Gomas ácidas

• Gomas ácidas •

E hoje fiz as minhas primeiras gomas. Receita muito conhecida pelos amantes da Bimby. Mas eu sempre adorei as gomas ácidas, e após algumas tentativas e investigação consegui simular na perfeição. Estão óptimas. Estou feliz!

Ingredientes (deu para cerca de 20 gomas):

1 pacote de gelatina do sabor desejado (estas são de ananás)
7 folhas de gelatina neutra
200g de água

Preparação:

Corte as folhas de gelatina para um recipiente que possa ir ao microondas e cubra com água. Deixe as folhas amolecer durante sensivelmente 2/3 minutos. Escorra a água das folhas e leve ao microondas durante 20seg.
Coloque todos os ingredientes no copo e programe 10seg/vel. 4.
De seguida programe 5min/100ºC/vel. 2.
Coloque em formas de silicone untadas com óleo ou num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao frigorífico para ficarem mais firmes.
Desenforme (se usar as formas) ou corte aos cubos (se optar pelo tabuleiro).

Ingredientes para o açúcar ácido:

1c. de sopa de açúcar
1c. de café de ácido cítrico*

Junte os dois num recipiente e mexa com uma colher.
Depois das gomas desenformadas passe por este açúcar.

* O ácido cítrico compra-se numa loja especializada em bolos e doces.

Gomas ácidas Comentários
  1. gosto imenso da tuas forminhas, que delicia
    As gomas também me parecem fantasticas (tenho andado para fazer gomas e bombons mas é hoje, +e amanhã e… … … ainda não experimentei.
    Parab+ens epelas tuas
    :9

  2. Maria João, ficaram lindas. Eu não aprecio, já a minha filha gosta imenso, fiz uma vez e não é que a esquisitinha não gostou. Prefere as de compra para tristeza minha.
    Um beijinho

  3. Obrigada Gisa 🙂
    Eu já gostei muito mais do que gosto, mas quando estive grávida andava maluca por gomas, acho que nunca comi tantas gomas na vida do que no primeiro trimestre da gravidez.
    A minha filhota nunca comeu gomas das compradas e estas hoje foram aprovadas, o que me deixa muito feliz, pois são somente gelatina 🙂 E nem acrescentei açúcar nenhum. (O açúcar ácido não lho dou, claro!)

    Beijinho (estou super curiosa por ver as tuas bolachas, mas vou-me conter! ;))

  4. Bom dia!

    Estas formas compram-se em vários sítios. Arranjam-se de certeza absoluta em casas especializadas em bolos, no continente também se encontram, na Loja gato preto, na Isto Faz-se… arranja-se em vários sítios. Convêm serem formas 100% de silicone (normalmente são indicadas para fazer bombons, mas o efeito pretendido é o mesmo.)

  5. bom dia!
    tenho uma questao, e espero qe alguem me possa responder!

    é possivel fazer o sour sugar com sumo de limao??´

    é qe eu ja fiz a mistura, mas o açucar fica humido, alguem sabe se é possivel o secar de alguma maneira??

  6. bom dia!

    eu tenho umas questao, espero qe alguem me possa responder! 😉

    é possivel fazer o sour sugar com sumo de limao?? é qe eu ja fiz a mistura e o sabor é o qe qeria, mas o açucar está humido!! nao fica bem… Há alguma forma de secar o açucar?? é possivel??

  7. Obrigada pela partilha, hoje já fiz a receita e ficaram iguais às de compra a nível de acidez. Na gelatina neutra diz um pacote e eu pus um pacote, mas o meu pacote tinha 70gr da marca globo, o da marca royal é que já trás pacotes individuais com as 10 gramas. as minhas gomas ficaram um pouco consistentes a mais lol devido ao exagero de gelatina neutra, mas comestíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome *