Sonhos recheados com ovos moles da Avó Lurdes





Partilho convosco um dos maiores segredos da Avó Lurdes. Os sonhos recheados com ovos moles são mesmo isso: Um sonho! Ela fá-los pequeninos e comem-se de uma vez só. “Como os tremoços”, mas muito mais viciantes! Andava há muito tempo para partilhar convosco esta receita, mas não queria fazer como outra qualquer. Não vos quero mostrar sem vos apresentar a doce e querida Avó Lurdes. E estes sonhos foram feitos por ela, pela mão dela. E, têm o privilégio de a conhecer no vídeo que vos apresento abaixo. Confesso-vos, estou emocionada e não estou muito capaz de escrever o que verdadeiramente sinto. Adoro a minha Avó Lurdes e, apesar de não ser avó de sangue, é avó de coração. A minha avó!



Sonhos recheados com ovos moles


Ingredientes:

125g de leite
125g de água
150g de farinha s/ fermento
50g de margarina
1 casca de limão
1 pitada de sal
3 ovos inteiros
Canela em pó q.b.
Açúcar q.b.
Ovos moles *

Preparação tradicional:

Junte todos os ingredientes (excepto os ovos e a farinha) num tacho e leve ao lume até levantar fervura. Remova a casca de limão e junte a farinha e mexa muito bem até cozer. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Deite os ovos um a um na massa, amassando com as mãos. Estando bem amassada, faça bolinha pequenas (mais ou menos do tamanho de uma avelã). Pode utilizar 2 colherzinhas de chá para ajudar a moldar as bolinhas.
Frite em óleo bem quente.
Retire do óleo e deixe secar em papel absorvente. No final, com a ajuda de uma faca ou tesoura de cozinha, faça um golpe e recheie com os ovos moles.
polvilhe com canela e açúcar em pó.

Preparação bimby:

Coloque todos os ingredientes (excepto os ovos e a farinha) no copo e programe 7min/100ºC/vel.1.
Remova a casca de limão e junte a farinha programando 15seg/vel. 4.
Bata os ovos numa tigela à parte com a ajuda de uma vara de arames.
Programe 2min/vel3,5 e adicione pelo bocal os ovos fazendo um fio.
Repouse durante 5 minutos.
Faça bolinha pequenas (mais ou menos do tamanho de uma avelã). Pode utilizar 2 colherzinhas de chá para ajudar a moldar as bolinhas.
Frite em óleo bem quente.
Retire do óleo e deixe secar em papel absorvente. No final, com a ajuda de uma faca ou tesoura de cozinha, faça um golpe e recheie com os ovos moles.
polvilhe com canela e açúcar em pó.

*Ovos moles

Ingredientes:

125g de açúcar
4 gemas de ovos
Água

Preparação tradicional:

Coloque o açúcar num tacinho e cubra com água. Leve ao lume a ferver até fazer ponto de pérola.
Retire do lume, deixe arrefecer. À parte bata as gemas com a ajuda de uma vara de arames. Quando o açúcar estiver meio arrefecido junte-o às gemas envolvendo muito bem. Leve novamente ao lume até engrossarem.

Preparação bimby:


No copo coloque a água e o açúcar e programe 15min/varoma/vel.2.
À parte bata as gemas com a ajuda de uma vara de arames.
Terminado o tempo não pare as pás e deite em fio na calda de açúcar as gemas batidas. Coloque a borboleta e programe 5min/temp.100º/vel. 2.
Finalizando este tempo volte a programar 1 min a mesma velocidade sem temperatura e sem copo medidor para que arrefeça. 

Sonhos recheados com ovos moles da Avó Lurdes Comentários
  1. Sou a primeirinha e falar aqui!!!!
    Devem ser TÃO TÃO BONS. Já gosto de sonhos e recheados com doce de ovos… Nem falo!
    Quem me dera ainda ter a minha avó para fazer receitas com ela.
    Ela sabia todas de cor… Tenho algumas escritas mas poucas…
    Que linda avó tens, aproveita, é maravilhoso!
    Muitos beijinhos e vou ler e ver tudo com muita atenção!
    Cláudia

    1. Querida… Só agora tive o bocadinho para me sentar a ver calmamente a reportagem e…que reportagem deliciosa e que avó com tanta sabedoria! Tantos conhecimentos que podes aprender. E darmos valor às "armas" que temos hoje! Antigamente tudo feito à mão e coisas lindas se faziam.
      Mais uma vez parabéns por esta "estrondosa" avó e reportagem.
      Obrigada pela partilha
      Beijinhos
      Claudia

  2. Oh que amor a Avó Lurdes!!
    Um doce de senhora e percebo a tua emoção, pois conhecê-la, ainda que em vídeo, já esclarece o quão fantástica é como pessoa e a receita querida, vai já comigo, pois adoro doce de ovos e quem sabe é desta que me estreio nas artes dos sonhos que nunca fiz…
    Beijinhos,
    Lia.

  3. Já chorei.
    A tua avó Lurdes.
    A minha avó Brites que guardo no coração, na memória e no velho caderno de receitas que se repetem aqui em casa vezes sem conta…
    <3

    Obrigada por este post!

  4. é assim.,…este carinho que fica…você acabou de eternizar a vó lurdes em sonhos recheados de doce de ovos…já imaginou ?? que delícia!!Parabéns pelo post !!! vc é demais !! beijos

  5. eita…que delícia !! emocionei-me….vc acabou de eternizar a vóLurdes para o mundo, já pensou?? vó Lurdes com sonhos e doces de ovos…vc é demais !! Parabéns pelo post !!! já chorei….e com RAFA a ver !! beijos

  6. Que máximo!!! Este sim, é o nosso tesouro! Aquele que passa de geração em geração, com muito amor.
    Adorei o post, o vídeo… e a receita, que me deixou a salivar, mas essa fica marcada para outro dia!
    Ah! Um beijinho para as avós Lurdes! Para a tua e para a minha, que também tenho uma 😉

  7. Adorei a avó Lurdes. Também eu, para além, das duas avós de sangue, tive uma avó do coração maravilhosa. Hoje, já todas partiram, mas permanecem na minha memória e em tudo aquilo que me ensinaram. Aproveita a presença da tua querida avó Lurdes e muito obrigada por partilhares conosco as suas receitas e a sua doçura.
    Bjnhos para as duas,
    Manela

  8. adorei o teu post. como sabes também tenho uma ligação muito forte aos meus avós e ao ver a tua avó a falar com tanta ternura e carinho ficou uma emoção enorme 🙂 e este Natal, na mesa da minha avó Iria vai haver uns sonhos maravilhosos da tua avó Lurdes, que eu vou fazer e contar-lhe a história 🙂 um beijo enorme**

  9. Obrigada Avó Lurdes! Que delícia de avó e de sonhos. A minha avó fazia tudo de cabeça, não deixou nenhuma receita, ando à algum tempo a tentar fazer aquilo que me lembro, mas hei-de lá chegar … aquele sabor e cheiro inesquecíveis. Obrigada por partilhares, foi bom recuar no tempo.

  10. Gostei muito. Quando se vê tanta cópia, mais do mesmo, é notável encontrar alguém que consegue fazer uma abordagem diferente. Original e cheia de emoção. Parabéns pela ideia e pela execução. E um grande bem-haja à avó Lurdes pela partilha.

  11. Ola gostei muito de ver á avó e os seus sonhos, que devem ser uma delicia fiquei com agua na boca, vou fazer claro que estou augadinha beijinhos.

  12. As coisas de que tu te lembras M.ª João!
    Este video da Avó Lourdes está demais! Adorei ouvir falar dos antigamentes e qd falava nas coberturas, fez-me lembrar aqueles bolos de casamento, com aquela capa de branca de açucar! Tu lembraste disso??
    Mas o melhor, melhor, foi a expressao dessa senhora linda, qd meteu um sonho na boca!!! Coisa mais linda!!! 🙂 Até as lagrimas me vieram aos olhos, porque me lembrei da minha avó!!
    Quantos aos teus sonhos…. É das coisas que mais gosto no Natal, mas com doce de ovos?? Oh Maria assim nao ha Deus que aguente!!!
    Ah… E por estes lados siberianos, este tipo de coisas faz-se no dia 1 de Novembro, aos quais chamam buñuelos de viento e sao simples ou recheados com natas ou creme pasteleira! Deixa que descubram esta receita da Avó!!
    Um beijinho,
    Mena.

  13. Oh que post lindo Maria João!
    É daquelas coisas que nos fazem sorrir, por dentro e por fora.
    As coisas que sempre nos vão fazer sorrir, as coisas boas e as pessoas que amamos.
    Que lindos os sonhos com ovos moles, vou contar à minha avó! 🙂 e ver se os fazemos juntas no natal.
    Um beijinho.

  14. Que posso eu dizer de tantos comentários tão doces e emotivos?
    O que vos posso garantir é que hoje sentei-me ao lado da avó Lurdes e li-vos um a um! E os sorrisos que fizeram sobressair dela valem tudo! Muito obrigada! Um beijo enorme a todos.

  15. Que maravilha é ter uma avó do coração com toda esta energia e conhecimento! Este Natal vai haver lá em casa uns sonhos com sabor diferente graças à avó Lurdes. Obrigado pela partilha!
    Bem haja! Beijinhos.

  16. Que maravilha é ter uma avó do coração com toda esta energia e conhecimento! Este Natal vai haver lá em casa uns sonhos com sabor diferente graças à avó Lurdes. Obrigado pela partilha!
    Bem haja! Beijinhos.
    Ana França

  17. Adorei a entrevista com a avó.

    Vim aqui parar por acaso enquanto procurava uma receita de sonhos, era para fazer de abóbora mas estes recheados com ovos moles soaram-me bastante melhor… Adoro ovos moles!

    E adorei também o blog… as fotos são lindíssimas. Nota-se o carinho com que são feitas 🙂

    Bjs

  18. Que Amor de Avó, que senhora mais querida.
    Vou sem duvida arriscar fazer estes sonhos e tarte de amêndoa 😉
    Aproveito para dizer que adoro o seu blog, tb a sigo no facebook.
    Obrigada pelas receitas sempre deliciosas que partilha.
    Um beijinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *