e pela cor, mas não sou grande apreciadora do sabor adstringente. Mas usado com parcimónia e um boa escolha de ingredientes pode resultar muito bem, como deve ser o caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *