Bolinhos de batata-doce e funcho [e… 4/52]

Toda a gente que me segue sabe que este blogue tem de tudo um pouco. Não sou fundamentalista na alimentação. Primo por uma alimentação saudável, sem dúvida, mas sou capaz de fazer uma carbonara bem puxada, ou até uma carne assada com um pouco de banha. Sou a favor disso, de tudo com peso e medida. De comer saudável frequentemente, mas pelo menos uma vez por semana fazer um bolo com uma cobertura de Nutella, por exemplo! O que quero dizer com isto é que, como em tudo na minha vida, tento sempre o equilíbrio. Mas não posso deixar de vos dizer que os encantos da alimentação saudável e da descoberta de novos ingredientes me deixam cada vez mais presa a eles. Porque se torna um hábito, porque depois de provar a cenoura biológica já não me apetece voltar a comprar a cenoura normal. E desde que comecei a frequentar o mercado de produtos biológicos do Parque da Cidade no Porto, que tenho descoberto cada vez mais ingredientes que não conhecia. (Vou partilhando convosco pelo Instagram.) E desde algumas semanas que tenho comprado uns bolinhos de batata doce que são deliciosos… Este sábado não pude lá ir, e a rotina de os comprar ficou interrompida. Mas, depois pensei cá para mim, “eh pá, vou tentar reproduzi-los”.

E foi isso mesmo que tentei fazer. Não sei se estão melhores. Ficaram muito bons, mas completamente diferentes. Ou seja, a tentativa de reprodução foi completamente falhada, mas o resultado foi igualmente saboroso. Confesso que tive medo de não conseguir que sobrassem alguns para serem fotografados. O meu afilhado adorou os bolinhos, só ele comeu uns 3.

Bolinhos de batata-doce e funcho
(receita adaptada daqui)

Ingredientes:


250g de batata-doce
200g de açúcar amarelo
2 ovos
125ml de água morna da cozedura da batata-doce
1 c. de sopa de fermento em pó
500g de farinha de espelta
raspa de 2 limões
1 c. de chá de canela moida
1 c. de sobremesa de funcho moído no almofariz
pitada de sal
1 c. de sopa de passas claras
1 c. de sopa de arandos secos
1 c. de sopa de sementes de girassol

Preparação:

Descasque as batatas-doces e coloque num tachinho com água e sal e coza-as.
Reserve a água.
Coloque as batatas-doces num robot de cozinha e triture-as juntamente com o açúcar.
Junte os ovos e bata um pouco mais.
Acrescente a água morna e envolva bem.
Junte a farinha, as raspas de limão, a canela, o funcho e o sal. Amasse bem, até ficar yma massa homogénea. (Na bimby programe 1min/vel espiga)
Polvilhe uma bancada com fainha, coloque a massa e cubra com um pano e um cobertor por cima e deixe levedar durante 1h30m.
Pré-aqueça o forno a 180ºC
Junte as passas, os arandos e as sementes de girassol e volte a amassar um pouco para distribuir as frutas.
Povilhe com farinha e tenda os bolinhos.
Enrole ligeiramente e passe pela bancada enfarinhada.
Deixe repousar durante 15 minutos e coloque no forno durante cerca de 35 minutos.
Retire do forno e deixe-as arrefecer sobre uma grelha.
[4/52]
Voltando ao equilíbrio… Queria hoje falar-vos também de algo que andou a martelar na inha cabeça durante umas semanas. Sigo este blogue maravilhoso, o Practising Simplicity, e a Jodi lançou um desafio às bloggers para fotografar os respectivos filhos todas as semanas do ano: A portrait of my daughter, once a week, every week, in 2014.” Há cada vez mais bloggers a aderir a este projecto e eu… Bem eu adoro o projecto, mas confesso que tenho um medo enorme de expôr a minha filha. Por isso, depois de pensar muito nisto e, voltando ao equilíbrio, decidi participar de uma forma menos expositiva e aqui está a minha primeira fotografia deste projecto (mas que já é a 4/52) com a rainha desta receita, a batata-doce.

“A portrait of my daughter, once a week, every week, in 2014.”
Bolinhos de batata-doce e funcho [e… 4/52] Comentários
  1. A foto da tua princesa ficou tão fofa 🙂 Mas sim compreendo a tua preocupação!
    Fotografa só para ti ( e familia ) acho o desafio muito bonito! Tenho de arranjar tb um rebento 🙂
    Muitos brijinhos ***

  2. Parecem-me tão bem estes bolinhos Maria João e ficaram lindos.
    Tal como tu, sou adepta de uma alimentação saudável mas com 4 filhos de gostos tão diferentes também me vejo a ter de variar imenso e nem sempre tão saudável confesso. Mas um dia não são dias e também sou contra o fundamentalismo na alimentação (de tudo um pouco desde que com moderação, verdade?)

    Beijinho e bom resto de domingo

    PS- Linda a foto da tua filhota, beijinho para ela.

  3. És como eu, tento ser equilibrada no que como, tento comer o mais saudável possível, opto por cultivar algumas coisas, outras conheço os vendedores do mercado, do talho e do peixe e até do pão caseiro. Mas claro, há espaço para coisas mais indulgentes, sem exageros.
    Adorei os bolinhos de batata doce, a minha mãe fazia sempre no natal.
    E a foto da maria está linda 🙂 fiquei contente por teres aderido ao projecto!
    Um beijinho.

  4. Olá Maria João, adorei a receita, eu ADORO batata doce! Quanto ao projeto, já tinha dito que também o adoro e que já aderi. Hoje é dia de preparar a foto da semana!
    Bjinhos e resto de bom domingo.

  5. Olá Mª João!
    Esses bolinhos ficaram com um aspecto deliciosamente encantador, não admira que quase não tenhas tido tempo de os fotografar. Eu adoro este tipo de bolinhos secos, e devoro-os em menos de nada. Mais uma sugestão maravilhosa! 😉
    A mini Clavel é linda. 😉
    Beijinho.

  6. Que lindos bolinhos e que linda batatinha a tua filha carrega 😉
    São mais uns para a minha lista de "a fazer" (está a ficar demasiado extensa!)
    Cá aguardo a evolução mensal da mini 🙂
    Beijinhos
    CláudiaV

  7. Conheço bem a sensação da comida saudável e biológica se tornar num vício, comecei há 5 anos com o nascimento da minha primeira filha e fui explorando aos poucos. Hoje compro muito poucos ingredientes que não sejam biológicos. E sim, as cenouras biológica são mesmo uma maravilha, assim como os brócolos. Os bolinhos parecem ser deliciosos, vou experimentar.
    http://ocaldeiraodedagda.blogspot.pt/

  8. E eu que ainda não tinha comentado a Maria com a sua batata doce… sorry Clavel mas estas tuas fotos da tua menina abafam completamente as tuas receitas 🙁 Já foste!!! kiss

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *