Arancinis no Porto Canal

Foi com grande entusiasmo e, confesso, grande orgulho, que recebi o convite do Porto Canal para ir ao programa da Maria Cerqueira Gomes, Porto Alive. Foi uma experiência fabulosa. A Maria é mesmo simpática, muito querida. Toda a equipa que me recebeu foi fantástica. Muito obrigada a todos, de coração!

Podem ver a minha entrevista aqui. Deixo-vos uma montagem feita pela minha grande amiga Filipa. 🙂  

O convite surgiu com a possibilidade de trazer uma receita que falasse em aproveitamentos, poupança e reformulação de como imaginamos os “restos” do dia anterior.

Nada melhor do que vos mostrar como podemos transformar os “restos” em algo super apetitoso, bonito e muito chamativo, hoje trago-vos os arancinis. Os arancinis surgiram em Itália, na Sicília, onde havia mesmo essa necessidade de aproveitar sobras de arroz. O nome vem de arancia, que significa laranja em italiano, deram-lhes esses nomes porque lhes faziam lembrar pequenas laranjas. Faziam uns bolinhos de arroz, que recheavam de várias formas, e que depois eram fritos. Eu não os fritei, ou não seria uma receita típica minha. São raras as receitas que uso em fritos, evito ao máximo (mas adoro! eheheh). Trago-vos várias formas de os apresentar e, para substituição dos fritos, trouxe a versão de “fritos no forno” (o mesmo que dizer assados!).

Arancinis variados

Base:

Sobras de arroz, risotto ou arroz de sushi (eu fiz um risotto branco*)

Possíveis recheios:

Carne à bolonhesa
Tomates-cereja
Queijo feta
Queijo mozzarela fresco
Queijo azul

Possíveis toppings:

Rúcula
Pistáscios
Sementes de sésamo pretas e brancas
Paprika
Ervas aromáticas
Ovo + pão ralado

Preparação:

Se fizer o arroz na altura deixe-o arrefecer antes de o moldar.
Com a ajuda de um pedaço de película aderente coloque uma colher de sopa de arroz na película. Utilize uma tacinha para colocar a película por cima para dar mais margem de manobra. Coloque mesmo no centro do arroz o recheio à sua escolha (por exemplo um pedacinho de tomate-cereja e um pouco de queijo feta. Enrole o arroz com a ajuda da película, fazendo uma espécie de trouxa. Após fazer o bolinho poderá passá-lo por ovo e depois pão ralado e levá-lo ao forno (se preferir pode fritar), ou então utilizar qualquer um dos toppings que acima enumero.

Vejam aqui como podem fazer a montagem dos arancinis.

Gostava de agradecer às minhas queridas amigas Inês, Sandra e Naida que me ajudaram a organizar as ideias. E à minha mãe que foi incansável em todo o processo de preparação! Obrigada!!!

Arancinis no Porto Canal Comentários
  1. Olá Mª João! Assisti ao "Porto Alive" e gostei muito de te ver. Acho que estiveste 5 estrelas.
    Mas o que gostei mesmo foi destes arancinis lindos e tão fáceis de preparar. E é uma excelente opção para aproveitar as sobras de outras refeições. Gostei muito. 😉
    Beijinho.

    1. Olá Célio! Muito obrigada pelas tuas palavras! Fico muito feliz! 🙂
      Sim, realmente os arancinis são uma excelente opção para aproveitamentos. Fico à espera da tua versão deles! 😉 ihihih
      Beijinhos grandes

  2. AMEI!!!! fiquei super orgulhosa de te ver ali no grande ecran. Sinto-se super honrada por fazeres parte da minha vida. És uma enorme fonte de inspiração e estou mortinha por ter um livro teu na minha cozinha.
    Estou mortinha por fazer essas bolinhas lindas e de certeza deliciosas.
    BJT

  3. Olá Ma João,
    Adorei ver o vídeo e estás lindamente. Super descontraída e "tu cá, tu lá"com as câmaras, é como se tivesses nascido para a televisão e olha que não é toda a gente que fica bem e faz uma linda figura no grande écran e tu fizeste-o, portanto, muitos parabéns!
    Quanto aos arancini que, embora nunca tenha feito, adoro. Adorei ainda mais esta tua versão saudável e com esses toppings lindos e coloridos com que os finalizaste.
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

  4. Que bem, adorei ver-te no vídeo (não pude ver em directo). Estiveste linda e sorridente!!
    E o arancinis, coisa mais fofa 🙂 gosto tanto de ti.
    Um beijinho.
    (e oa arancinis do Jamie? que saudades!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *